You are currently viewing Educação Física: ESPORTES E MUNDO DO TRABALHO

Educação Física: ESPORTES E MUNDO DO TRABALHO

Olá, estudantes! Esta videoaula de Educação Física – para 7ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 04/06/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, iremos compreender o que é esporte e suas formas de prática, analisar o esporte como espelho da sociedade e refletir sobre a relação do esporte com o mundo do trabalho.

Fonte: pixabay.com

Assista à videoaula abaixo com a temática:    ESPORTES E MUNDO DO TRABALHO

Eaja – Educação Física – 7ª Série – Aula 3

Na videoaula acima, aprendemos que o esporte é uma prática corporal competitiva, com regras oficiais e campeonatos elaboradas por uma federação esportiva, que objetivam a performance e a vitória.

Entendemos que os esportes foram criados logo após a Revolução Industrial, sendo que muitas características do mundo do trabalho que surgiram nesse período, principalmente o que tange a divisão do trabalho, se refletiram nessas práticas corporais.

Compreendemos que no esporte, a divisão do trabalho acontece quando o objetivo é a performance, porém, também reconhecemos que o esporte não precisa ser praticado somente em busca do rendimento, sua prática também pode ser voltada para o lazer, educação e promoção de saúde, mantendo-se as características formais das ações, mas adaptando espaço, número de jogadores, regras e tempo, aos interesses dos praticantes.

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo abaixo e aprecie os melhores momentos de um jogo de basquete. Posteriormente, baseado nesse vídeo e na videoaula do Professor Luciano, chame seus familiares de seu convívio diário e divirtam-se jogando basquete. Adapte as regras de acordo com sua realidade.

Champions League de Basquete – Melhores Momentos – Flamengo 66 x 64 Instituto Córdoba (ARG) – Canal: FLA TV – Disponível: (2) Champions League de Basquete – Melhores Momentos – Flamengo 66 x 64 Instituto Córdoba (ARG) – YouTube

ATIVIDADE 2

O esporte é influenciado por questões econômicas, políticas, sociais e culturais, como vimos um exemplo na videoaula do Professor Luciano, sobre a relação dessa prática corporal com o mundo do trabalho. Porém, o esporte também exerce influência, como:

Você concorda com essa afirmação? A prática esportiva recreativa faz parte de sua realidade social? Se a resposta for sim, escreva em seu caderno, os benefícios que conseguiu com essa prática, mas se a resposta for negativa, aponte os fatores que impedem você de vivenciar o esporte como forma de lazer.

Referencial Bibliográfico BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiás. Documento Curricular para Goiás. cee.go.gov.br, 2021. Disponível em: <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Documento-Curricular-para-Goi%C3%A1s.pdf> acesso em 15/02/2021.
Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte. Documento Curricular Goiânia Eaja 2021.
Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte. Matriz Estruturante Eaja 2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0610) Vivenciar e fruir diferentes modalidades esportivas.
(EAJAEF0611) Compreender e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas.
(EAJAEF0612) Compreender e relacionar os aspectos sociais, econômicos e políticos com o esporte no contexto atual.
Geografia(EAJAGE0606) Compreender as diferentes divisões do trabalho desde as primeiras normatizações sociais no Mercantilismo até o atual modelo capitalista.