You are currently viewing Educação Física: BOLERO

Educação Física: BOLERO

Olá, educando (a)!Esta videoaula de EDUCAÇÃO FÍSICA – para 2ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 21/06/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NESTA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS CONHECER MAIS SOBRE A DANÇA BOLERO, SUA ORIGEM E SUA PRÁTICA EM NOSSO CONTEXTO SOCIAL.

FONTE: pixabay.com

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: BOLERO

Eaja – Educação Física – 2ª Série – Aula 3

NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE BOLERO É UMA DAS DANÇAS DE SALÃO MAIS PRATICADAS NO BRASIL. ENTENDEMOS QUE SUA ORIGEM POSSUI RAÍZES EUROPEIAS, LATINAS E AFRICANAS. COMPREENDEMOS QUE SEUS PASSOS SEGUEM O RITMO MUSICAL DE MESMO NOME, QUE SE CARACTERIZA POR MELODIAS ROMÂNTICAS E LENTAS.

ATIVIDADE 1

VIVENCIE VÁRIAS VEZES O PASSO BÁSICO DE BOLERO ENSINADO NA VIDEOAULA PELA PROFESSORA SARA. POSTERIORMENTE, COLOQUE A MÚSICA DE BOLERO QUE MAIS LHE AGRADA E CHAME SEUS FAMILIARES PARA DANÇAR COM VOCÊ. DIVIRTA-SE.

ATIVIDADE 2

APRECIE A PRIMEIRA MÚSICA DE BOLERO, CHAMADA “TRISTEZAS”. ESCUTE-A COM ATENÇÃO E OBSERVE O COMPASSO QUATERNÁRIO, OU SEJA, QUATRO TEMPOS BEM MARCADOS, SENDO O PRIMEIRO FORTE, SEGUNDO FRACO, TERCEIRO UM POUCO MAIS FORTE E O QUARTO FRACO.

Disponível: (24) primer bolero de la historia “Tristeza” – YouTube

ATIVIDADE 3

COMO OBSERVAMOS NA ATIVIDADE ANTERIOR, O BOLERO POSSUI UM TEMPO MUSICAL ESPECÍFICO QUE IRÁ DEFINIR A DANÇA E O TEMPO DE EXECUÇÃO DOS MOVIMENTOS, SEGUINDO AS MARCAÇÕES DA MÚSICA. ESSE TEMPO É O COMPASSO QUATERNÁRIO, OU SEJA, QUATRO TEMPOS DIFERENTES. A METADE DE QUATRO É DOIS, E PARA DENOMINAR COMPASSOS COM DOIS TEMPOS USAMOS O TERMO BINÁRIO, QUE SIGNIFICA QUE UM TEMPO IRÁ SER FORTE E O OUTRO FRACO. O DOBRO DO COMPASSO BINÁRIO É ENTÃO O QUATERNÁRIO CERTO? E TEMOS TAMBÉM UM OUTRO COMPASSO, O TERNÁRIO, QUE É COMPOSTO POR TRÊS TEMPOS. QUAL É O NUMERAL QUE REPRESENTA O DOBRO DO COMPASSO TERNÁRIO?

Referencial Bibliográfico GOMES, J, V. Um pouco sobre a história da dança de salão no Brasil. Disponível em:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/EmFoco/Danca/danca_salao.pdf
PAULA, D, A, M de. DANÇA DE SALÃO: HISTÓRIA E EVOLUÇÃO. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Instituto de Biociências – Rio Claro, SP, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0220) COMPREENDER E VIVENCIAR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS DO CONTEXTO REGIONAL E NACIONAL. 
(EAJAEF0221) VIVENCIAR E IDENTIFICAR DIFERENTES ELEMENTOS DA DANÇA. 
(EAJAEF0223) DISCUTIR AS RELAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS A PARTIR DA DANÇA.
Matemática(EAJAMA0115) RELACIONAR A IDEIA DE DOBRO COM METADE, TRIPLO COM TERÇA PARTE, EM SITUAÇÕES COTIDIANAS.