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Geografia – Natureza, ambiente e qualidade de vida: A dinâmica climática as atividades e suas consequência.

Olá, educando (a). Esta videoaula de Geografia  foi veiculada na TV no dia 16/06/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje você aprenderá sobre a dinâmica climática e atividades humanas. A diferença entre o tempo atmosférico e o clima, elementos climáticos e fatores geográficos. Identificar as modificações climáticas e suas consequências para a sociedade e para a natureza. Esperamos que você consiga reconhecer que os problemas ambientais são decorrentes do desenvolvimento de diferentes atividades econômicas, identificando as causas e as consequências da poluição atmosférica. Compreender como ocorrem o efeito estufa natural e o artificial. Refletir sobre a poluição atmosférica, as mudanças climáticas no Planeta e sobre o aquecimento global.

Temática – Geografia – Natureza, ambiente e qualidade de vida: A dinâmica climática as atividades e suas consequência. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos>. Acessar em: 20 de Abril de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Natureza, ambiente e qualidade de vida: A dinâmica climática as atividades e suas consequência.

6ª SÉRIE | Eaja |GEOGRAFIA | PROF.: WERLLEN PIRES

Você sabe diferenciar o tempo atmosférico e o clima?

No dia a dia, muitas vezes empregamos as palavras “tempo” e “clima” como sinônimos, mas elas têm significados bem diferentes.

Quando falamos que o dia está quente ou frio, seco ou chuvoso, estamos nos referindo ao tempo atmosférico, ou simplesmente tempo, isto é, às condições meteorológicas de um lugar em determinado momento. Essas condições podem se manter estáveis durante determinado período ou podem mudar a qualquer instante, seja de um dia para o outro ou até de uma hora para outra.

Para determinar o clima de uma região, é preciso observar e registrar diariamente, pelo menos durante trinta anos, os vários tipos de tempos atmosféricos que ocorrem no local. As características predominantes, que se repetem habitualmente, definem o clima do lugar, o qual é um importante elemento da natureza, que influencia nas formas de relevo, no regime dos rios, no desenvolvimento da vegetação e no dia a dia das pessoas.

O CLIMA

O clima tem influência tanto nos aspectos naturais como nos aspectos humanos das paisagens. Nas sociedades humanas, o clima influencia as dinâmicas culturais, econômicas e sociais, incluindo a maneira como os povos se vestem e se alimentam nas diferentes estações do ano. As vegetações também são influenciadas pelo clima de um lugar. As coníferas, por exemplo, são árvores e arbustos em forma de cone que evitam o acúmulo de neve e se adaptam principalmente aos lugares de clima frio. Por sua vez, a vegetação influencia na temperatura e na umidade, sendo fator importante na definição do clima de um lugar, como vemos principalmente nas florestas úmidas.

As fotografias abaixo mostram momentos em lugares distintos. Na primeira imagem, a paisagem com presença de neve e a roupa das pessoas indicam o tempo frio em uma região; na segunda fotografia, as pessoas se banhando em uma praia demonstram o tempo quente. Vejam a seguir:

Os Alpes, Zermatt, Stok, No Máximo, Esquiar, Neve

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/os-alpes-zermatt-stok-no-m%C3%A1ximo-3317534/>. Acesso em: 08 de abril de 2021.

Praia, Verão, Guarda Chuva, Cores, Pessoas, Arnês

Disponível em: <https://cdn.pixabay.com/photo/2018/05/13/19/58/beach-3397677_960_720.jpg>. Acesso em 09 de Abril de 2021.

A formação do clima

O clima é formado pela combinação dos elementos climáticos e dos fatores geográficos que atuam em uma região.

Disponível em: DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

As massas de ar

Fonte: FERREIRA, Graça M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 22. Disponível em: DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

As mudanças do tempo atmosférico em determinado lugar estão relacionadas a vários fatores, em especial ao movimento das massas de ar. O que são massas de ar?  Massas de ar são grandes porções de ar que adquirem as características de temperatura e umidade das áreas onde se originam. 

As que se formam nas proximidades das Zonas Polares e Temperadas são frias e provocam a queda da temperatura nas direções para as quais se deslocam. 

