Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 15/06/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje, teremos a oportunidade revisar alguns conceitos gramaticais referentes ao Simple Past e, veremos mais alguns exemplos dos verbos irregulares, regulares em uma canção em Inglês.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Simple Past – DID (Passado Simples) – Continuação
Hello students, how are you? Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Na aula de hoje estudaremos um conteúdo bastante interessante e que compõe o entendimento das regras gramaticais básicas da Língua Inglesa. Esse conteúdo é o Simple Past (Passado Simples).
Bom, você sabe a importância de entender o Simple Past? Você sabe como construir frases no Simple Past? Quais são as regras básicas para entender este conteúdo?
Na aula anterior, vimos algumas dessas estruturas, e, vale lembrar que sempre que estudamos algum tempo verbal em Inglês, estudamos um verbo que é chamado de auxiliar. Esse verbo auxiliar não tem uma tradução específica, pois sua função é apenas configurar o período (tempo) no qual estamos nos referindo.
Para o Presente (Simple Present) nós temos os auxiliares: DO e DOES, e para o Passado (Simple Past) nós temos o auxiliar: DID. Observe sua distribuição com os pronomes na tabela a seguir:
DID | I YOU HE SHE IT WE YOU THEY |
Nas frases AFIRMATIVAS, nós temos:
- I played soccer yesterday. (Eu joguei futebol ontem.)
Estrutura: Sujeito + verbo principal + ed + complemento
Nas frases NEGATIVAS, temos:
- I did not (didn´t) play soccer yesterday. (Eu não joguei futebol ontem.)
Estrutura: Sujeito + did + NOT + verbo principal + complemento
Nas frases INTERROGATIVAS, temos:
- Did I play soccer yesterday? (Eu joguei futebol ontem?)
Estrutura: Did + Sujeito + verbo principal + complemento + ?
ATENÇÃO!!
Na forma AFIRMATIVA, os verbos no passado podem variar entre verbos REGULARES ou IRREGULARES. Os verbos regulares são aqueles que são acrescidos de -ed ao final do verbo principal. Alguns exemplos são:
- play – played (jogou – joguei)
- cry – cryed (chorou – chorei)
- dance – danced (dançou – dancei)
Quando os verbos regulares terminam na letra “e” apenas acrescentamos –d como nos exemplos a seguir:
- Die – died (morreu)
- Desire – desired (desejou – desejei)
- Like – liked (gostou – gostei)
Os verbos que terminam com a seguinte sequência: consoante – vogal – consoante (CVC) é necessário dobrar a última consoante e acrescentar a partícula –ed. Veja os exemplos:
- Stop – stopped (parou – parei)
- Plan – planned (planejou – planejei)
Quando o verbo termina em y e antes dele tem uma consoante, o y deve ser retirado e em seguida é feito o acréscimo de –ied. Alguns exemplos são:
- Cry – cried (chorou – chorei)
- Study – studied (estudou – estudei)
Quando o verbo termina em y, mas antes dele tem uma vogal, somente acrescentamos –ed como nos seguintes exemplos:
- Stay – stayed (ficou – fiquei)
- Play – played (jogou – joguei)
E os verbos IRREGULARES?
Esses verbos, para serem colocados no passado, não é tão fácil! Pois, temos que memorizar a sua estrutura que não se restringe apenas ao fato de colocar “ed” no final do verbo. O verbo irregular no passado muda a maneira de pronunciar e de escrever. Observe alguns dos exemplos abaixo:
- become (tornar) – BECAME (tornou, tornei);
- bring (trazer) – BROUGHT (trouxe);
- eat (comer) – ATE (comi, comeu);
- break (quebrar) – BROKE (quebrou, quebrei)
- build (construir) – BUILT (construiu)
- buy (comprar) – BOUGHT (comprou – comprei)
- choose (escolher) – CHOSE (escolheu – escolhi)
- drink (beber) – DRANK (bebeu- bebi)
- feel (sentir) – FELT (sentiu – senti)
- ETC
Existem vários verbos irregulares nos livros didáticos de Inglês, e principalmente na Internet. Na plataforma GOOGLE você poderá encontrar vários exemplos, listas, e diferentes tipos de exercícios para praticar e aprender mais. Sugiro que você acesse esse conteúdo digital e se divirta com a infinidade de exemplos e possibilidades que poderá encontrar!
Bom, para relaxarmos um pouquinho, e, também, a fim de compreendermos essas estruturas em forma de texto, vou passar para vocês uma canção em Inglês chamada “Valerie” da lendária cantora Amy Winehouse, interpretada pela artista goiana Grace Ribeiro. Nessa canção,existem algumas estruturas do Simple Past (Passado) que estamos estudando. Vamos tentar nos ater a alguns desses detalhes e, em seguida, deixarei uns exercícios com alguns trechos da música para vocês fixarem essas estruturas.
