OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA DO CENSO DEMOGRÁFICO BRASILEIRO. TAMBÉM BUSCAREMOS COMPREENDER MELHOR ALGUNS NÚMEROS ASSOCIADOS A ELE. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2016/08/20/09/55/magnifying-glass-1607208__480.jpg
Assista a videoaula abaixo, com a temática: Censo demográfico
O CENSO DEMOGRÁFICO CONSTITUI A PRINCIPAL FONTE DE REFERÊNCIA PARA O CONHECIMENTO DAS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO DE TODOS OS MUNICÍPIOS DO PAÍS. UMA VEZ A CADA 10 ANOS ELE DEVE SER REALIZADO PELO IBGE(INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA).
O CENSO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS E REVELAR COMO VIVEM OS BRASILEIROS, PRODUZINDO INFORMAÇÕES IMPRESCINDÍVEIS PARA A DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E A TOMADA DE DECISÕES DE INVESTIMENTOS DA INICIATIVA PRIVADA OU DE QUALQUER NÍVEL DE GOVERNO.
TEMAS ABORDADOS NO CENSO
FONTE: https://cutt.ly/OnUOajK
ALGUNS DADOS
AGORA É COM VOCÊ!
ATIVIDADE 1
SOBRE A IMAGEM ANTERIOR QUE SE REFERE A “DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E DOS MUNICÍPIOS”:
A) QUAL O NÚMERO DE MUNICÍPIOS QUE POSSUEM ATÉ 5000 HABITANTES?
B) DE ACORDO COM OS DADOS, QUAL O NÚMERO TOTAL DE HABITANTES QUE VIVEM NOS MUNICÍPIOS COM ESSA FAIXA POPULACIONAL? ESCREVA ESSE NÚMERO POR EXTENSO.
C)QUANTOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS APRESENTAM POPULAÇÃO ACIMA DE 500000 HABITANTES?
D) QUAL O NÚMERO TOTAL DE HABITANTES QUE VIVEM NESSES MUNICÍPIOS? ESCREVA ESSE NÚMERO POR EXTENSO.
ATIVIDADE 2
ABAIXO OBSERVAMOS A LISTA DOS MUNICÍPIOS GOIANOS MAIS POPULOSOS:
COMO VOCÊ PODE OBSERVAR A CAPITAL GOIÂNIA É O MUNICÍPIO MAIS POPULOSO, SEGUIDO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, ANÁPOLIS E RIO VERDE. OBSERVANDO OS DADOS RESPONDA:
- A POPULAÇÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA É MAIOR OU MENOR QUE A METADE DA POPULAÇÃO DE GOIÂNIA?
- A SOMA DA POPULAÇÃO DE ANÁPOLIS E RIO VERDE SUPERA O NÚMERO DE HABITANTES DE APARECIDA DE GOIÂNIA?
- QUANTOS HABITANTES A CIDADE DE TRINDADE TEM A MAIS QUE A CIDADE DE ITUMBIARA?
ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0205) Explorar a decomposição de escritas numéricas, que envolvam adição e multiplicação. (EAJAMA0206) Compreender e construir fatos básicos da adição, subtração e multiplicação de números naturais em situações diversas. (EAJAMA0207) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração, utilizando diferentes estratégias de cálculo. (EAJAGE0203) Compreender e valorizar a diversidade sociocultural da comunidade. (EAJAGE0102) Reconhecer a si próprio e seus pares como sujeitos histórico culturais. |