Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 01 de Junho de 2021 (Terça-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta aula será identificado e discutido o significado de Renascimento cultural e apontar as causas da Reforma religiosa: a cristandade fragmentada. Será utilizado textos, imagens, vídeos e atividades para que se chegue a estes objetivos.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo: Humanismos, renascimentos e reforma.
Humanismos e Renascimentos
Para começar esta aula vamos buscar o significado da palavra Renascimento: Ação de renascer, de nascer novamente, de dar nova vida, existência ou vigor a.
Disponível em: https://www.dicio.com.br/renascimento/ acesso em 22 abril 2021.
Sobre o Conceito de Renascimento, (MARCONDES, 2016 p.1) :
“[…]Foi Giorgio Vasari em sua obra “Vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos (1550) quem primeiro empregou o termo “Renascimento” (rinascitá) para designar a retomada do estilo clássico na pintura – pelo pintor Giotto (séc. XIV), influenciando um novo estilo, que rompe com a arte gótica, característica do final do período medieval. […] O conceito de Renascimento designando um período histórico, intermediário entre o medieval e o moderno, e abrangendo os sécs. XV a XVI origina-se, entretanto, da obra do historiador da arte Jacob Burkhardt, A civilização do Renascimento na Itália (1860).
[…] O Renascimento, fiel a sua valorização dos clássicos, foi buscar o lema do humanismo no filósofo grego da sofística, Protágoras, […] “o homem é a medida de todas as coisas.” […] Assim […] o humanismo renascentista retoma a herança greco-romana como base da nova identidade cultural. […]”
O Renascimento então foi um movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa).
Analisemos algumas de suas diferenciações entre a forma de pensar na Idade Média e no Período Renascentista e também algumas das características mais importantes do Renascimento por meio de uma tabela comparativa.
Observem agora características do movimento renascentista na Arte: escultura.
Anjo escultura Idade Média
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/anjo-escultura-a-idade-m%C3%A9dia-679161/>. Acesso em: 22 abril 2021.
O classicismo ao qual os renascentistas recorrem é um estilo bastante detalhista quanto às técnicas e às formas, e que seu realismo e o nu (em contraposição à estética medieval chapada) mexia com a emoção do espectador tamanha a capacidade dos artistas em dar volume, forma e simetria ao homem sob a luz da máxima perfeição.
Por fim que todos os detalhes que veem eram esculpidos à mão, estes especialmente em mármore – seu entalhe era realizado com técnicas delicadíssimas, e que não havia energia elétrica, máquinas de corte a laser ou outros instrumentos além dos manuais. Que eram caríssimos os blocos em que trabalhavam e que o trabalho neles era muitas vezes definidos por meio de conselhos onde se escolhia quem seria o artista ideal para realizar a encomenda.
Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcMJWMWKUVY88XDvCAYAhyaefmwSkdq5DzkWKtQfzWwKUuvfZTjtsasT4sWP/his7-04und-03-fonte-visual-3-pieta-michelangelo.pdf>. Acesso em: 24 abril 2021.
Características do movimento renascentista na Arte: na Arquitetura.
Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3E8X4j64prxKhXB8y38QaVARCDNNXTrxRuMqgCkAV65EM5WmyeZgcwuqAq3S/his7-04und04-fonte-visual-4-gotico-catedral-notre-dame-de-paris.pdf>. Acesso em: 24 abril 2021.
Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/btuDthMvVVHfu483v4cm7H3HgNQ6N2CGy3g8W6m6ejkr5gtcUQGucUfWwu87/his7-04und04-fonte-visual-5-renascentista-catedral-san-lorenzo.pdf>. Acesso em: 24 abril 2021.
Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hR8ukPEvjHHfyJ8D6Z2jzBvz5QC5tQpxWgEeaMQpnUxYDjH3azHWnfbvZnUF/his7-04und04-fonte-visual-6-ecletico-palacio-tiradentes-alerj.pdf>. Acesso em: 24 abril 2021.
Características do movimento renascentista: Revolução Científica:
É preciso compreender e acima disso apreender a importância da chamada Revolução Científica para nossa sociedade atual. Compreender como se deu essa revolução, seus desdobramentos e consequências.
Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/6207/revolucao-cientifica>. Acesso em: 22 abril 2021.
As sociedades elaboram teses sobre vários assuntos e formas, mas no período renascentista acontece uma renovação no modo de explicar o que é verdade. A confirmação delas se dá por meio de evidências inquestionáveis: tem-se uma pergunta inicial, depois criam-se hipóteses que são examinadas pela observação e comprovadas ou não pela experimentação, e que a solução de uma confirmação e a transformação da teoria em tese. E neste método de investigação usado a incerteza é um elemento importante para o homem poder englobar a realidade.
Disponível em: DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.pp. 90-91.