Já as que se originam nas Zonas Tropicais provocam aumento da temperatura nos locais por onde se movimentam. Quando se originam nos oceanos, as massas de ar são úmidas e provocam chuvas. Já as massas de ar com origem no continente podem apresentar baixo índice de umidade, se originadas em áreas secas, ou podem ser úmidas por influência do tipo de vegetação presente no local de sua formação, como é o caso da massa de ar que se origina na região da floresta Amazônica.

Já ouviu falar em previsão do tempo?  

As condições atmosféricas influenciam a vida das pessoas diretamente. A previsão do tempo, como conhecemos hoje, serve às mais diferentes finalidades. Por meio dela, é possível que as pessoas do campo ou da cidade planejem melhor seu dia a dia. Ao saber com antecedência o comportamento da atmosfera, os agricultores podem, por exemplo, plantar ou colher antes de uma geada ou de uma estiagem. Os controladores de voo, por sua vez, podem cancelar voos ou alterar a rota dos aviões ao saber da incidência de tempestade, de chuva ou de neve.

Existem, no Brasil e no mundo, centros de pesquisa especializados em meteorologia, que estudam as condições atmosféricas de diversos locais. Com base nos resultados das pesquisas, são realizadas previsões do tempo divulgadas nos jornais, na televisão e na internet. O mapa abaixo é um exemplo de previsão do tempo.

Fonte: CLIMATEMPO. Brasil. Disponível em: <https://www.climatempo.com.br/brasil>. Acesso em: 17 set. 2017. Disponível em: DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

Para refletir:

  1. Você já sentiu a necessidade de saber a previsão do tempo no seu dia a dia? Em que situação? Converse com seus familiares e colegas, ouça as respostas deles e compare-as com as suas. Há situações parecidas?
  2. Escolha no mapa  acima um estado brasileiro e indique quais são as temperaturas máximas e as condições atmosféricas previstas para o local.

A natureza, as atividades econômicas e os problemas ambientais

Este estudo permite desenvolver um trabalho em conjunto com os temas contemporâneos Educação ambiental e Saúde, pois trata dos problemas ambientais acarretados pelas ações humanas ao desenvolver as atividades econômicas, tanto no espaço urbano quanto no espaço rural, para suprir suas necessidades. Esses danos à natureza envolvem diretamente a sociedade, pois prejudicam nossa saúde e a conservação dos recursos naturais do planeta.

Ao desenvolver as atividades econômicas, o ser humano promove a produção dos bens de consumo para a sociedade e transforma, constantemente, o espaço geográfico. Contudo, muitas dessas transformações têm ocasionado problemas ambientais em razão da intensa exploração dos recursos naturais, além da maneira irregular como algumas atividades têm sido realizadas. 

A natureza vem passando por um processo de degradação por causa do desenvolvimento de diferentes atividades econômicas, que, mesmo com a crescente conscientização ambiental, vêm sendo intensificadas, ao longo do tempo, para atender às necessidades da população mundial, cada vez mais numerosa e consumista. Os efeitos desse processo manifestam-se em problemas ambientais, como poluição do ar que respiramos, do solo onde cultivamos lavouras e pastagens e das águas que utilizamos.

Veremos, a seguir, alguns dos principais problemas ambientais e os malefícios que eles causam não só para o meio ambiente, mas também para as demais formas de vida do nosso planeta.

Poluição atmosférica

A poluição atmosférica é atualmente um dos mais graves problemas ambientais. É importante destacar que a poluição provocada pelas  técnicas de cultivo de nossos ancestrais não se compara ao elevado índice de poluição que as atividades econômicas atuais causam ao meio ambiente. Isso porque, naquela época, o ser humano já realizava atividades que agrediam o meio ambiente, emitindo substâncias poluentes no ar, porém em quantidades muito pequenas. À medida que as atividades humanas se diversificaram e se intensificaram, elas passaram a poluir cada vez mais o ar atmosférico. Veja, no esquema a seguir, as atividades humanas que mais emitem gases poluentes na atmosfera atualmente.

Disponível em: TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.

A poluição do ar ocasionada pela geração de eletricidade se deve, principalmente, à atividade das termelétricas movidas a combustíveis fósseis. Nelas, os combustíveis, como petróleo, carvão e gás natural, são queimados para aquecer a água transformando-a em vapor; a queima desses combustíveis libera grandes quantidades de CO2 na atmosfera. O vapor produzido nesse processo é o que movimenta as turbinas da usina termelétrica, gerando a eletricidade. 

