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Língua Portuguesa – Gêneros textuais: diário e autobiografia

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o Agrupamento H (8º ano) do Ciclo da adolescência foi veiculada na TV no dia 26/05/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


O relato é a apresentação, oral ou escrita, de experiências humanas vivenciadas que podem ser do tempo presente ou do tempo da memória. Estude um gênero do âmbito do relatar: o diário. Bons estudos!

Assista a videoaula a seguir com a temática: Gêneros textuais diário e autobiografia

Agrupamento H|8º ano|Ciclo da Adolescência |Língua Portuguesa | Prof. Marlon Cássio Gomes dos Santos

Nesta aula você irá estudar dois gêneros do âmbito do relatar, isto é, textos em que alguém relata algum acontecimento.

O relato é a apresentação, oral ou escrita, de experiências humanas vivenciadas que podem ser do tempo presente ou do tempo da memória: diários, testemunhos, autobiografia, notícia, reportagem, crônicas jornalísticas, relato histórico, biografia, entre outros.

Na maior parte das vezes, os relatos são feitos a partir de situações verídicas, isto é, não são fictícios ou fantasiosos. É o caso da notícia, por exemplo. No entanto, há autores que utilizam a escrita em forma de relato para produzir textos de ficção como, por exemplo, um diário. Este gênero registra fatos e comentários da vida de seu produtor. Estude um gênero do âmbito do relatar: o diário.

Leia o texto abaixo:

Sexta-feira, 21 de agosto de 1942

Querida Kitty,

Agora nosso Anexo Secreto tornou-se realmente secreto. Como tantas casas estão sendo revistados em busca de bicicletas escondidas, o Sr. Kugler achou que seria melhor construirmos uma estante de livros na frente da entrada de nossa Esconderijo. O Sr. Voskuijl fez o trabalho de carpintaria. (O sr. VOSKUIJL ficou sabendo que nós sete estamos escondidos, e tem ajudado muito.)

Agora, sempre que queremos descer, temos de nos abaixar e depois saltar. Depois dos primeiros três dias estávamos todos com galos na testa de tanto bater a cabeça no portal. Peter acolchoou-o, pregando no batente uma toalha cheia de serragem. Veremos se ajuda!

Não estou fazendo muito trabalho de escola. Me dei férias até setembro. É quando papai quer começar a me dar aulas, mas primeiro teremos de comprar todos os livros.

Há pouca mudança em nossa vida aqui. O cabelo de Pete foi lavado hoje, mas isso não é nada especial. O Sr. Van Daan e eu estamos sempre nos desentendendo. Mamãe sempre me trata como um bebê, o que não consigo suportar. Quanto ao resto, as coisas vão melhorando. Não acho que Peter esteja ficando melhor. Ele é um garoto antipático que fica na cama dia inteiro, somente se levantando para fazer um pouco de trabalho de carpintaria antes de voltar ao cochilo. (…)

Está fazendo um dia lindo lá fora, bonito e quente, e a despeito de tudo nós aproveitamos ao máximo o tempo deitando na cama dobrável no sótão.

Sua Anne

Anne Frank. Tradução de Alves Calado. O diário de Anne Frank. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 39. (Fragmento)    

O trecho que você acabou de ler faz parte do “Diário de Anne Frank”, escrito por uma adolescente chamada pelo mesmo nome. Ela havia ganhado um diário de presente, em seu 13º aniversário, em 12 de julho de 1942. Nessa época, estava em curso a Segunda Guerra Mundial. Anne e sua família eram judeus. Eles sofreram com a perseguição nazista e tiveram que viver escondidos no sótão de um prédio, em Amsterdã, na Holanda, para não serem capturados e enviados ao campo de extermínio. Sua família ficou cerca de dois anos e meio escondidos, isolados, mas acabaram sendo descobertos pela polícia secreta alemã e mortos, exceto seu pai, que publicou diário da filha, depois da guerra.  

Perceba que o diário é um gênero textual cujo leitor, quase sempre, é o autor que relata seu próprio cotidiano.

Observe as características composicionais do diário:

  • O diário é um texto narrativo de caráter pessoal, em que registramos, relatamos fatos de nosso cotidiano, nossas ideias e emoções e, também, até mesmo segredos;
  • Em geral, a página do diário apresenta data, mesmo quando o texto não é muito longo;
  • Em seguida, apresenta-se o vocativo, isto é, a quem o autor se dirige (que nem sempre é real, normalmente, é o próprio diário);
  • No corpo do texto, ou seja, nos parágrafos seguintes, o escritor do diário relata fatos que estão acontecendo no seu dia a dia, seu cotidiano, logo, a narrativa acontece em 1ª pessoa;
  • A linguagem empregada em um diário depende bastante do contexto em que ele aparece, mas, geralmente, a linguagem é um pouco mais informal;
  • As ações descritas em um diário costumam estar no tempo presente e no pretérito perfeito do indicativo, uma vez que os fatos ainda estão em curso ou aconteceram em um passado recente;
  • Assim como em uma carta, ao final de uma página de diário, seu produtor se despede de seu interlocutor e assina o diário;
  • Há vários tipos de diários: diário íntimo/pessoal, diário de viagem, diário de leitura, diário ficcional, diário de campo, por exemplo; 
  • O diário ficcional se parece muito com o diário pessoal, mas quem escreve é um escritor profissional e quem narra os acontecimentos e fala de seus sentimentos é um personagem criado por ele;
  • O objetivo do diário pessoal não é ser publicado, desse modo, ele pode ser mais informal, por exemplo. Já o diário ficcional, costuma ter fins comerciais e há por trás dele uma estratégia de escrita pensada pelo escritor.   

Agora, que você está por dentro da estrutura do diário, faça a atividade!

Atividade

Continuação de um diário ficcional

Leia a seguir o trecho de um diário cujo autor é Marcos Vinícius, um adolescente que vive certos problemas familiares.

O Diário de Marcos Vinícius

…Agora que comecei a escrever, acho que até é bom a gente conversar com um pedaço de papel. Pode dizer tudo que quer sem medo de levar bronca, a tinta vai correndo e sai uma porção de coisas que são se tem coragem de contar nem pro maior amigo. E o mais engraçado, é que as ideias vão se ligando umas às outras como numa novela de televisão. O principal é esconder bem esse diário.  Maria Alice do Nascimento e Silva Leuzinger.

O diário de Marcos Vinícius. São Paulo: Clube do Livro, 1987, p. 9. (Fragmento)

O parágrafo acima poderia ser a introdução do diário. A partir desse início, você poderá contar fatos importantes ocorridos na vida de Marcos Vinícius, ou ainda relatar o cotidiano do jovem. Observe o tipo de linguagem e empregue a 1ª pessoa. Se quiser, coloque outro título no diário, um vocativo depois da data e, no final, a assinatura.


Habilidades (EF69LP47-B) Perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto, indireto e indireto livre), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
ReferênciasSarmento, Leila Lauar. Oficina de redação. 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2012
https://www.todamateria.com.br/genero-textual-diario/ 

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).