You are currently viewing MATEMÁTICA – MATEMÁTICA NA GOTA D’ÁGUA

MATEMÁTICA – MATEMÁTICA NA GOTA D’ÁGUA

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática para a 3ª série da Eaja foi veiculada na TV no dia 01/06/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Fonte: Montagem acervo pessoal_Professora Alda Martins

A AULA DE HOJE ABORDARÁ SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO DAS MEDIDAS E SEU RECONHECIMENTO NO COTIDIANO DO LAR PARA A ECONOMIA DE ÁGUA, A LEITURA DO CONSUMO DE ÁGUA MENSAL E O CÁLCULO DE VOLUME E CAPACIDADE DO CUBO (CAIXA D’ÁGUA), INCENTIVANDO O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA POTÁVEL.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR COM A TEMÁTICA: GRANDEZAS, MEDIDAS E SUSTENTABILIDADE

3ª série|Eaja |Matemática | Profa. Alda de Fátima Martinns

OLÁ, TUDO BEM COM VOCÊ? NESTA AULA DE HOJE VOCÊ IRÁ COMPREENDER COMO  O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO PODE TE AUXILIAR A ECONOMIZAR ÁGUA, AUXILIANDO ASSIM NOSSO PLANETA NESSA QUESTÃO TÃO IMPORTANTE QUE É A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA POTÁVEL.

FICOU CURIOSO?

ENTÃO FICA AQUI COMIGO ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DA EAJA E TAMBÉM TODOS QUE INTERESSADOS EM APRENDER SEMPRE MAIS, POIS COMO DIZ O PROVÉRBIO: 

O CONHECIMENTO NÃO OCUPA LUGAR E O SABER É INFINITO!

PARA COMEÇAR VAMOS CONTEXTUAR UM ASSUNTO SUPER IMPORTANTE PARA TODOS OS TERRÁQUEOS. SIM, TODOS NÓS QUE SOMOS MORADORES DA TERRA E POR AQUI VIVEMOS DE OXIGÊNIO E ÁGUA.  E ESTES 2 PRODUTOS  ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS PORQUE SEM ÁGUA NÃO TEMOS PLANTAS E SEM PLANTAS NÃO TEMOS OXIGÊNIO. 

NESTA AULA DE MATEMÁTICA VAMOS FALAR TAMBÉM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. VOCÊ SE LEMBRA QUANDO ERA AINDA CRIANÇA E BRINCAVA NOS CÓRREGOS DA SUA CIDADE, QUE ALÉM DE TER ÁGUA EM ABUNDÂNCIA ERAM LIMPOS.

INFELIZMENTE HOJE É BEM DIFERENTE. ESTE É O LEGADO QUE VOCÊ, EU, TODOS NÓS DEIXAREMOS PARA NOSSOS HERDEIROS, PARA OS HERDEIROS DA TERRA: UM PLANETA EM QUE QUASE 800 MILHÕES DE PESSOAS NÃO TÊM ACESSO À ÁGUA. 

O JORNAL DA GLOBO EM SUA EDIÇÃO DE 17/08/2015, FEZ UMA REPORTAGEM SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS NO MUNDO. 

DE ACORDO COM ESSA REPORTAGEM:

Fonte: Montagem acervo pessoal_Professora Alda Martins

E POR ÚLTIMO:

Fonte: Montagem acervo pessoal_Professora Alda Martins

GENTE, OUTRA QUESTÃO BEM SÉRIA QUE AFETA DIRETAMENTE A QUALIDADE DE NOSSAS ÁGUAS É O LIXO JOGADO EM LUGARES IMPRÓPRIOS QUE ACABAM POLUINDO NOSSOS RIOS E MARES. AFINAL NOSSA CASA É A TERRA E NÃO TEM COMO JOGAR LIXO FORA DA TERRA. PRECISA MESMO É PRODUZIR MENOS LIXO E COLOCAR LIXO NO LIXO. 

DEPOIS DE SABER SOBRE TUDO ISSO, O QUE É NECESSÁRIO MESMO É TERMOS UM CONSUMO CONSCIENTE E NA AULA DE HOJE, POR MEIO DA MATEMÁTICA VOCÊ IRÁ COMPREENDER COMO A ECONOMIA DE ÁGUA PODE AJUDAR O PLANETA E TAMBÉM O SEU BOLSO.

