Olá, estudante! Esta videoaula de Educação Física – para 8ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 04/06/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta videoaula de hoje, vamos saber um pouco mais sobre as lutas, vivenciar uma dinâmica que enfatiza alguns fundamentos dessa prática corporal e dialogar sobre as questões geracionais, de gênero e preconceito no contexto dessas práticas.
Assista à videoaula abaixo com a temática LUTAS
Na videoaula acima, aprendemos que lutas são práticas corporais compostas por combates onde são empregadas técnicas e estratégias de ataque e defesa pessoal, que visam desequilibrar, atingir ou excluir o outro lutador de um espaço determinado.
Compreendemos que as lutas além de prática esportiva e de autodefesa, é de formação humana, pois ensinam valores sociais e morais que têm como base o autocontrole, a disciplina e o respeito.
Entendemos que essa formação humana nos possibilita refletir sobre o simbolismo de lutar, ou seja, ver a luta em um contexto histórico de lutar por seus direitos e contra os preconceitos e desigualdades, entre tantas outras lutas do nosso dia a dia, inclusive pela sobrevivência.
Dialogamos sobre as diversas questões geracionais e de gênero no contexto das lutas, em especial quando envolvem a prática por parte das mulheres. Pontuamos que essas indagações, geralmente, são preconceituosas e ofensivas, que precisamos superá-las e não reproduzi-las, afinal, as lutas são práticas corporais para todos, independente de gênero.
ATIVIDADE 1
Vivencie com seus familiares a dinâmica “Quero ficar/Quero sair”, proposta na videoaula do Professor Luciano. Essa vivência oportuniza desenvolvimento afetivo, social e motor, como a reação a determinadas atitudes, postura social, socialização, perseverança, respeito, determinação, bem como o controle do tônus muscular e melhora do equilíbrio. Muitos benefícios não é mesmo?! Então pratique sempre que puder e divirta-se!
ATIVIDADE 2
Acesse o link abaixo e leia o texto “Principais lutas e conquistas das mulheres ao longo da História”. Posteriormente, baseado na sua realidade social, na videoaula do Professor Luciano e no texto mencionado nessa atividade, faça uma redação falando sobre as conquistas e dificuldades ainda encontradas pela mulher no mundo de hoje, e sugira atitudes e ações para que a igualdade de gênero seja alcançada de fato.
Referencial Bibliográfico | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiás. Documento Curricular para Goiás. cee.go.gov.br, 2021. Disponível em: <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Documento-Curricular-para-Goi%C3%A1s.pdf> acesso em 15/02/2021. Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte. Documento Curricular Goiânia Eaja 2021. Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte. Matriz Estruturante Eaja 2021. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0829) Dialogar e vivenciar lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural. (EAJAEF0835) Valorizar as transformações históricas dos padrões de força, saúde e beleza no contexto das lutas. (EAJAEF0837) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero presentes nas lutas, propondo compreensão e superação dos mesmos. |
Arte | (EAJAAR0812) Identificar, analisar criticamente e valorizar as distintas matrizes estéticas e culturais locais, regionais, nacionais e universais, refletindo sobre seus diferentes contextos, concepções e conexões; articulando os conhecimentos e impressões adquiridos à realidade cotidiana. |