Olá, educando (a)!Esta videoaula de Matemática para o Agrupamento F (6º ano) do Ciclo da Adolescência foi veiculada na TV no dia 02/08/21 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta atividade você estudará sobre os poliedros, compreendendo-os como figuras tridimensionais que por sua vez, quando decompostos são caracterizados como polígonos! Você não pode ficar fora dessa.
Fonte: https://www.wikiwand.com/pt/Poliedro (acesso em 10/05/2021)
Assista agora a videoaula a seguir, com a temática: Estudo dos Poliedros e Polígonos
Nesta atividade você estudará sobre:
- Poliedros;
- Planificação dos poliedros;
- Polígonos;
- Classificação dos polígonos;
Para iniciar seus estudos pense um pouco sobre o formato dos prédios, casas e demais construções que são possíveis de observar em nossa cidade. Os modelos arquitetônicos aos quais utilizamos para atender nossas necessidades de moradia e demais edifícios de departamento utilizados para: lazer, trabalho, cultura entre outros, apresentam um formato de figuras geométricas espaciais, que podem ser facilmente compreendidos entre os poliedros ou corpos redondos. Há também, nesse rol de possibilidades a oportunidade de pensar em determinados instrumentos e objetos que utilizamos no dia-a-dia com o formato de figuras geométricas espaciais, veja os exemplos abaixo:
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 14) PNLD
As figuras geométricas espaciais apresentam a característica de ser um objeto que ocupa lugar no espaço, sendo tridimensional, ou seja, possui três dimensões. Podemos classificar as figuras geométricas espaciais em duas categorias: poliedros e corpos redondos. Os poliedros são sólidos geométricos que, se colocados em uma superfície plana não possuem a característica de rolarem (devido não terem formas “arredondadas”, já os corpos redondos são sólidos geométricos que se colocados sobre uma superfície plana podem rolar. Observe a próxima imagem para identificar os corpos redondos e os poliedros:
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 15) PNLD
Vamos ver se você compreendeu os conceitos de poliedros e corpos redondos nas questões a seguir :
Atividade 01
Hélio comprou vários presentes para doar à festa junina da Escola Municipal de Goiânia. Observe com atenção o formato de cada uma das caixas e identifique marcando com um x, as que representam poliedros.
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 15) PNLD
Atividade 02
Observe com atenção os poliedros abaixo:
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 15) PNLD
Eles possuem uma característica muito peculiar. Após refletir um pouco identifique qual é essa característica. Com a questão anterior, podemos avançar nos estudos dos poliedros, agora, classificando os poliedros em: paralelepípedo retângulo, cubo, prisma e pirâmide.
Paralelepípedo retângulo e cubo
O paralelepípedo retângulo e cubo possuem a principal característica de todas as suas faces serem formadas por retângulos. Tanto o paralelepípedo quanto o cubo possuem três elementos principais: face, vértice e aresta.
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 16) PNLD
Mas qual a diferença entre o paralelepípedo retângulo e o cubo? Na imagem abaixo, você poderá observar que no paralelepípedo retângulo todas as faces apresentam formato retangular e o cubo as faces são retângulos muito específicos, todos de igual tamanho, caracterizando em faces quadradas.
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 16) PNL
Prisma e Pirâmide
Os prismas e as pirâmides também são poliedros, que apresentam diferenças entre as suas “bases”. Para compreender melhor esse assunto, observe com atenção a imagem abaixo, onde se apresentam alguns prismas e algumas pirâmides.
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 19) PNLD
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 19) PNLD
Uma curiosidade muito importante no estudos dos poliedros, é que alguns poliedros não podem ser classificados como prismas e pirâmides, apesar de conter elementos que lembram as especificidades deles, nesses casos específicos o nome deles é atribuído relacionando a quantidade de faces que ele possui. Veja alguns exemplos:
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 19) PNLD
Atividade 03
Em um paralelepípedo retângulo qual a quantidade de: vértices, arestas e faces?
Atividade 04
A caixa representada a seguir pode acondicionar 12 embalagens de leite. Determine as dimensões internas dessa caixa.
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 17) PNLD
Atividade 05
Indique quais das imagens abaixo podem ser associadas a ideia de prisma. E quais podem ser associadas às ideias de pirâmides?
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 20) PNLD
Planificação dos poliedros
Quando esfacelamos um poliedro ou ainda relacionamos a ideia de “desmontar” um poliedro, tem-se o conceito matemático da geometria de planificação, que nada mais é, do que tornar o poliedro em sua versão plana.
Observe a planificação do paralelepípedo retângulo e do cubo.
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 16) PNLD
Sobre as planificações, resolva as próximas atividades:
Atividade 06
A imagem a seguir representa a planificação de um cubo. Analise-a com muita atenção.
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 17) PNLD
Agora, identifique nas imagens dos cubos montados a seguir a única alternativa correta que corresponde ao cubo planificado acima.
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 17) PNLD
Questão 07
Associe cada um dos poliedros à sua planificação:
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 20) PNLD
Você deve ter percebido que os poliedros são sólidos geométricos que possuem a característica peculiar de serem formados por faces que são polígonos. Mas o que é um polígono? Os polígonos são figuras geométricas planas, fechadas, formadas por segmentos de reta que não se cruzam. Em todos os polígonos podemos destacar três elementos principais: vértices, lados e ângulos. Observe o exemplo:
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 153) PNLD
Os polígonos podem ser classificados quanto ao número de lados, observe as imagens a seguir para identificar o nome e o polígono correspondente.
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 154) PNLD
Agora é com você! Resolva as próximas atividades envolvendo os conceitos polígonos.
Questão 08
Observe as imagens a seguir e identifique quais são polígonos.
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 155) PNLD
Questão 09
Identifique nos polígonos abaixo os: lados, vértices e ângulos internos.
Fonte: (PATARO e BALESTRI, Matemática essencial 6º ano, 2018, p. 155) PNLD
RELEMBRANDO!!!!
Em síntese, nesta atividade de matemática você estudou sobre os poliedros compreendendo os principais tipos de poliedros, classificando-os e fazendo algumas observações visuais sobre esses corpos tridimensionais, inclusive sabendo perceber e identificar a suas planificações. Partindo das planificações dos poliedros, você compreendeu a ideia de polígono, identificando nas planificações os tipos de polígonos envolvidos, aprofundando os estudos para a classificação dos polígonos quanto ao seu número de lados.
Parabéns, você finalizou a atividade de matemática! Aguardamos você até a próxima! Bons estudos!
Habilidades trabalhadas
Habilidades | (EF06MA17-B) Reconhecer e resolver problemas que envolvam as relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides e desenvolver a percepção espacial. (EF06MA18-B) Classificar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano quanto em faces de poliedros. (EF06MA19) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos. (EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação à lados e ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles. (EF06MA22) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e na construção de quadriláteros, entre outros. Habilidades Complementares : EF06MA17-A EF06MA18-A EF06MA18-C |