A PROPOSTA DE HOJE ABORDARÁ SOBRE O BIOMA CERRADO. SERÁ POSSÍVEL COMPREENDER QUE O CERRADO É UM BIOMA CLASSIFICADO COMO A SEGUNDA MAIOR FORMAÇÃO VEGETAL DO BRASIL, QUE POSSUI GRANDE BIODIVERSIDADE, COM MAIS DE 759 ESPÉCIES DE AVES, 180 ESPÉCIES DE RÉPTEIS E, APROXIMADAMENTE, 200 MAMÍFEROS.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2021/08/tree-1784750_1920-e1627915583398-1024x768.jpg)
OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ SABIA QUE EXISTEM DIFERENTES BIOMAS NO BRASIL E NO MUNDO? CADA UM COM SUAS ESPÉCIES CARACTERÍSTICAS E ALGUMAS VEZES ÚNICAS.
NO BRASIL, EXISTEM SEIS BIOMAS DISTINTOS: AMAZÔNIA, CAATINGA, CERRADO, MATA ATLÂNTICA, PAMPA E PANTANAL.
ATIVIDADE 1
VOCÊ CONHECE ESTA FRUTA?
O PEQUI É FRUTO DO PEQUIZEIRO, NATIVO DO CERRADO BRASILEIRO. TEM SEMENTES COM ESPINHOS DE ATÉ 4 MILÍMETROS DE COMPRIMENTO. POR ISSO, É PRECISO TOMAR CUIDADO AO COMER A FRUTA. O PEQUI FAZ PARTE DA CULINÁRIA GOIANA HÁ SÉCULOS. POR SER RICO EM ÓLEO INSATURADO, VITAMINAS E OUTROS NUTRIENTES; SUA INGESTÃO PREVINE TUMORES, PROBLEMAS CARDIOVASCULARES E EVITAM A FORMAÇÃO DE RADICAIS LIVRES.
ACOMPANHE A LETRA DA MÚSICA DO COMPOSITOR GOIANO MARCELO BARRA:
“ MÚSICA É UM TIPO DE ARTE QUE TRABALHA COM ELEMENTOS IMPORTANTES, COMO A HARMONIA ENTRE OS SONS, O RITMO, A MELODIA, A VOZ; E PODE NOS TRANSPORTAR PARA OUTRO TEMPO E ESPAÇO, RESGATAR MEMÓRIAS E REACENDER EMOÇÕES.”
APÓS A LEITURA DA MÚSICA “PEQUI”, RESPONDA AS PERGUNTAS:
A) CONFORME O TEXTO, COMO O FRUTO É CONHECIDO NO CERRADO?
( ) FRUTA PEQUENA ( ) OURO E CARNE DO CERRADO ( ) FRUTA AMARELA
B) QUE AVES SÃO CITADAS NO TEXTO E SÃO ENCONTRADAS NO CERRADO?
C) CITE ALGUMAS ADJETIVOS PARA O SUBSTANTIVO PEQUI. LEMBRANDO QUE, ADJETIVO É TODA PALAVRA QUE CARACTERIZA O SUBSTANTIVO. O ADJETIVO PODE APARECER ANTES OU DEPOIS DO SUBSTANTIVO.
ATIVIDADE 2
ASSISTA AO VÍDEO E SAIBA MAIS SOBRE O BIOMA CERRADO. DEPOIS FAÇA AS ATIVIDADES PROPOSTAS:
APÓS OBSERVAR O MAPA DO BRASIL E OS BIOMAS BRASILEIROS, FAÇA UMA PESQUISA E REGISTRE EM SEU CADERNO, O NOME DOS ESTADOS QUE FAZEM PARTE DO BIOMA CERRADO.
ATIVIDADE 3
OBSERVE A FOTO DE CORA CORALINA, UMA ARTISTA DO CERRADO, POETISA GOIANA E CONTISTA BRASILEIRA, QUE ESCREVEU SOBRE O SEU TEMPO E SOBRE O FUTURO, DESTACANDO A REALIDADE DAS MULHERES DOS ANOS DE 1900. ELA COMEÇOU A PUBLICAR OS SEUS TRABALHOS QUANDO TINHA 76 ANOS. CONHEÇA UM TRECHO DO SEU POEMA “TODAS AS VIDAS”.
“VIVE DENTRO DE MIMA MULHER ROCEIRA.- ENXERTO DA TERRA,MEIO CASMURRA.TRABALHADEIRA.MADRUGADEIRA.ANALFABETA.DE PÉ NO CHÃO.BEM PARIDEIRA.BEM CRIADEIRA.SEUS DOZE FILHOSSEUS VINTE NETOS”. ANA LINS DOS GUIMARÃES PEIXOTO-CORA CORALINA | (20 de agosto de 1889 – 10 de abril de 1985) |
“TODAS AS VIDAS” É DOS POEMAS MAIS CELEBRADOS DE CORA CORALINA. AO LONGO DOS VERSOS VEMOS A QUESTÃO DA IDENTIDADE COMO UM DOS NORTEADORES DA POETA GOIANA. CORA, ABORDA A COMPLEXA IDENTIDADE DAS MULHERES DA SUA ÉPOCA, CRIADAS PARA SEREM ESPOSAS E MÃES, MUITAS ABANDONARAM A ESCOLA (CASO DE CORA, QUE CURSOU ATÉ A TERCEIRA SÉRIE DO CURSO PRIMÁRIO) E FICARAM INTEIRAMENTE VOLTADAS PARA A VIDA FAMILIAR.
COMO VIVE A MULHER ATUALMENTE? QUE CONQUISTAS JÁ ALCANÇOU? QUE IMPASSES AINDA ENFRENTA?
ESCREVA, EM FORMA DE POEMA, SOBRE COMO É A VIDA DA MULHER NOS DIAS DE HOJE.
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0116) Fazer a leitura de textos a partir da decodificação de palavras com sentido e significado, possibilitando a fluência à leitura em diferentes tipos de textos. (EAJALP01121) Identificar o sentido\acepção das palavras em diferentes textos. (EAJALP01123) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil. (EAJACI0209) Identificar e descrever as características de diferentes espécies de plantas e animais, enfatizando o bioma Cerrado. (EAJAGE0105) Reconhecer a multiplicidade de culturas no seu espaço vivido. (EAJAAR0127) Analisar a música como área de conhecimento, reconhecendo suas particularidades a partir do contexto sociocultural. |