Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o Agrupamento F (6º ano) do Ciclo da adolescência foi veiculada na TV no dia 24/05/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Embora o texto em prosa também possa ser poético, é muito comum associarmos imediatamente esse tipo de texto com o poema: estrutura em versos, com rima, ritmo e métrica.
Estude hoje sobre a letra de canção: um gênero tão conhecido e caracteristicamente poético. Bons estudos!
Assista a videoaula a seguir com a temática texto poético.
Nesta aula você irá estudar um texto poético, uma letra de canção.
A letra de canção, assim como os diversos tipos de poema, possui uma estrutura em versos e estrofes. Em geral, os versos rimam entre si e apresentam estrofes chamadas de refrão, que é aquela parte da música repetida algumas vezes durante sua leitura ou execução. Por ser reproduzida algumas vezes, chama mais atenção do leitor ou ouvinte e é facilmente aprendida.
Leia, a seguir, uma letra de canção. Em seguida, faremos um estudo sobre ela.
Nada tanto assim
Só tenho tempo pras manchetes no metrô
E o que acontece na novela
Alguém me conta no corredor
Escolho os filmes que eu não vejo no elevador
Pelas estrelas que eu encontro
Na crítica do leitor
Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim
Só me concentro em apostilas
Coisa tão normal
Leio os roteiros de viagem
Enquanto rola o comercial
Conheço quase o mundo inteiro por cartão postal
Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal
Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim…
Composição: Bruno Fortunato / Leoni. Kid Abelha. Multishow: Kid Abelha 30 anos, Posto 9 Música, 2012.
Todo texto possui uma voz própria e, no caso do texto poético, essa voz própria do texto pertence ao eu lírico (chamado também de eu poético).
É muito importante que você não confunda a figura do autor com a do eu lírico.
Um homem, por exemplo, pode ser o autor de um poema, mas se expressar como se fosse uma mulher, isto é, usando a voz de um eu lírico feminino. O contrário também pode acontecer.
Nesta letra de canção, é possível perceber que o eu lírico pratica várias ações em espaços diferentes, em espaços de transição, isto é, no metrô, no corredor e no elevador que dão acesso de um lugar para o outro. Isso, revela o constante movimento do eu lírico. Esse constante movimento está associado ao modo como essa pessoa vive e pode ser refletido também em suas ações: concentra-se em apostilas (que são mais resumidas/compactas que livros), sabe o que acontece nas novelas pelo que ouve no corredor (pois não para para assisti-las), conhece quase o mundo inteiro pelo cartão-postal (e não por viajar). A medida que fazemos essa análise, percebemos o sentido que se confirma no refrão “Eu tenho pressa | e tanta coisa me interessa | mas nada tanto assim”. Percebemos que o eu lírico, por ter que fazer tantas coisas ao mesmo tempo, acaba não se aprofundando em nenhuma delas.
Você que nessa letra de música, mais que a diversão que uma canção pode fornecer, ela faz o leitor/ouvinte refletir sobre a forma como as pessoas vivem? Você notou que, de forma poética, a música aborda certos problemas do ser humano? Mesmo apontando essa crítica social, o texto segue com seus elementos poéticos: possui uma estrutura em versos e estrofes, rimas, como em corredor/elevador/leitor, pressa/interessa, normal/comercial/postal/mal. Essas rimas no fim de alguns versos colaboram para a melodia da canção, além de produzir o efeito de ritmo.
Atividade
Questão 1 – Nessa atividade você pôde estudar sobre o texto poético e algumas características básicas sobre ele. Releia a letra dessa canção do Kid Abelha e procure identificar se o eu lírico é feminino ou masculino. Em seguida, justifique sua resposta com trechos do poema.
Questão 2 – Reflita e comente: é possível lermos uma letra de canção como lemos uma notícia de jornal?
Questão 3 – Cite outros gêneros textuais escritos como a letra de canção?
Habilidades | Habilidade estruturante (EF67LP28-C) Apreciar poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, entre outros, levando em conta suportes e características. |
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).