Nos dias de hoje, principalmente nos grandes centros urbanos, a poluição atmosférica é ocasionada pela intensa emissão de gases e resíduos tóxicos expelidos, sobretudo, pelas indústrias e pelos escapamentos de automóveis.

Somadas a outras fontes de poluição, essas substâncias contribuem para a péssima qualidade do ar urbano e para o surgimento ou agravamento de doenças, em especial aquelas relacionadas às vias respiratórias, como bronquite e asma. As atividades agrícolas também contribuem para tornar o ar atmosférico impróprio para o ser humano. A pulverização de agrotóxicos nas plantações, a queima da palha da cana-de-açúcar, pastagens e matas emitem grandes quantidades de gases tóxicos na atmosfera. 

Disponível em: TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.

Poluição atmosférica e as mudanças climáticas no planeta

O clima do nosso planeta já foi muito diferente de como é atualmente. A temperatura média atual da atmosfera terrestre é de 15ºC, mas já passou por inúmeras variações na história geológica da Terra. Há cerca de 10 mil anos ocorreu a última glaciação terrestre, período em que vastas áreas da superfície da Terra ficaram cobertas por gelo. Estudos científicos, especialmente os realizados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), afirmam que a concentração excessiva de gases poluentes no ar é responsável pelo aumento gradativo da temperatura média da atmosfera, na atualidade. Veja no gráfico o aumento da emissão (gás carbônico) de CO2 na atmosfera e o comportamento da temperatura média da atmosfera terrestre desde o século passado.

Disponível em: TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018.

Alguns gases poluentes emitidos para a atmosfera, como o CO2 e o CH4 (gás metano), têm por característica reter o calor do sol próximo à superfície terrestre. A emissão excessiva desses gases vem intensificando o fenômeno denominado efeito estufa artificial e, consequentemente, provocando o aquecimento global. O aquecimento global é o fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura média da atmosfera terrestre.
Para compreender a diferença existente entre o efeito estufa natural e o efeito estufa artificial, veja os esquemas a seguir.

Disponível em: TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018.

Consequências das mudanças climáticas

Há indícios de que o aquecimento global tem provocado mudanças climáticas no planeta. Porém, é muito difícil prever exatamente o que esse fenômeno pode causar. Estudos indicam que algumas regiões do mundo já estariam vivenciando mudanças climáticas, como a diminuição da massa total de gelo no planeta, percebida em algumas áreas mais frias, e a ocorrência de verões mais quentes. Alguns estudiosos do clima atribuem essas mudanças ao aquecimento global. Veja outras possíveis consequências do aquecimento global.

Disponível em: TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. P.225.

É possível cuidar do ar que respiramos?

A poluição atmosférica é um problema ambiental que, além de causar danos ao meio ambiente, traz sérios riscos à saúde das pessoas. Diante desse fato, é possível colocarmos em prática diversas atitudes, tanto na cidade quanto no campo, que podem contribuir para melhorar a qualidade do ar que respiramos. Veja algumas dessas atitudes.

1- Não promover queimadas em lavouras, pastagens e florestas.

2- Priorizar a utilização de métodos naturais, em vez do uso de agrotóxicos, no controle de pragas nas lavouras. Os métodos naturais consistem na ação de predadores, como larvas, lagartas e insetos, no combate a organismos que prejudicam as plantações.

3- Preservar florestas e demais áreas de matas nativas e recuperar aquelas que foram degradadas. Implantar equipamentos de filtragem nas chaminés de indústrias e escapamentos dos carros para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.  

4- Substituir os combustíveis fósseis por outras fontes de energia que sejam menos poluentes e agressivas ao meio ambiente, como as energias solar e eólica. Lembrando que Combustíveis fósseis são substâncias que possuem carbono em sua composição e que são utilizadas como fonte de energia. A queima desses combustíveis libera carbono para a atmosfera e, por isso, são considerados altamente poluentes. 

Atividade

Questão 1 – Pesquise e procure se informar sobre soluções para melhorar o ar que respiramos.

Questão 2 – Busque ações práticas individuais e coletivas para evitar a poluição do ar.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0517) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática em diferentes níveis de escala. 
Referências: DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.
TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.