Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa e Arte – para 3ª Série – foi veiculada na TV no dia 08/06/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESTA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS REVISAR OS TIPOS DE LINGUAGEM E VAMOS ENFATIZAR A LINGUAGEM CORPORAL, QUE É UMA FORMA DE LINGUAGEM NÃO VERBAL OU MISTA. VAMOS TAMBÉM EXPLORAR DIFERENTES POSSIBILIDADES E USOS DE LINGUAGEM CORPORAL. |
ASSISTA A VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: LINGUAGEM CORPORAL
NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE NOSSOS GESTOS, NOSSA POSTURA, E NOSSAS EXPRESSÕES FACIAIS DIZEM MUITO. SÃO FORMAS IMPORTANTES DE COMUNICAR EMOÇÕES, DE CATIVAR O OUVINTE, DEIXÁ -LO INTERESSADO, DESCONFIADO. VIMOS QUE NOSSO CORPO É UM CENTRO DE INFORMAÇÕES E UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO. VIMOS TAMBÉM QUE EM OUTROS CAMPOS, COMO NAS ARTES E NA GINÁSTICA, POR EXEMPLO, ESSA LINGUAGEM CORPORAL É POTENCIALIZADA. ÀS VEZES OS GESTOS PODEM ATÉ SER EXAGERADOS. PORQUE O IMPORTANTE É QUE O ARTISTA OU O ATLETA SE EXPRESSE CLARAMENTE NO MOMENTO EXATO DE DETERMINADO USO DA LINGUAGEM CORPORAL.
ATIVIDADE 01:
ASSISTA AO TEATRO MUDO E ESCREVA NO SEU CADERNO O QUE VOCÊ ENTENDEU DA HISTÓRIA CONTADA COM LINGUAGEM CORPORAL.
ATIVIDADE 02:
RECORTE TRÊS IMAGENS DE REVISTA OU FAÇA UM DESENHO SOBRE TRÊS SITUAÇÕES QUE VOCÊ ESCOLHER DAS SITUAÇÕES APRESENTADAS ABAIXO.
- VOCÊ CHEGOU A UM LUGAR QUE NÃO CONHECE E PARECE PERDIDO.
- VOCÊ ESTÁ PASSEANDO COM SEU CACHORRO QUANDO TROPEÇA E FICA MUITO IRRITADO.
- VOCÊ ESTÁ ASSISTINDO UM FILME DE TERROR E ESTÁ MUITO ASSUSTADO.
- VOCÊ ESTÁ COMENDO UM SANDUÍCHE E PARECE NÃO GOSTAR.
- VOCÊ ESTÁ CORRENDO EM UMA MARATONA E CHEGA EM PRIMEIRO LUGAR.
- VOCÊ ESTÁ LAVANDO SEU CARRO QUANDO A ÁGUA ACABA E FICA MUITO IRRITADO.
- VOCÊ ESTÁ FAZENDO AS MALAS E PARECE INDECISO SOBRE O QUE LEVAR.
- VOCÊ ACABOU DE FECHAR O CARRO COM AS CHAVES DENTRO E FICA DESESPERADO.
- VOCÊ ESTÁ ANDANDO QUANDO ENCONTRA DINHEIRO NO CHÃO E FICA ANIMADO.
- VOCÊ ESTÁ DENTRO DE UMA CONDUÇÃO LOTADA E SENTE-SE MAL.
ATIVIDADE 03:
AGORA CHEGOU UMA BOA HORA DE VOCÊ SE DIVERTIR COM UMA ATIVIDADE DE MÍMICA. USE AS SITUAÇÕES ACIMA E OUTRAS QUE VOCÊ CRIAR E BRINQUE DE MÍMICA COM TODOS AÍ DA SUA CASA. COM CERTEZA TODOS VÃO SE DIVERTIR MUITO E USAR MUITA LINGUAGEM CORPORAL!!
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0271) Produzir textos orais valorizando a diversidade linguística. |
Arte | (EAJAAR0255) Reconhecer e explorar diferentes possibilidades dramatúrgicas verbais e não verbais (corporais imagéticas e textuais). |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).