Olá, educando (a)!Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 31/05/2021 (SEGUNDA-FEIRA). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
PRECISAMOS DE ENERGIA PARA O FUNCIONAMENTO DE QUASE TUDO AO NOSSO REDOR, DESDE O TRANSPORTE QUE UTILIZAMOS PARA NOS LOCOMOVER ATÉ O ACENDIMENTO DAS LÂMPADAS DA SUA CASA OU PARA O FUNCIONAMENTO DE APARELHOS ELETRÔNICOS. MAS COMO É PRODUZIDA TANTA ENERGIA? NÓS UTILIZAMOS A CHAMADA ENERGIA LIMPA? NA AULA DE HOJE BUSCAREMOS RESPONDER ESSES E OUTROS QUESTIONAMENTOS.
https://cdn.pixabay.com/photo/2014/10/26/15/25/pylon-503935_960_720.jpg
Assista a videoaula abaixo, com a temática: Fontes de energia renováveis
O QUE SÃO FONTES DE ENERGIA?
AS FONTES DE ENERGIA SÃO OS RECURSOS UTILIZADOS PARA OBTENÇÃO DA ENERGIA QUE NECESSITAMOS NAS DEMANDAS DA SOCIEDADE. ELAS PODEM SER RENOVÁVEIS OU NÃO RENOVÁVEIS. ATUALMENTE AS MAIS UTILIZADAS SÃO AS FONTES NÃO RENOVÁVEIS QUE ALÉM DE SEREM RECURSOS QUE PODEM ACABAR NA NATUREZA, TAMBÉM GERAM GRANDE IMPACTO AMBIENTAL SEJA PELA POLUIÇÃO OU PELA DEGRADAÇÃO QUE PRODUZEM.
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS
- ENERGIA HÍDRICA
NO BRASIL, A MAIOR PARTE DE NOSSA ENERGIA RESIDENCIAL E COMERCIAL É PROVENIENTE DAS USINAS HIDRELÉTRICAS, QUE UTILIZAM A ÁGUA PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA, SENDO CONSIDERADA UMA FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/01/15/18/53/itaipu-600679_960_720.jpg
PORÉM, APESAR DISSO, AS HIDRELÉTRICAS POSSUEM ALGUMAS DESVANTAGENS AMBIENTAIS E SOCIAIS DEVIDO A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DE GRANDES RESERVATÓRIOS DE ÁGUA QUE ACABAM CAUSANDO GRANDES ALTERAÇÕES NOS ECOSSISTEMAS ONDE SÃO IMPLANTADAS.
- ENERGIA EÓLICA
NESSA MODALIDADE O VENTO É UTILIZADO COM GERADOR DE ENERGIA ATRAVÉS DE EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS COMO OS MOINHOS
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2013/06/07/09/59/cape-ortegal-117601_960_720.jpg
ENTRE AS DESVANTAGENS MAIS SIGNIFICATIVAS NA UTILIZAÇÃO DESSE TIPO DE ENERGIA, ENCONTRA-SE A INDISPOSIÇÃO DO VENTO NA FREQUÊNCIA ESPERADA PARA ATENDER DETERMINADA DEMANDA.
- ENERGIA SOLAR
ENERGIA PROVENIENTE DO SOL, ONDE OS PAINÉIS SOLARES CAPTAM A LUZ SOLAR GERAM ENERGIA E ENVIAM PARA UM INVERSOR QUE O TRANSFORMA NA ENERGIA QUE UTILIZAMOS NO DIA A DIA.
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/11/11/17/08/solar-system-2939560_960_720.jpg
O BRASIL É UM PAÍS COM ALTÍSSIMO POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DESSA MODALIDADE DE ENERGIA, SEGUNDO O INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE), O TERRITÓRIO BRASILEIRO RECEBE MAIS DE 2200 HORAS ANUAIS DE INSOLAÇÃO, O QUE EQUIVALE A 15 TRILHÕES DE MEGAWATTS. A ENERGIA SOLAR APRESENTA BASTANTE EFICIÊNCIA, SEM EMISSÕES DE POLUENTES, REPRESENTANDO UMA IMPORTANTE ALTERNATIVA À DEMANDA ENERGÉTICA DO NOSSO PAÍS, PORÉM AINDA POSSUI UM CUSTO ELEVADO NÃO SE TORNANDO ACESSÍVEL PARA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO.
AGORA É COM VOCÊ!
Atividade 1
VOCÊ JÁ REPAROU QUE NA SUA CONTA DE ENERGIA EXISTEM AS BANDEIRAS TARIFÁRIAS VERMELHA, VERDE E AMARELA? ESSAS BANDEIRAS SÃO DEFINIDAS EM CADA MÊS E DE ACORDO COM A COR DA BANDEIRA INCIDEM ACRÉSCIMOS NA TARIFA. ISSO OCORRE DE ACORDO COM A UTILIZAÇÃO OU NÃO DAS USINAS TERMELÉTRICAS QUE POSSUEM UM CUSTO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA MAIS CARO QUE AS HIDRELÉTRICAS. NO ENTANTO NOS MESES QUE CHOVE POUCO E O NÍVEL DOS RESERVATÓRIOS DIMINUI ISSO SE FAZ NECESSÁRIO
BANDEIRA VERDE | SEM ACRÉSCIMOS |
BANDEIRA AMARELA | R$1,35 PARA CADA 100 KWH |
BANDEIRA VERMELHA | R$4,17 PARA CADA 100 KWH |
CONSIDERANDO VALORES APROXIMADOS A BANDEIRA VERMELHA REPRESENTA O DOBRO OU TRIPLO DA BANDEIRA AMARELA? É NECESSÁRIO FICARMOS ATENTOS ÀS BANDEIRAS TARIFÁRIAS?
Atividade 2
NA CASA DO SR ANTÔNIO FICOU CONSTATADO QUE 50%, OU SEJA, METADE DA SUA CONTA DE ENERGIA ERA PROVENIENTE DO GASTO COM OS CHUVEIROS ELÉTRICOS DE SUA CASA. SABENDO DISSO ELE INVESTIU NUM SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR RESIDENCIAL, DEIXANDO DE UTILIZAR OS CHUVEIROS ELÉTRICOS. SE ANTERIORMENTE ELE PAGAVA EM TORNO DE R$250,00 EM SUA CONTA DE ENERGIA, APÓS O NOVO SISTEMA, QUANTO PAGARÁ?
ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0115) Relacionar a ideia de dobro com metade, triplo com terça parte, em situações cotidianas. (EAJAMA0208) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas e elementos apresentados em disposição retangular.(EAJAMA0142) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. (EAJACI0217) Reconhecer o Sol como fonte de energia limpa, segura e renovável. (EAJACI0203) Reconhecer os diversos usos dos materiais e relacionar com a qualidade de vida e do ambiente. |