Olá! Esta aula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes da 6ª Série da Eja.
O Planeta Terra, ao longo de sua história de 4,5 bilhões de anos, perpassou por várias mudanças climáticas radicais. Na atualidade, o aquecimento global constitui um paradigma científico, ocorrendo uma polarização nos debates em países industrializados. De um lado há os que consideram o efeito estufa como resultado da emissão de gases poluentes oriundos da intensa atividade industrial e de outro, os que ignoram o problema e continuam defendendo a expansão industrial-financeira a qualquer custo. O que sabemos é que cotidianamente sentimos os efeitos do aquecimento global em nossas vidas, a citar: ampliação dos períodos de seca; desequilíbrio ecológico; aumento das temperaturas; derretimento das calotas polares e outros.
É nesse sentido que nesta aula pretendemos ampliar o debate acerca do aquecimento global, afinal precisamos nos posicionar frente à polarização posta anteriormente. O debate que defendemos é crítico, com elementos da ciência.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA – AQUECIMENTO GLOBAL: VARIAÇÃO CLIMÁTICA DO PLANETA
Na videoaula acima, aprendemos que o aquecimento global caracteriza-se como o aumento das temperaturas médias do planeta nos últimos tempos. Pontuamos que o século XX foi o mais quente da história do planeta desde a última glaciação, um aumento de 0,7 ºC nas temperaturas.
Mencionamos que a nossa espécie tem sido responsável, através de diferentes práticas, por essa problemática global. Desde o período de industrialização mundial temos percebido o agravamento do efeito estufa, causa central da variação climática do planeta, que está imbricada à poluição do ar resultante, no geral, da intensificação do trabalho fabril a favor do desenvolvimento econômico dos países.
ATIVIDADE 1
Leia os textos abaixo:
Milhares de pessoas protestam para exigir o fim da era do carvão na Alemanha – Greenpeace Brasil
Milhões de pessoas foram às ruas ontem na Greve Global pelo Clima – Greenpeace Brasil
ATIVIDADE 2
Agora é sua vez de experimentar! Que tal produzir um texto convidando a sociedade do seu bairro para uma manifestação como as organizadas pelo Greenpeace? A pauta que emerge da nossa aula de hoje: Aquecimento Global! Agora o restante é por sua conta: qual lugar da cidade seria ideal para uma manifestação dessa natureza, quando superarmos globalmente as restrições impostas pela pandemia? O que os manifestantes poderiam escrever em cartazes e faixas? Com quais órgãos públicos vocês podem somar forças para ampliar a repercussão da nossa manifestação? Há possibilidade de realizá-la online? Se sim, de que maneira?
Depois do texto pronto, da manifestação organizada e executada, conte sua experiência no item comentário da página do GREENPEACE. Será um ótimo incentivo às pessoas que reconhecem e se importam com as consequências dessa problemática global. Você pode usar qualquer um dos links da atividade anterior para fazer seu comentário, ao final da página, após os artigos relacionados.
| Referencial Bibliográfico | EEROLA, T. T. Mudanças climáticas globais: passado, presente e futuro. Florianópolis, 2003. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/proclima/2014/05/12/mudancas-climaticas-globais-passado-presente-e-futuro/>. Acessado em: 29 de junho de 2021. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
| Componentes Curriculares | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
| Ciências da Natureza | (EAJACI0603) Analisar a variação climática, ao longo da história, e diagnosticar as alterações no aquecimento global da Terra. |
| Língua Portuguesa | (EAJALP0609) Notar as demandas da sociedade presentes em textos normativos e reivindicatórios. (EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido. |
