Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 02 de Junho de 2021 (Quarta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Esta aula trata da formação do Estado Moderno na Europa, apontando as forças sociais, aspectos organizacionais e elementos conjunturais envolvidos no processo.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano: A formação do Estado moderno.
A formação do Estado moderno
O que é o Estado? (não é o estado de Goiás)
Sempre tem gente querendo mandar nos outros – mandar é exercer poder. O poder é uma característica inerente às relações humanas. O Estado é uma forma de resolver essa questão, definir regras de como o poder deve ser exercido.
O Estado, com E maiúsculo, é uma instituição que caracteriza a forma de organização política que temos. Basicamente, ele é um poder centralizado, instituído para administrar a vida das pessoas num determinado território. Essa forma de organização política, que hoje nos parece tão sólida e até natural, como toda realização humana, na verdade, é resultado de séculos e séculos – e até milênios – de construção marcada por disputas e lutas. No final da Idade Média, na Europa, pouco a pouco, emergiu a forma de Estado que temos hoje, o Estado moderno, dando origem à atual divisão política do mundo em países.
Os reis vão fortalecendo seu poder
O Estado moderno constituiu-se a partir do fortalecimento do poder do rei em relação à nobreza. O rei passou a ter sob seu controle a cobrança de impostos e o exército. Esses dois fatores foram fundamentais para que a figura dos monarcas se confundissem com o Estado na Europa moderna.
Durante a Idade Média, o rei tinha seu exército, mas dependia do apoio dos vassalos para a luta contra inimigos externos ou internos. A partir do século XV, os reis passaram a contratar cavaleiros profissionais e a recrutar camponeses para a infantaria, criando, assim, exércitos permanentes. Isso permitiu que pudessem submeter a maioria dos nobres ao poder da monarquia.
No final da Idade Média, com o desenvolvimento do comércio, os mercadores tornaram-se um grupo social importante: a burguesia comercial. As monarquias se aliaram a esse grupo. Em troca da autorização para comerciar em seu território, os reis recebiam empréstimos que os tornaram muito ricos. Essa fonte de financiamento se multiplicou com as grandes navegações. Os reis recebiam muitas riquezas na concessão do comércio com as colônias.
Na Idade Média, os reis compartilhavam o poder com os nobres: senhores de feudos, duques, condes, marqueses. Muitas vezes os nobres eram mais poderosos que o rei, pois tinham mais vassalos. Na baixa Idade Média, muitos reis negociaram com a nobreza um novo acordo de governo em que os nobres continuavam a mandar em seus domínios rurais mas teriam que aceitar o poder soberano do rei. A Igreja católica, enfraquecida que estava pela Reforma protestante, apoiou as monarquias leais a ela; e nos países que tinham adotado o protestantismo, a Reforma também se aliou ao rei. Os camponeses, por sua vez, continuavam como antes: pagando imposto à nobreza, ao clero e ao rei.
Esse conjunto de fatores fez a Europa chegar à Idade Moderna com os nobres submetidos à soberania dos reis. Neste período, o poder real se tornou absoluto, ou seja, concentrava as tarefas de fazer as leis, executá-las e julgar, além de ser vitalício e hereditário.
E assim nascem os países de hoje
Assim, foi seguindo o contorno dos territórios dominados pelos reis que se constituíram as fronteiras dos países europeus que conhecemos hoje. Portugal foi o primeiro nesse processo de centralização do poder, com a Espanha vindo logo em seguida. França e Inglaterra vieram depois. Países como a Itália e a Alemanha se formaram tardiamente, só no século XIX.
Atividade
Questão 1 – Como você viu, o Estado que temos hoje surgiu a partir do fortalecimento do poder do rei. Ou seja, na Idade Moderna, na Europa, definiu-se que a melhor forma política para a sociedade era que o rei podia mandar. O que você acha disso? Escreva um parágrafo apresentando a sua avaliação do Estado moderno.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: | (EAJAHI0618) Perceber as forças políticas e sociais que dominaram o processo de centralização do poder e formação dos Estados Modernos. (EAJAHI0619) Relacionar o fortalecimento das monarquias europeias às inovações científicas do período e à expansão marítima do continente. (EAJAHI0620) Compreender as mudanças organizacionais e estruturais empreendidas pelos monarcas para a centralização do poder. |
Referências: | VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |