Olá, educando (a)!Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 26/05/2021 (Quarta-feira).
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM POR AÍ? QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊS!
HOJE, IREMOS ESTUDAR E COMPREENDER OS CONCEITOS BÁSICOS DA SUBTRAÇÃO E VER ALGUMAS IDEIAS DE COMO RESOLVER.
A VIDEOAULA ESTÁ MUITO DIVERTIDA E INTERESSANTE.
ENTÃO, ESTÃO PREPARADOS?
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
ATIVIDADE 1
APRENDEMOS NA VIDEOAULA QUE:
- AGORA É COM VOCÊ! CRIE UM PROBLEMA PARA SER RESOLVIDO COM A SUBTRAÇÃO. USE A IMAGINAÇÃO E AS IDEIAS DE DIMINUIR, RETIRAR, ELIMINAR. DEPOIS APRESENTE PARA QUEM CUIDA DE VOCÊ E/OU ENVIE PARA SEUS PROFESSORES.
ATIVIDADE 2
ATRAVÉS DA MÁQUINA DE SUBTRAIR QUE VOCÊ VIU NA VIDEOAULA, FICOU FÁCIL DE CONSEGUIR EFETUAR AS CONTINHAS DE SUBTRAÇÃO. SE VOCÊ NÃO TEM UMA MÁQUINA DE SUBTRAIR, PODEMOS USAR DIVERSOS MATERIAIS PARA FACILITAR A CONTAGEM, COMO OBJETOS, BRINQUEDOS ENTRE OUTROS. USANDO ESSA IDEIA, COM SEUS BRINQUEDOS RESOLVA O PROBLEMINHA ABAIXO:
ANDRÉ TINHA 18 BOLINHAS DE GUDE, DURANTE A COMPETIÇÃO ELE PERDEU 15. COM QUANTAS BOLINHAS ANDRÉ FICOU?
ATIVIDADE 3
RESOLVA ESTE DESAFIO.
A BAILARINA CONSEGUIU RESOLVER A SUBTRAÇÃO E CHEGOU AO RESULTADO 106, AGORA AJUDE O JOGADOR A CONSEGUIR CHEGAR AO MESMO RESULTADO 106, USANDO OUTROS NÚMEROS:
RELEMBRANDO!
- APRENDEMOS QUE A SUBTRAÇÃO É A IDEIA DE RETIRAR DIMINUIR ELEMENTOS
- ELA É REPRESENTADA PELO SÍMBOLO ( – )
- OBSERVAMOS SITUAÇÕES EM QUE USAMOS A SUBTRAÇÃO
- ELA PODE SER SUBTRAÇÃO SEM TROCAS E COM TROCAS
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas. (EF03MA06-B) Analisar soluções de problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental. |
Referências: | LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA 3|JOSÉ RUY GIOVANNI JR.| FTD|1ªEDIÇÃO|SÃO PAULO|2018|PÁGINAS 77-78 |