You are currently viewing Educação Física – CAPOEIRA: LUTA OU BRIGA?

Educação Física – CAPOEIRA: LUTA OU BRIGA?

Olá, estudantes! Esta videoaula de EDUCAÇÃO FÍSICA – para 4ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 22/06/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NA AULA DE HOJE, IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE A CAPOEIRA E COMPRRENDER A DIFERENÇA DE LUTA E BRIGA.

Fonte: www.flickr.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA CAPOEIRA: LUTA OU BRIGA?

Eaja – Educação Física – 4ª Série – Aula 3

NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE A CAPOEIRA É UMA PRÁTICA CORPORAL GENUINAMENTE BRASILEIRA, QUE SURGIU DA MARGINALIZAÇÃO E RESISTÊNCIA, E TRANSFORMOU-SE AO LONGO DOS ANOS EM PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, SENDO ASSIM, RECONHECIDA E VALORIZADA PELA SOCIEDADE.

COMPREENDEMOS QUE OS VERBOS LUTAR E BRIGAR POSSUEM O MESMO SIGNIFICADO NO DICIONÁRIO, PORÉM O USO DEMONSTRA DISTINÇÃO.

ATIVIDADE 1

COM O DESENVOLVIMENTO E TRANSFORMAÇÕES DA CAPOEIRA AO LONGO DOS ANOS, ATUALMENTE, PODEMOS RECONHECER DOIS ESTILOS DE CAPOEIRA: A REGIONAL E A ANGOLA. ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO SOBRE ESTES ESTILOS, POSTERIORMENTE, CRIE UMA LISTA EM SEU CADERNO COM AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ELES.

https://www.youtube.com/watch?v=HeyoCK3jb70
Disponível: (26) 🔥Mestre Camisa fala um pouco sobre A HISTÓRIA DA CAPOEIRA ▪ Nova Obra PAS 2ª etapa😱 – YouTube

Disponível: (26) Capoeira Angola: Corpo e Mente – YouTube

ATIVIDADE 2

VOCÊ JÁ TEVE CURIOSIDADE EM SABER DE ONDE VÊM OS NOMES DADOS AOS LOCAIS PÚBLICOS?  HÁ SEMPRE UMA RAZÃO DE ESCOLHA E DE CRIAÇÃO DESSES NOMES. EXISTE UMA PRAÇA, LOCALIZADA NO BAIRRO DE AMARALINA, CIDADE DE SALVADOR – BA, QUE SE CHAMA “PRAÇA MESTRE BIMBA”, VEJA:

EM HOMENAGEM A CAPOEIRA E SEU GRANDE REPRESENTANTE “MESTRE BIMBA”, ESSA PRAÇA FOI CRIADA E NOMEADA. AGORA, IDENTIFIQUE ALGUMA PRAÇA OU LOCAL PÚBLICO NO SEU BAIRRO E INVESTIGUE A RAZÃO DE SEU NOME E SEUS SIGNIFICADOS. REGISTRE EM SEU CADERNO.

ATIVIDADE 3

AGORA É HORA DE PRATICAR! VIVENCIE OS MOVIMENTOS ENSINADOS, NA VIDEOAULA DA PROFESSORA SARA, EM UM LUGAR SEM OBSTÁCULOS NA SUA CASA, USE ROUPAS CONFORTÁVEIS, RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO E DIVIRTA-SE.


Referencial Bibliográfico Carvalho, T. Capoeira: um ato de resistência. Politize, SP, 2018. Disponível em: https://www.politize.com.br/capoeira-um-ato-de-resistencia/
LEME, A. A CAPOEIRA E A LEGISLAÇÃO DE 1890. Revista Unesul – Londrina -PR. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_38_1441742761.pdf.
BRAGA, J, C, F. SALDANHA, B, S. Capoeira: Da Criminalização no Código Penal de 1890 ao  Reconhecimento como Esporte Nacional e Legislação Aplicada. Disponível em:http://publicadireito.com.br/artigos/?cod=7de47452d56d59cf

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes Curriculares Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0426) COMPREENDER, VIVENCIAR E VALORIZAR AS LUTAS DE MATRIZES INDÍGENA E AFRICANA. 
(EAJAEF0427) ANALISAR A DIFERENÇA ENTRE LUTA, BRIGA E AGRESSÃO, RECONHECENDO A LUTA COMO PRÁTICA CORPORAL ORGANIZADA. 
(EAJAEF0428) DISCUTIR SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS A PARTIR DA LUTA. 
(EAJAEF0429) DIALOGAR SOBRE AS QUESTÕES GERACIONAIS, DE SAÚDE, DE PRECONCEITOS, DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO, DE GÊNERO E VIOLÊNCIA PRESENTES NA LUTA.
Arte(EAJAAR0303) DESENVOLVER PROCESSOS DE INTERPRETAÇÃO, SIMBOLIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO IMAGÉTICO DO COTIDIANO.
História(EAJAHI0310) COMPREENDER QUE OS NOMES DADOS AOS LOCAIS PÚBLICOS (NOME DE BAIRROS, RUAS, PRAÇAS, MONUMENTOS, EDIFÍCIOS, ETC) NÃO SÃO ALEATÓRIOS, MAS HÁ UMA RAZÃO QUE PERMITE INFERIR SEUS SIGNIFICADOS.