PARA SABER MAIS ACESSE O LINK: 

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/08/escassez-da-agua-ja-afeta-mais-de-40-da-populacao-do-planeta-terra.html


ATIVIDADE 1:  LEITURA DO TALÃO DE ÁGUA

A MEDIDA DE CONSUMO É EM m3. MAS QUANTO SIGNIFICA ISSO NA VERDADE, OU MELHOR, EM LITROS?

ANTES DE NOS DEBRUÇARMOS NESTA QUESTÃO VAMOS ANALISAR…

Fonte: Montagem acervo pessoal_Professora Alda Martins

NÃO. VAMOS ESCLARECER!

DE UMA MANEIRA BEM TRANQUILA, VOLUME É UMA GARRAFA VAZIA E CAPACIDADE É A QUANTIDADE DE LÍQUIDO QUE ESTA GARRAFA É CAPAZ DE RETER. VEJA O ESQUEMA NA IMAGEM A SEGUIR:

Fonte: Montagem acervo pessoal_Professora Alda Martins

VOCÊ JÁ CONHECE SOBRE: 

  • METRO LINEAR (COMPRIMENTO) E 
  • METRO QUADRADO (COMPRIMENTO X LARGURA), 
  • O METRO CÚBICO É ASSOCIADO A TRÊS DIMENSÕES: ALTURA X COMPRIMENTO X LARGURA, OU SEJA, O VOLUME. 

AS FIGURAS TRIDIMENSIONAIS SÃO CHAMADAS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E OCUPAM UM LUGAR NO ESPAÇO E ESTÃO POR TODA PARTE. EM CASA: COPOS, CAIXAS; NAS CONSTRUÇÕES: PRÉDIOS, CASAS E MONUMENTOS DE NOSSA CIDADE.

AS UNIDADES DE VOLUME MAIS UTILIZADAS SÃO O METRO CÚBICO (m3), O DECÍMETRO CÚBICO (dm3) E O CENTÍMETRO CÚBICO (cm3), E AS MEDIDAS DE CAPACIDADES SÃO O LITRO (l) E O MILILITRO (ml).

PROCURA AI ONDE VOCÊ ESTIVER UM TALÃO DA EMPRESA DE SANEAMENTO, DA SANEAGO, E LOCALIZE OS DADOS DE CONSUMO FATURADO.

VEJA NA IMAGEM A SEGUIR:

 PRODUÇÃO PESSOAL_PROF. ALDA MARTINS 

O CONSUMO FATURADO ESTÁ NA UNIDADE DE VOLUME –  METROS CÚBICOS (m3). 

VAMOS ENTENDER ISSO!

PRA COMEÇAR, VAMOS SABER AS RELAÇÕES ENTRE AS MEDIDAS DE VOLUME E DE CAPACIDADE: 

Fonte: Montagem acervo pessoal_Professora Alda Martins

1 METRO CÚBICO (m³) CORRESPONDE À CAPACIDADE DE 1000 LITROS.

1 DECÍMETRO CÚBICO (dm³) CORRESPONDE À CAPACIDADE DE 1 LITRO.

1 CENTÍMETRO CÚBICO (cm³) CORRESPONDE À CAPACIDADE DE 1 MILILITRO (ml).

ATIVIDADE 2

CONSIDERE UMA CAIXA D’ÁGUA COM 1m DE LADO. QUAL SUA CAPACIDADE?

PARA RESOLVER ESTA QUESTÃO VOCÊ PRECISA SABER QUE: 

Fonte: Montagem acervo pessoal_Professora Alda Martins

AGORA, VOLTANDO À FATURA DA SANEAGO, O CONSUMO FOI DE 11m3, O QUE EQUIVALE A 11.000 LITROS DE ÁGUA/MÊS, OU SEJA, 11 CAIXAS D’ÁGUA DE 1.000LITROS. MUITA COISA NÃO É MESMO?

ASSIM,  TODA FORMA PARA SE OBTER UM CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA VALE A PENA.

COLETAR ÁGUAS DAS CHUVAS PARA SERVIÇOS ROTINEIROS EM CASA, COMO LIMPAR OS PISOS, BANHEIROS OU REGAR AS PLANTAS. MAS, CUIDADO COM A ÁGUA PARADA, AMBIENTE PERFEITO PARA PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE. 

NÃO PODEMOS TAMBÉM NOS ESQUECER DE CUIDARMOS DAQUELES VAZAMENTOS DIÁRIOS. 

ATIVIDADE 3

UMA TORNEIRA QUE PINGA A UMA VAZÃO DE 1 GOTA POR SEGUNDO, DESPERDIÇA O SUFICENTE PARA NUTRIR UMA PESSOA ADULTA POR DIA.

É ISSO MESMO! 

PRODUÇÃO PESSOAL_PROF. ALDA MARTINS

FAZENDO UMA CONTA BREVE:

PRODUÇÃO PESSOAL_PROF. ALDA MARTINS

ERCEBEU ENTÃO: A MATEMÁTICA PRESENTE NO SEU DIA-A-DIA PODE SER UM ELEMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO BEM EFETIVO QUE, NO FINAL DAS CONTAS AJUDA TANTO O PLANETA COMO O SEU BOLSO.

VEJA A SEGUIR ALGUMAS DICAS PRESENTE NO SITE NA SABESP – COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DE SÃO PAULO:

DICA 1: UM BANHO DE 15 MINUTOS COM REGISTRO MEIO ABERTO, CONSOME CERCA DE 135 LITROS DE ÁGUA, OU SEJA, 270 GARRAFINHAS DE 500ml DE ÁGUA, ESSAS QUE A GENTE COMPRA NOS SINALEIROS. REDUZINDO O TEMPO DE BANHO PARA 5 MINUTOS VOCÊ GASTARÁ CERCA DE 45 LITROS, UMA ECONOMIA DE 90 LITROS DE ÁGUA.

DICA 2: AO ESCOVAR OS DENTES NÃO FIQUE COM A TORNEIRA ABERTA, SENÃO O GASTO SOBRE PARA CERCA DE 2,5 LITROS DE ÁGUA  NESTA HIGIENIZAÇÃO. 

DICA 3: USE A ÁGUA QUE SOBROU DA LAVAÇÃO DE ROUPA PARA JOGAR NAS CALÇADAS E ÁREA EXTERNAS.

GENTE, EU FIQUEI REALMENTE IMPRESSIONADA COM ESTES NÚMEROS, POIS COMO A ÁGUA É TÃO FÁCIL NA TORNEIRA, A GENTE ESQUECE DO CAMINHO QUE ELA PERCORREU PARA CHEGAR ATÉ NOSSA CASA E REALMENTE, NOS DESCUIDAMOS DESTA ECONOMIA PARA O PLANETA. 

GOSTEI DEMAIS DESTA AULA E ESPERO QUE VOCÊ TAMBÉM TENHA REPENSADO SEUS HÁBITOS E PRINCIPALMENTE, TENHA APRENDIDO OS CÁLCULOS PARA ECONOMIZAR EM METROS CÚBICOS NA SUA CONTA DE ÁGUA.

E PARA FINALIZAR COM CHAVE DE OURO, CONVIDAMOS A GABRIELA PRA TOCAR PRA VOCÊ A MÚSICA “SE ESSA RUA FOSSE MINHA”.

“Se essa rua fosse minha, ao piano com Gabriela Yamamoto” – Canal: Profs Protagonistas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=hlB9oNncR9s

Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoMATEMÁTICA
(EAJAMA0217) DESCREVER CARACTERÍSTICAS DE ALGUMAS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS PRESENTES EM OBJETOS E/OU EM SUAS REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS.(EAJAMA0221) RECONHECER QUE O RESULTADO DE UMA MEDIDA DEPENDE DA UNIDADE DE MEDIDA UTILIZADA E QUE O RESULTADO DE UMA MEDIDA PODE APRESENTAR VARIAÇÃO SIGNIFICATIVA EM UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADA.
(EAJAMA0309) RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA, ENVOLVENDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS. 

CIÊNCIAS DA NATUREZA
(EAJACI0303) RECONHECER QUE AS AÇÕES DOS SERES HUMANOS INTERFEREM NO CICLO HIDROLÓGICO E COMPARTILHAR REFLEXÕES PARA A CONSERVAÇÃO DA ÁGUA EM CASA, NA ESCOLA E NO TRABALHO. 

Referências:http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/08/escassez-da-agua-ja-afeta-mais-de-40-da-populacao-do-planeta-terra.html
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=184
https://www.youtube.com/watch?v=INZKhLlv31A
HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=HS-ECOYKW6W
HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=6OFYUELQE9W
HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=HQYBLX7IEYO 

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).