Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática para a 3ª série da Eaja foi veiculada na TV no dia 01/06/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
A AULA DE HOJE ABORDARÁ SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO DAS MEDIDAS E SEU RECONHECIMENTO NO COTIDIANO DO LAR PARA A ECONOMIA DE ÁGUA, A LEITURA DO CONSUMO DE ÁGUA MENSAL E O CÁLCULO DE VOLUME E CAPACIDADE DO CUBO (CAIXA D’ÁGUA), INCENTIVANDO O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA POTÁVEL.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR COM A TEMÁTICA: GRANDEZAS, MEDIDAS E SUSTENTABILIDADE
OLÁ, TUDO BEM COM VOCÊ? NESTA AULA DE HOJE VOCÊ IRÁ COMPREENDER COMO O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO PODE TE AUXILIAR A ECONOMIZAR ÁGUA, AUXILIANDO ASSIM NOSSO PLANETA NESSA QUESTÃO TÃO IMPORTANTE QUE É A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA POTÁVEL.
FICOU CURIOSO?
ENTÃO FICA AQUI COMIGO ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DA EAJA E TAMBÉM TODOS QUE INTERESSADOS EM APRENDER SEMPRE MAIS, POIS COMO DIZ O PROVÉRBIO:
O CONHECIMENTO NÃO OCUPA LUGAR E O SABER É INFINITO!
PARA COMEÇAR VAMOS CONTEXTUAR UM ASSUNTO SUPER IMPORTANTE PARA TODOS OS TERRÁQUEOS. SIM, TODOS NÓS QUE SOMOS MORADORES DA TERRA E POR AQUI VIVEMOS DE OXIGÊNIO E ÁGUA. E ESTES 2 PRODUTOS ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS PORQUE SEM ÁGUA NÃO TEMOS PLANTAS E SEM PLANTAS NÃO TEMOS OXIGÊNIO.
NESTA AULA DE MATEMÁTICA VAMOS FALAR TAMBÉM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. VOCÊ SE LEMBRA QUANDO ERA AINDA CRIANÇA E BRINCAVA NOS CÓRREGOS DA SUA CIDADE, QUE ALÉM DE TER ÁGUA EM ABUNDÂNCIA ERAM LIMPOS.
INFELIZMENTE HOJE É BEM DIFERENTE. ESTE É O LEGADO QUE VOCÊ, EU, TODOS NÓS DEIXAREMOS PARA NOSSOS HERDEIROS, PARA OS HERDEIROS DA TERRA: UM PLANETA EM QUE QUASE 800 MILHÕES DE PESSOAS NÃO TÊM ACESSO À ÁGUA.
O JORNAL DA GLOBO EM SUA EDIÇÃO DE 17/08/2015, FEZ UMA REPORTAGEM SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS NO MUNDO.
DE ACORDO COM ESSA REPORTAGEM:
E POR ÚLTIMO:
GENTE, OUTRA QUESTÃO BEM SÉRIA QUE AFETA DIRETAMENTE A QUALIDADE DE NOSSAS ÁGUAS É O LIXO JOGADO EM LUGARES IMPRÓPRIOS QUE ACABAM POLUINDO NOSSOS RIOS E MARES. AFINAL NOSSA CASA É A TERRA E NÃO TEM COMO JOGAR LIXO FORA DA TERRA. PRECISA MESMO É PRODUZIR MENOS LIXO E COLOCAR LIXO NO LIXO.
DEPOIS DE SABER SOBRE TUDO ISSO, O QUE É NECESSÁRIO MESMO É TERMOS UM CONSUMO CONSCIENTE E NA AULA DE HOJE, POR MEIO DA MATEMÁTICA VOCÊ IRÁ COMPREENDER COMO A ECONOMIA DE ÁGUA PODE AJUDAR O PLANETA E TAMBÉM O SEU BOLSO.
PARA SABER MAIS ACESSE O LINK:
ATIVIDADE 1: LEITURA DO TALÃO DE ÁGUA
A MEDIDA DE CONSUMO É EM m3. MAS QUANTO SIGNIFICA ISSO NA VERDADE, OU MELHOR, EM LITROS?
ANTES DE NOS DEBRUÇARMOS NESTA QUESTÃO VAMOS ANALISAR…
NÃO. VAMOS ESCLARECER!
DE UMA MANEIRA BEM TRANQUILA, VOLUME É UMA GARRAFA VAZIA E CAPACIDADE É A QUANTIDADE DE LÍQUIDO QUE ESTA GARRAFA É CAPAZ DE RETER. VEJA O ESQUEMA NA IMAGEM A SEGUIR:
VOCÊ JÁ CONHECE SOBRE:
- METRO LINEAR (COMPRIMENTO) E
- METRO QUADRADO (COMPRIMENTO X LARGURA),
- O METRO CÚBICO É ASSOCIADO A TRÊS DIMENSÕES: ALTURA X COMPRIMENTO X LARGURA, OU SEJA, O VOLUME.
AS FIGURAS TRIDIMENSIONAIS SÃO CHAMADAS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E OCUPAM UM LUGAR NO ESPAÇO E ESTÃO POR TODA PARTE. EM CASA: COPOS, CAIXAS; NAS CONSTRUÇÕES: PRÉDIOS, CASAS E MONUMENTOS DE NOSSA CIDADE.
AS UNIDADES DE VOLUME MAIS UTILIZADAS SÃO O METRO CÚBICO (m3), O DECÍMETRO CÚBICO (dm3) E O CENTÍMETRO CÚBICO (cm3), E AS MEDIDAS DE CAPACIDADES SÃO O LITRO (l) E O MILILITRO (ml).
