Olá, estudantes! Esta videoaula de EDUCAÇÃO FÍSICA – para 4ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 22/06/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NA AULA DE HOJE, IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE A CAPOEIRA E COMPRRENDER A DIFERENÇA DE LUTA E BRIGA.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA CAPOEIRA: LUTA OU BRIGA?
NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE A CAPOEIRA É UMA PRÁTICA CORPORAL GENUINAMENTE BRASILEIRA, QUE SURGIU DA MARGINALIZAÇÃO E RESISTÊNCIA, E TRANSFORMOU-SE AO LONGO DOS ANOS EM PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, SENDO ASSIM, RECONHECIDA E VALORIZADA PELA SOCIEDADE.
COMPREENDEMOS QUE OS VERBOS LUTAR E BRIGAR POSSUEM O MESMO SIGNIFICADO NO DICIONÁRIO, PORÉM O USO DEMONSTRA DISTINÇÃO.
ATIVIDADE 1
COM O DESENVOLVIMENTO E TRANSFORMAÇÕES DA CAPOEIRA AO LONGO DOS ANOS, ATUALMENTE, PODEMOS RECONHECER DOIS ESTILOS DE CAPOEIRA: A REGIONAL E A ANGOLA. ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO SOBRE ESTES ESTILOS, POSTERIORMENTE, CRIE UMA LISTA EM SEU CADERNO COM AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ELES.
ATIVIDADE 2
VOCÊ JÁ TEVE CURIOSIDADE EM SABER DE ONDE VÊM OS NOMES DADOS AOS LOCAIS PÚBLICOS? HÁ SEMPRE UMA RAZÃO DE ESCOLHA E DE CRIAÇÃO DESSES NOMES. EXISTE UMA PRAÇA, LOCALIZADA NO BAIRRO DE AMARALINA, CIDADE DE SALVADOR – BA, QUE SE CHAMA “PRAÇA MESTRE BIMBA”, VEJA:
EM HOMENAGEM A CAPOEIRA E SEU GRANDE REPRESENTANTE “MESTRE BIMBA”, ESSA PRAÇA FOI CRIADA E NOMEADA. AGORA, IDENTIFIQUE ALGUMA PRAÇA OU LOCAL PÚBLICO NO SEU BAIRRO E INVESTIGUE A RAZÃO DE SEU NOME E SEUS SIGNIFICADOS. REGISTRE EM SEU CADERNO.
ATIVIDADE 3
AGORA É HORA DE PRATICAR! VIVENCIE OS MOVIMENTOS ENSINADOS, NA VIDEOAULA DA PROFESSORA SARA, EM UM LUGAR SEM OBSTÁCULOS NA SUA CASA, USE ROUPAS CONFORTÁVEIS, RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO E DIVIRTA-SE.
Referencial Bibliográfico | Carvalho, T. Capoeira: um ato de resistência. Politize, SP, 2018. Disponível em: https://www.politize.com.br/capoeira-um-ato-de-resistencia/ LEME, A. A CAPOEIRA E A LEGISLAÇÃO DE 1890. Revista Unesul – Londrina -PR. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_38_1441742761.pdf. BRAGA, J, C, F. SALDANHA, B, S. Capoeira: Da Criminalização no Código Penal de 1890 ao Reconhecimento como Esporte Nacional e Legislação Aplicada. Disponível em:http://publicadireito.com.br/artigos/?cod=7de47452d56d59cf |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0426) COMPREENDER, VIVENCIAR E VALORIZAR AS LUTAS DE MATRIZES INDÍGENA E AFRICANA. (EAJAEF0427) ANALISAR A DIFERENÇA ENTRE LUTA, BRIGA E AGRESSÃO, RECONHECENDO A LUTA COMO PRÁTICA CORPORAL ORGANIZADA. (EAJAEF0428) DISCUTIR SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS A PARTIR DA LUTA. (EAJAEF0429) DIALOGAR SOBRE AS QUESTÕES GERACIONAIS, DE SAÚDE, DE PRECONCEITOS, DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO, DE GÊNERO E VIOLÊNCIA PRESENTES NA LUTA. |
Arte | (EAJAAR0303) DESENVOLVER PROCESSOS DE INTERPRETAÇÃO, SIMBOLIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO IMAGÉTICO DO COTIDIANO. |
História | (EAJAHI0310) COMPREENDER QUE OS NOMES DADOS AOS LOCAIS PÚBLICOS (NOME DE BAIRROS, RUAS, PRAÇAS, MONUMENTOS, EDIFÍCIOS, ETC) NÃO SÃO ALEATÓRIOS, MAS HÁ UMA RAZÃO QUE PERMITE INFERIR SEUS SIGNIFICADOS. |