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Ciências da Natureza: CADEIAS ALIMENTARES SIMPLES

Olá! Esta aula de  Ciências da Natureza é destinada aos estudantes da 5ª Série  da Eja.

Vocês sabiam que os seres vivos estão relacionados por características em comum? Já pensaram quais seriam? Na nossa aula de hoje vamos falar sobre uma delas, a alimentação. Iremos descrever as cadeias alimentares, relacionar os seres vivos quanto à nutrição e transferência de energia.

Fonte: MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Assista a videoaula abaixo com a temática: CADEIAS ALIMENTARES SIMPLES

Ciências da Natureza – Eaja – 5ª Série – Aula 5: Cadeias alimentares simples

Na videoaula acima, aprendemos que é o alimento que fornece energia para que os seres vivos desenvolvam suas funções vitais.

Entendemos acerca da alimentação dos seres vivos:

  • Organismos produtores – produzem seu próprio alimento, sendo exemplo: as plantas, as algas e cianobactérias. A forma mais comum de obtenção de energia dos produtores é a fotossíntese, processo de produção de alimento na presença de luz;
  • Organismos consumidores – não produzem o seu próprio alimento, dessa forma obtêm energia através de outros organismos. Entre os consumidores encontramos os herbívoros, os quais se alimentam dos produtores, os carnívoros que apresentam uma dieta, principalmente ou exclusivamente, de carne e os onívoros que apresentam uma alimentação mais variada, podendo se alimentar tanto de produtores quanto de consumidores. É preciso ainda deixar claro que carnívoros e onívoros são chamados também de predadores, posto que ao se alimentarem de outros animais necessitam matar a presa.
  • Organismos decompositores – são organismos que se alimentam da matéria orgânica de outros seres vivos, sendo os principais exemplos bactérias e fungos.

Pontuamos que as relações alimentares no ecossistema são estudadas pela análise das cadeias e teias alimentares. As cadeias alimentares demonstram as relações de alimentação existentes entre os seres vivos de um ecossistema; um processo que nos permite entender como os nutrientes e a energia fluem entre os seres vivos.

Mencionamos o exemplo de uma cadeia alimentar simples, onde a planta adquire energia através da fotossíntese, a lagarta por sua vez se alimenta da planta e é devorada pelo pássaro. 

A seta presente no diagrama da cadeia alimentar indica o caminho do consumo do alimento.

Compreendemos que um consumidor que se alimenta diretamente de um produtor é caracterizado como consumidor primário; já o consumidor que se alimenta de um consumidor primário é considerado um consumidor secundário e, assim por diante.

ATIVIDADE 1

É hora de experimentar! Construa dois diagramas, em seu caderno, que representem uma cadeia alimentar. No primeiro uma cadeia alimentar terrestre e no outro uma cadeia alimentar aquática. E não se esqueça de colocar as setas, indicando o caminho de consumo do alimento, e a caracterização dos consumidores (consumidor primário; consumidor secundário; consumidor terciário e demais).

ATIVIDADE 2

Cotidianamente nos alimentamos, afinal precisamos de energia para suprir as demandas de estudo, de trabalho, de lazer e outros. Como parte do ecossistema planetário, a espécie humana também tem seu lugar na cadeia alimentar. Nesse sentido, escreva um texto com características de diário, reportando a sua vida cotidiana, a relação com a alimentação e os conceitos da aula de hoje, afinal somos consumidores de qual nível na cadeia alimentar? Para a realização da atividade, que tal convidar toda a família para essa construção? Para fundamentar seu texto leia os textos indicados abaixo e destaque a ideia central de cada.

https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/3_identidade/3-identidade_funcoes_cadeia1.htm

https://www.megacurioso.com.br/ciencia/105977-voce-realmente-sabe-qual-a-posicao-do-ser-humano-na-cadeia-alimentar.htm

Lembre-se! O Diário é um gênero de texto pessoal em que uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, desejos, sentimentos, acontecimentos e fatos do cotidiano. Neste tipo de texto a linguagem é informal, escrito em primeira pessoa e com vocabulário simples. Embora não apresentem uma estrutura fixa, os textos dos diários podem ser estruturados da seguinte maneira: Data e Local: são indicadas no início do texto o local e a data em que foi escrito, como numa carta; Vocativo: Geralmente é incluído no começo do texto como: “querido diário”, “querido amigo diário”. Nalguns casos, as pessoas preferem inventar um nome fictício para ele, como se fosse um amigo íntimo; Corpo de Texto: onde se desenvolvem os relatos diários, as ideias, sensações do autor; Assinatura: normalmente, os diários são assinados a cada dia. No final do texto, aparecem o primeiro nome do autor. Antes disso, alguns apresentam uma expressão de despedida: “boa noite”, “abraços”, “até amanhã”.


Referencial BibliográficoKRELLING, L. M.; FLORCZAK, M. A.; SUTIL, N. A educação de jovens e adultos e o ensino de ciências naturais: contribuição da utilização dos conceitos unificadores. Ciência & Ideias, v. 07, n. 03, 2016.
MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0404) Descrever as cadeias alimentares, relacionar os seres vivos quanto à nutrição e transferência de energia.
Língua Portuguesa(EAJALP0426) Planejar e elaborar a escrita coletiva de textos relacionados ao campo da Vida Cotidiana.
(EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido.