Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 7º Ano/Agrupamento G do Ciclo da Adolescência – foi veiculada na TV no dia 17/08/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na videoaula de hoje, estudaremos um breve histórico acerca do conhecimento sobre as células e de alguns cientistas envolvidos. Compreenderemos a importância das células e suas estruturas principais. Finalmente, conheceremos os níveis de organização do corpo humano.
Assista a videoaula abaixo com a temática: ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS CÉLULAS E NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
Na videoaula acima, compreendemos que a manifestação de vida ocorre somente no interior de um ambiente celular. Entendemos que a célula representa a unidade funcional e estrutural dos seres vivos, é delimitada pela membrana celular ou membrana plasmática, possui em seu interior um ambiente aquoso chamado citosol e também material genético, às vezes presente no interior de um núcleo. Aprendemos ainda que o conjunto de células semelhantes, com funções específicas, forma tecidos; e que tecidos diferentes formam órgãos que, por sua vez, compõem os sistemas.
ATIVIDADE 1
Na videoaula, foi possível compreender que a célula é a unidade estrutural e funcional básica dos seres vivos. Nesse sentido, no seu caderno de Ciências, faça um desenho esquemático de uma célula animal, apresentando as suas estruturas. Caso seja possível, deixe o seu desenho colorido!
ATIVIDADE 2
Nós, seres humanos, somos organismos pluricelulares, apresentando tipos diferentes de células e, consequentemente, tipos variados de tecidos. Pesquise, na internet ou em livros de Ciências ou Biologia, o nome de dois tecidos humanos. Para cada um desses tecidos, anote no seu caderno, o nome que ele possui, esquematize-o e se possível, o deixe colorido.
ATIVIDADE 3
Para cada uma das imagens apresentadas a seguir, escreva se ela corresponde a célula, tecido, órgão, sistema ou organismo:
IMAGEM 1
IMAGEM 2
IMAGEM 3
Referencial Bibliográfico | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018. |
Componente Curricular | Habilidades |
Ciências da Natureza | Estruturante: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Complementar: (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. |