You are currently viewing Ciências da Natureza – MÁQUINAS SIMPLES: ALAVANCA, ROLDANA E PLANO INCLINADO

Ciências da Natureza – MÁQUINAS SIMPLES: ALAVANCA, ROLDANA E PLANO INCLINADO

Olá, estudante! Esta videoaula de  Ciências da Natureza – para 6ª Série da Eja – foi veiculada na TV no dia 23/06/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

As nossas reflexões de hoje se iniciam com a questão: O que é uma máquina? Acredito que várias imagens vieram à sua mente: máquina de lavar, liquidificador, batedeira, computador ou o motor de um carro. Porém, é preciso ficar claro que outros objetos como uma tesoura, um saca rolhas e um cortador de unhas também são máquinas. Muitas vezes, nem mesmo percebemos que o que usamos se trata de uma máquina. Ao abrir uma lata, quer seja com um abridor de latas ou mesmo a alça disponível em algumas delas, estamos fazendo uso de uma máquina simples. E para saber mais sobre o assunto, nesta videoaula de hoje, iremos compreender e explicar a utilização das máquinas simples ao longo da história.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA  MÁQUINAS SIMPLES: ALAVANCA, ROLDANA E PLANO INCLINADO

Eaja – Ciências da Natureza – 6ª Série – Aula 3

Na videoaula acima, aprendemos que ao longo da história da humanidade, o homem procurou aprimorar seus movimentos, em muito para reduzir o esforço e o gasto de energia.

Pontuamos que as primeiras máquinas foram a ALAVANCA, a ROLDANA e o PLANO INCLINADO, todos esses conhecidos na atualidade como MÁQUINAS SIMPLES.

Entendemos que a alavanca consiste em uma barra rígida que se movimenta apoiada em um suporte, o ponto de apoio, e como exemplos temos: a tesoura, o alicate, o martelo, uma gangorra, dentre outros.

Compreendemos que a roldana é um disco que gira em torno de um eixo e possui uma fenda por onde passa algum tipo de corda ou cabo de aço, como exemplos temos: pegar água em um poço ou mesmo hastear uma bandeira.

Identificamos que o plano inclinado consiste em uma superfície plana inclinada que serve para facilitar a elevação de objetos, um exemplo muito conhecido é a rampa empregada em diversas construções para facilitar o acesso de distintos sujeitos e produtos.

ATIVIDADE 1

Clique no link abaixo, assista a aula do Professor Luciano, de Educação Física, e use toda a aprendizagem da nossa aula de hoje para entender a importância da alavancas nos golpes de Jiu Jitsu, afinal o corpo humano possui várias alavancas, não é mesmo?!

Educação Física: PRINCÍPIO DA ALAVANCA NO JIU JITSU – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)

Baseado em tudo que aprendeu sobre alavancas, analise seu dia a dia e pontue situações que você já faz uso de alavancas. Identifique também momentos que você ainda não faz uso da alavanca mas pode começar a fazer para facilitar suas tarefas cotidianas.

ATIVIDADE 2

Faça a reportagem solicitada na videoaula do Professor José Neto sobre ACESSIBILIDADE. Para lhe auxiliar nessa produção, assista ao vídeo abaixo:

Disponível: (26) REPORTAGEM – YouTube

Referencial BibliográficoUSBERCO, J.; MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0606) Compreender e explicar a utilização das máquinas simples ao longo da história.
Língua Portuguesa(EAJALP0524) Planejar, produzir e revisar textos do Campo Jornalístico-Midiático (notícia, carta do leitor etc).