Olá, estudante!
Esta videoaula de Artes foi veiculada na TV no dia 09/06/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Aprendendo a desenhar o rosto feminino a partir de mangá.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Aprendendo a desenhar a partir de mangás e animes.
Ao longo das nossas aulas estamos aprendendo a desenhar a partir do mangá (um estilo de desenho japonês!). Já aprendemos sobre: olho, par de olhos, nariz e boca. E hoje, vamos começar a aprender a fazer um rosto!! Vamos juntos?!
- Faça linhas claras para os estágios iniciais de desenho para que você possa apagar facilmente partes deles mais tarde.
- Desenhe uma cabeça de anime. Comece fazendo um círculo.
- Personagens de anime geralmente têm rostos bastante redondos. A parte inferior de um rosto de anime é comumente desenhada com dois conjuntos principais de linhas, uma que desce do topo da cabeça até a área da boca e outra daí até o queixo.
- O queixo tende a ser completamente pontudo ou ligeiramente curvado.
- Comece o desenho com uma linha vertical para ter certeza de que as duas metades do rosto estão uniformes.
- Desenhe os olhos.
- Posicione os olhos, para fazer isso, desenhe uma linha horizontal no meio do rosto e desenhe os olhos abaixo dessa linha. Abra os olhos para que possa colocar outro olho entre eles.
- Desenhe os olhos verticalmente mais estreitos do que os olhos normais de um anime, mas maiores do que os olhos reais. Faça as íris arredondadas (as íris e as pupilas em anime geralmente são esticadas verticalmente).
- Você pode guardar os menores detalhes dos olhos, como os reflexos das pupilas e cílios, para depois, após verificar se todas as outras características faciais estão posicionadas corretamente.
Desenhe os olhos
Desenhe o nariz e a boca.
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidade estruturante
(GO-EF08AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística, bidimensionais e tridimensionais, existentes, tais como desenhos: pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens, entre outras possibilidades expressivas. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas, assim como seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto.
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. Disponível em: https://estudoshipercerebro.home.blog/2020/07/25/como-desenhar-uma-boca-de-personagem-anime-e-manga