You are currently viewing Educação Física: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS DANÇAS

Educação Física: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS DANÇAS

Olá! Esta aula de Educação Física é destinada a educandos da 6ª Série da Eja.

 Nesta aula de hoje, vamos reconhecer e dialogar sobre a evolução histórica da dança, estabelecendo relações com a sociedade atual.

Fonte: pixabay.com

Assista a videoaula abaixo com a temática: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS DANÇAS

Eaja – Educação Física – 6ª Série – Aula 5

Na videoaula acima, compreendemos que as danças são uma forma de linguagem não verbal que expressa sentimentos e ideias, e teve origem na pré-história, nas cerimônias religiosas, onde seus gestos e movimentos ritmados representavam ideias e sentimentos relacionados aos ciclos da vida e da natureza. Com o passar do tempo, estas danças que eram praticadas somente nas cerimônias religiosas da antiguidade, passaram a ser praticadas em outros espaços e pelo povo, ganhando assim características populares. Parte dessas danças populares chegaram às classes dominantes da sociedade, ganhando novas características e tornando-se práticas eruditas, ou seja, além de serem praticadas eram também estudados seus gestos, movimentos, significados e conceitos. A dança também evoluiu como dança teatral, ou seja, uma forma de dança na qual se constrói um espetáculo teatral com toda uma narrativa e conceito. Atualmente a dança se tornou uma prática corporal diversificada, destinada a todas idades, gêneros e com inúmeras finalidades e benefícios.

ATIVIDADE 1

Que tal aproveitar o tema desta aula e dançar? Escolha um ritmo que você gosta e dance sozinho ou com seus familiares. Dance sempre que puder, pois é uma ótima opção de lazer, uma forma de sair do sedentarismo e pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde.

ATIVIDADE 2

Pontuamos na atividade anterior que a dança pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde, mas você sabe quais? Clique no link abaixo, leia e descubra.

Benefícios da dança para o corpo – Saúde em Pauta – Institucional (unimed.coop.br)

Baseado neste texto, responda em seu caderno:

  • O texto aponta benefícios da dança para qual faixa etária?
  • Quais benefícios a dança pode trazer pra sua vida e saúde?
  • O texto cita pesquisas que defendem a prática da dança somente como prevenção de doenças? Justifique.

ATIVIDADE 3

Você conhece algum projeto social que utiliza a dança como ferramenta de transformação social? Pesquise sobre a existência desses projetos na região que você mora. Quem sabe você passa a ser membro voluntário ou um aluno, ajudando diversas outras pessoas e a si mesmo, através da dança. Permita-se!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0525) Reconhecer a evolução histórica da dança, estabelecendo relações com a sociedade atual.
Língua Portuguesa(EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar
compreensão global do texto lido.