NICOLAU COPÉRNICO: teoria heliocêntrica;
JOHAN KEPLER: órbitas elípticas dos planetas;
GALILEU GALILEI: confirmação da teoria heliocêntrica;
ANDRÉ VESÁLIO: “pai” da moderna anatomia;
MIGUEL SERVET e WILLIAM HARVEY: mecanismo de circulação sanguínea;
GIORDANO BRUNO: afirmou que o universo não era estático e a Terra não era o centro dele. Foi queimado na fogueira a mando da Inquisição.
Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6xD9vy2UMMqMctG75rC3fHJUb3UmMmJdmVqxUUuT9pFjKxx5yEFAkj8ybBv8/his7-04und-05-contextualizacao-as-teorias-de-giordano-bruno.pdf>. Acesso em: 22 abril 2021.
Para não ser morto Copérnico renuncia sua teoria e Giordano morre na fogueira por não fazer o mesmo. Ainda que a perseguição fosse grande, houve quem se mantivesse firme sobre suas ideias, desafiando o poder absoluto da Igreja A repressão e as mortes não foram suficientes para que se detivesse o surgimento de outra forma de ver e perceber o mundo.
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada
Movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs.
Antecedentes/Causas:
Corrupção do clero e afastamento de seus membros das concepções originais do cristianismo (humildade, fraternidade, caridade).
- Venda de indulgências.
- Venda de relíquias sagradas.
- Venda de cargos no clero.
Fortalecimento da burguesia X condenação do lucro pela Igreja.
Fortalecimento das monarquias nacionais X poder clerical + abundância de terras da Igreja.
Renascimento cultural (questionamento de alguns valores tipicamente medievais).
Leitura e interpretação da Bíblia restrita aos membros do clero (Bíblia só em latim).
O Luteranismo – ALE:
Martinho Lutero (monge agostiniano) critica costumes clericais (luxo, corrupção…).
O Calvinismo – SUI:
João Calvino (francês influenciado por Lutero, radicado na Suíça).
O Anglicanismo – ING:
Atrito entre o rei da Inglaterra e o papa.
Henrique VIII* (ING) X Clemente VII (Papa).
Interesse do rei em terras eclesiásticas.
Negação do papa para o rei conseguir anulação de seu casamento com Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena.
Ato de Supremacia: Rei = chefe da Igreja na ING
A Contrarreforma
Inconformados com a grande aceitação das ideias de Lutero na Europa, a Igreja Católica iniciou uma reação, que ficou conhecida como Contrarreforma. Assim, as principais autoridades católicas participaram de reuniões, entre 1545 e 1563, para discutir formas de combater o movimento protestante e reavaliar a conduta dos líderes do catolicismo.
Esses encontros ocorreram na cidade italiana de Trento, por isso ficaram conhecidos como Concílio de Trento.
O Concílio de Trento (1545 – 1563): reafirmação dos dogmas do catolicismo, criação de seminários e do catecismo, criação do INDEX, reativação dos Tribunais do Santo Ofício.
Companhia de Jesus (Inácio de Loyola – ESP): ordem dos jesuítas, busca de novos fiéis (América), educação e catequese. Tribunais do Santo Ofício ou da Santa Inquisição: tribunais religiosos que julgavam e condenavam “hereges” ou “infiéis” (não católicos) com extrema violência. Atuaram principalmente na ESP, POR e ITA.
Disponível em: DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.p. 119.
Revisão da aula (Pontos importantes)
• O Renascimento foi um movimento que buscou rever as concepções medievais europeias do mundo.
• Após se desenvolver na região da Itália, o Renascimento se difundiu para outras regiões europeias, gerando transformações nas produções artísticas do período.
• Os humanistas utilizavam diversos valores da Antiguidade clássica como referências para seus estudos.
• O movimento renascentista provocou grandes transformações em diversas áreas, entre elas a ciência e a arte.
• O movimento da Reforma chegou ao Brasil ainda no século XVI, com os calvinistas.
• A Contrarreforma foi uma reação da Igreja Católica contra o avanço do protestantismo.
• A Inquisição, tribunal da Igreja Católica durante a Contrarreforma, atuou na Europa e em outros continentes, atingindo inclusive o Brasil.
Atividades
Questão 1 – Explique por que os filósofos do século XVI chamavam de Renascimento a época em que estavam vivendo.
Questão 2 – O que é um mecenas? Qual sua importância no Renascimento?
Questão 3 – Cite algumas conquistas científicas da época do Renascimento.
Questão 4 – O que é heliocentrismo?
Questão 5 – Caracterize Reformas Religiosas.
Questão 6 – O que foi a Contrarreforma?
Questão 7 – Explique o que foi a Inquisição.
Habilidades estruturantes: | (EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. (EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América. |
Referências: | BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015. DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. MARCONDES, Danilo. As origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade. Ed. Zahar, São Paulo: 2016, 23 páginas. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BRGZmz3Uasacru7Xb6EdqrywhK8ucy62urMK9bjAgNA6MxVyQ4ta8t6nJN5C/his7-04und-01-atividade-i-sobre-o-conceito-de-renascimento.pdf>. Acesso em 22 abril 2021. |