PROCURA AI ONDE VOCÊ ESTIVER UM TALÃO DA EMPRESA DE SANEAMENTO, DA SANEAGO, E LOCALIZE OS DADOS DE CONSUMO FATURADO.
VEJA NA IMAGEM A SEGUIR:
O CONSUMO FATURADO ESTÁ NA UNIDADE DE VOLUME – METROS CÚBICOS (m3).
VAMOS ENTENDER ISSO!
PRA COMEÇAR, VAMOS SABER AS RELAÇÕES ENTRE AS MEDIDAS DE VOLUME E DE CAPACIDADE:
1 METRO CÚBICO (m³) CORRESPONDE À CAPACIDADE DE 1000 LITROS.
1 DECÍMETRO CÚBICO (dm³) CORRESPONDE À CAPACIDADE DE 1 LITRO.
1 CENTÍMETRO CÚBICO (cm³) CORRESPONDE À CAPACIDADE DE 1 MILILITRO (ml).
ATIVIDADE 2
CONSIDERE UMA CAIXA D’ÁGUA COM 1m DE LADO. QUAL SUA CAPACIDADE?
PARA RESOLVER ESTA QUESTÃO VOCÊ PRECISA SABER QUE:
AGORA, VOLTANDO À FATURA DA SANEAGO, O CONSUMO FOI DE 11m3, O QUE EQUIVALE A 11.000 LITROS DE ÁGUA/MÊS, OU SEJA, 11 CAIXAS D’ÁGUA DE 1.000LITROS. MUITA COISA NÃO É MESMO?
ASSIM, TODA FORMA PARA SE OBTER UM CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA VALE A PENA.
COLETAR ÁGUAS DAS CHUVAS PARA SERVIÇOS ROTINEIROS EM CASA, COMO LIMPAR OS PISOS, BANHEIROS OU REGAR AS PLANTAS. MAS, CUIDADO COM A ÁGUA PARADA, AMBIENTE PERFEITO PARA PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE.
NÃO PODEMOS TAMBÉM NOS ESQUECER DE CUIDARMOS DAQUELES VAZAMENTOS DIÁRIOS.
ATIVIDADE 3
UMA TORNEIRA QUE PINGA A UMA VAZÃO DE 1 GOTA POR SEGUNDO, DESPERDIÇA O SUFICENTE PARA NUTRIR UMA PESSOA ADULTA POR DIA.
É ISSO MESMO!
FAZENDO UMA CONTA BREVE:
ERCEBEU ENTÃO: A MATEMÁTICA PRESENTE NO SEU DIA-A-DIA PODE SER UM ELEMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO BEM EFETIVO QUE, NO FINAL DAS CONTAS AJUDA TANTO O PLANETA COMO O SEU BOLSO.
VEJA A SEGUIR ALGUMAS DICAS PRESENTE NO SITE NA SABESP – COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DE SÃO PAULO:
DICA 1: UM BANHO DE 15 MINUTOS COM REGISTRO MEIO ABERTO, CONSOME CERCA DE 135 LITROS DE ÁGUA, OU SEJA, 270 GARRAFINHAS DE 500ml DE ÁGUA, ESSAS QUE A GENTE COMPRA NOS SINALEIROS. REDUZINDO O TEMPO DE BANHO PARA 5 MINUTOS VOCÊ GASTARÁ CERCA DE 45 LITROS, UMA ECONOMIA DE 90 LITROS DE ÁGUA.
DICA 2: AO ESCOVAR OS DENTES NÃO FIQUE COM A TORNEIRA ABERTA, SENÃO O GASTO SOBRE PARA CERCA DE 2,5 LITROS DE ÁGUA NESTA HIGIENIZAÇÃO.
DICA 3: USE A ÁGUA QUE SOBROU DA LAVAÇÃO DE ROUPA PARA JOGAR NAS CALÇADAS E ÁREA EXTERNAS.
GENTE, EU FIQUEI REALMENTE IMPRESSIONADA COM ESTES NÚMEROS, POIS COMO A ÁGUA É TÃO FÁCIL NA TORNEIRA, A GENTE ESQUECE DO CAMINHO QUE ELA PERCORREU PARA CHEGAR ATÉ NOSSA CASA E REALMENTE, NOS DESCUIDAMOS DESTA ECONOMIA PARA O PLANETA.
GOSTEI DEMAIS DESTA AULA E ESPERO QUE VOCÊ TAMBÉM TENHA REPENSADO SEUS HÁBITOS E PRINCIPALMENTE, TENHA APRENDIDO OS CÁLCULOS PARA ECONOMIZAR EM METROS CÚBICOS NA SUA CONTA DE ÁGUA.
E PARA FINALIZAR COM CHAVE DE OURO, CONVIDAMOS A GABRIELA PRA TOCAR PRA VOCÊ A MÚSICA “SE ESSA RUA FOSSE MINHA”.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | MATEMÁTICA (EAJAMA0217) DESCREVER CARACTERÍSTICAS DE ALGUMAS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS PRESENTES EM OBJETOS E/OU EM SUAS REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS.(EAJAMA0221) RECONHECER QUE O RESULTADO DE UMA MEDIDA DEPENDE DA UNIDADE DE MEDIDA UTILIZADA E QUE O RESULTADO DE UMA MEDIDA PODE APRESENTAR VARIAÇÃO SIGNIFICATIVA EM UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADA. (EAJAMA0309) RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA, ENVOLVENDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS. CIÊNCIAS DA NATUREZA (EAJACI0303) RECONHECER QUE AS AÇÕES DOS SERES HUMANOS INTERFEREM NO CICLO HIDROLÓGICO E COMPARTILHAR REFLEXÕES PARA A CONSERVAÇÃO DA ÁGUA EM CASA, NA ESCOLA E NO TRABALHO. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).