You are currently viewing Língua  Portuguesa  – As Influências sociais e linguísticas dos gêneros digitais

Língua Portuguesa – As Influências sociais e linguísticas dos gêneros digitais

Olá, educando (a)!  Esta videoaula de Língua Portuguesa para a 8ª série da Eaja foi veiculada na tv no dia 27/05/2021 (quinta-feira).  Aqui no portal conexão escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/meios-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-sociais-sil%C3%AAncio-4048121/   acessado em 10/03/2021

A aula de hoje abordará os gêneros digitais. O avanço tecnológico provocou alterações nos meios de comunicação e também na linguagem, o que deu origem aos gêneros digitais. A verdade é que a comunicação na internet acabou criando novos gêneros e alterando outros, comprovando que eles estão a serviço dos falantes e às necessidades de seu tempo.

Quel tal? Vamos aprender um pouco mais sobre os gêneros digitais?

Então pegue seu material e preste bastante atenção às explicações da Professora Regina de Cácia Ramos

Eaja | 8ª Série |Língua Portuguesa |As Influências sociais e linguísticas dos gêneros digitais|Professora Regina de Cácia Ramos

Hoje, iremos estudar e compreender os gêneros digitais, são gêneros textuais que surgiram diante das novas formas comunicação, ou seja, às novas mídias e às inovações na rotina impostas pelo uso da internet, deram origem aos gêneros textuais adaptados em uma nova realidade. Algumas de suas principais características são a produção de textos mais curtos e diretos, o diálogo entre elementos verbais e audiovisuais e a presença de hipertextos. As abreviaturas e a linguagem interativa. São exemplos de gêneros digitais: o e-mail, o currículo web, o Graphics Interchange Format (GIF), o Fanfiction, o blog, o vlog, os links, o podcast, o meme, etc.

Vamos analisar: antes enviávamos cartas, hoje enviamos e-mail, que nada mais é do que uma adaptação virtual que dispensa o papel e a caneta. Se em um passado não muito distante enviávamos mensagens de celular, hoje utilizamos as redes sociais para deixar um recado para nossos amigos. Contudo, é importante observar que, embora os meios tenham sido modernizados, a estrutura da comunicação e a forma com a qual nos expressamos continuam seguindo parâmetros que estabelecem uma relação dialógica com formas textuais já existentes. 

ATIVIDADE 1

Os gêneros digitais são recorrentes em nosso cotidiano, com as redes sociais e os aplicativos de mensagens eles se tornaram uma constante. Assista ao vídeo: Movimento Educar – Gêneros Digitais, para isso acesse o link:

“Movimento Educar – Gêneros Digitais” – Canal: Colégio Motivo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=UrutUw7jRjk

Os gêneros digitais por estarem vinculados a internet também são chamados de gêneros virtuais. Compartilhe com seus familiares e amigos as suas descobertas.

ATIVIDADE 2

Para conhecer mais sobre os gêneros digitais e suas perspectivas sociais acesse o link:

https://escolakids.uol.com.br/portugues/generos-digitais.htm


Troque ideias com seus familiares a respeito dos avanços tecnológicos e a forma como a nossa comunicação tem acompanhado esta evolução. Estas transformações trouxeram agilidade ou dificuldades de comunicação?

ATIVIDADE 3 – Integração com a Língua Inglesa

Você já deve ter observado que o vocabulário da Língua Inglesa está bastante presente nos gêneros digitais, tendo em vista esta vasto universo de palavras e conceitos faço um glossário sobre as palavras e expressões que você aprendeu nesta aula, como: vlog, gif, chat, link, blog, entre outras.

Revisão da aula

  • Os gêneros digitais surgiram diante das novas formas comunicação apontadas pelo uso da internet
  •  São textos mais curtos e diretos, o diálogo entre elementos verbais e audiovisuais e a presença de hipertextos
  •  Adaptações dos gêneros digitais: da carta para o e-mail; das mensagens de texto para as redes sociais; dos diários para os blogs

Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoLÍNGUA PORTUGUESA 
(EAJAMA0835) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.(EAJALP0802) Identificar os diversos discursos ideológicos presentes nos textos jornalísticos.
LÍNGUA INGLESA
(EAJALI0827) Compreender a importância de se acolher e/ou legitimar diferentes formas de expressão da língua, tratando os usos locais do inglês e recursos linguísticos inerentes a eles em uma perspectiva de construção de repertório linguístico.