Valerie (Amy Winehouse)
Well sometimes I go out by myself, And I look across the water
And I think of all the things, what you’re doing, And in my head I paint a picture
‘Cause since I’ve come on home, Well my body’s been a mess
And I miss your ginger hair, And the way you like to dress
Won’t you come on over, Stop making a fool out of me
Why don’t you come on over Valerie?
Valerie….
Did you have to go to jail? Put your house up on for sale,
did you get a good lawyer? I hope you didn’t catch a tan,
I hope you’ll find the right man who’ll fix it for you
Are you shoppin’ anywhere, Changed the colour of you hair, are you busy?
And did you have to pay the fine? You were dodging all the time, are you still dizzy?
‘Cause since I’ve come on home, Well my body’s been a mess
And I miss your ginger hair, And the way you like to dress
Won’t you come on over, Stop making a fool out of me
Why don’t you come on over Valerie?
Valerie….
Well sometimes I go out by myself, And I look across the water
And I think of all the things, what you’re doing, And in my head I make a picture
‘Cause since I’ve come on home, Well my body’s been a mess, And I miss your ginger hair
And the way you like to dress, Won’t you come on over, Stop making a fool out of me
Why don’t you come on over Valerie?
Valerie… yeah Valerie
Valerie (Amy Winehouse) – EM PORTUGUÊS
Bem, às vezes eu saio, sozinha
E olho para através da água
E penso em todas essas coisas, no que você está fazendo
E na minha cabeça desenho uma imagem
Pois desde que cheguei em casa
Bem, meu corpo está um lixo
E eu sinto falta do seu cabelo ruivo
E do jeito que você gosta de se vestir
Por que você não vem aqui
Para de brincar comigo
Por que você não vem aqui, Valerie
Valerie….
Você tinha que ir pra cadeia?
Colocar sua casa à venda
Você conseguiu um bom advogado?
Espero que você não pegue um bronzeado
Espero que você ache o homem certo que te satisfaça
Você está fazendo compras em algum lugar
Mudando a cor do seu cabelo, você está ocupada?
Você teve que pagar aquela multa?
Que você estava evitando o tempo inteiro
você ainda está tonta?
Pois desde que cheguei em casa
Bem, meu corpo está um lixo
E eu sinto falta do seu cabelo ruivo
E do jeito que você gosta de se vestir
Por que você não vem aqui
Para de brincar comigo
Por que você não vem aqui, Valerie
Valerie….
Bem, às vezes eu saio, sozinha
E olho para através da água
E penso em todas essas coisas, no que você está fazendo
E na minha cabeça pinto uma imagem
Pois desde que cheguei em casa
Bem, meu corpo está um lixo
E eu sinto falta do seu cabelo ruivo
E do jeito que você gosta de se vestir
Por que você não vem aqui
Para de brincar comigo
Por que você não vem aqui, Valerie
Valerie….
Yeah Valerie….
ATIVIDADES
Agora é a sua vez de praticar!!!
- No quadro abaixo há quatro verbos retirados da música. Esses verbos estão no PRESENTE. Como eles ficariam se fossem colocados no PASSADO? Quais deles são REGULARES e quais são IRREGULARES?
PAINT (pintar) – COME (vir) – CHANGE (mudar) – GO (ir) |
REGULARES IRREGULARES
_____________________ ______________________
________________________ _______________________
- Em frases INTERROGATIVAS, sempre utilizamos o DID no início das frases. Observe esse exemplo retirado da canção:
DID YOU HAVE TO GO TO JAIL? (Você teve que ir para a cadeia?)
Qual das opções a seguir responde corretamente a essa pergunta na forma AFIRMATIVA?
( ) I had to go to jail.
( ) I haved to go to jail.
- Observe a seguinte frase NEGATIVA: “I hope you didn’t catch a tan” (Espero que você não tenha pegado um bronzeado). Coloque essa frase na forma AFIRMATIVA. Uma dica: o verbo “CATCH” é um verbo IRREGULAR, ou seja, ele mudará sua forma de falar e escrever.
______________________________________________________________________________________________________________________________
- Traduza, com suas palavras, o seguinte trecho da canção:
“Are you shopping anywhere?
Change the color of your hair
And are you busy?
Did you have to pay that fine
That you were dodging all the time?
Are you still dizzy?”
OUÇA A MÚSICA NOVAMENTE E SE DIVIRTA!!
That’s all for today, students! See you!! Bye bye!!! 🙂
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidade estruturante
(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.