You are currently viewing LÍNGUA INGLESA E CIÊNCIAS- ANIMALS

LÍNGUA INGLESA E CIÊNCIAS- ANIMALS

Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 18/05/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


ANIMAIS EM INGLÊS E CURIOSIDADES SOBRE OS ANIMAIS


Assista a videoaula abaixo, com a temática – ANIMAIS EM INGLÊS


LÍNGUA INGLESA | 2º ANO |ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: SUEIDY LOURENCIO

OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? 

QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊS!   HOJE, IREMOS NOS DIVERTIR MUITO COM NOSSA AULA!!! VAMOS APRENDER O NOME DE ALGUNS ANIMAIS EM INGLÊS E VAMOS VER TAMBÉM ALGUMAS CURIOSIDADES SUPER INTERESSANTES SOBRE OS ANIMAIS!! 

ENTÃO, ESTÃO PREPARADOS? PEGUE O SEU MATERIAL, TENHA BASTANTE ATENÇÃO E NÃO FIQUE FORA DESTA AULA!!!!!

VEJA NA IMAGEM ABAIXO O NOME DESSES ANIMAIS EM INGLÊS!!


Imagens organizadas por prof. Sueidy Lourencio

VOCÊ SABIA?

DOG (CACHORRO)

– UM CACHORRO ADULTO TEM 42 DENTES;

– OS CÃES ESCUTAM 10 VEZES MAIS QUE OS HUMANOS;

 – SE NÃO FOR CASTRADA, UMA CACHORRA PODE TER 66 FILHOTES EM 6 ANOS;

– O OLFATO DOS CACHORROS É 1 MILHÃO DE VEZES MELHOR DO QUE O DOS SERES HUMANOS;

– QUANDO OS CÃES TEM DOR DE BARRIGA, COMEM MATO PARA VOMITAR. MUITOS ACREDITAM QUE OS CÃES PREVEEM CHUVA QUANDO COMEM GRAMA, MAS NÃO PASSA DE UMA FORMA DE ALIVIAR A INDIGESTÃO;

– DAR CHOCOLATES AOS CÃES PODE SER FATAL PARA ELES. UM INGREDIENTE DO CHOCOLATE, A TEOBROMINA, ESTIMULA O SISTEMA NERVOSO CENTRAL E O MÚSCULO CARDÍACO.


CAT (GATO)

– GATOS AMAM DORMIR. OS BICHANOS ADORAM TIRAR UMA SONECA E PODEM DORMIR ENTRE 16 E 18 HORAS POR DIA, CERCA DE ⅔ DO TEMPO. OS COCHILOS PODEM SER DIVIDIDOS AO LONGO DO DIA, SENDO QUE GATOS MAIS VELHOS TENDEM A DORMIR MAIS;

– OS BIGODES TÊM FUNÇÕES MUITO IMPORTANTES PARA OS GATOS. ELES SÃO ESSENCIAIS PARA A ORIENTAÇÃO ESPACIAL E PARA O EQUILÍBRIO DO ANIMAL;

– GATOS TAMBÉM SÃO CARINHOSOS;

– OS GATOS POSSUEM UMA MANEIRA DIFERENTE DE DEMONSTRAR AFETO. SABE QUANDO SEU AMIGO BICHANO VEM SE ESFREGANDO DE MANSINHO E PEDINDO CARINHO? É SINAL DE QUE ELE DESEJA ESTREITAR A RELAÇÃO E QUE DESEJA SER MAIS ÍNTIMO DE VOCÊ.;

– A FÊMEA PODE DAR À LUZ A, EM MÉDIA, 9 FILHOTES DE CADA VEZ;

– A MAIORIA TEM 12 FIOS EM CADA LADO DO BIGODE;

– OS GATOS NÃO SENTEM O SABOR DOCE;

– A AUDIÇÃO DOS GATOS É MELHOR DO QUE A CANINA;

– O SALTO DE UM GATO PODE TER 5 VEZES A SUA ALTURA;

– O CORAÇÃO FELINO BATE CERCA DE 2 VEZES MAIS RÁPIDO DO QUE O HUMANO.


LION (LEÃO)

– UM LEÃO MACHO PODE PESAR ENTRE 150 E 250 QUILOS 

– SÃO MUITO VELOZES EM PEQUENAS DISTÂNCIAS, CHEGANDO A ATINGIR 50 QUILÔMETROS POR HORA. 

– SEUS DENTES CANINOS MEDEM ATÉ 6 CENTÍMETROS, E SUA CAUDA PODE TER 1 METRO DE COMPRIMENTO.

– O RUGIDO DE UM LEÃO PODE SER OUVIDO A 9 QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA. POR ISSO, ELE É CONSIDERADO O “REI DA SELVA”. 

– UM LEÃO É CAPAZ DE COMER ATÉ 30 QUILOS DE CARNE DE UMA SÓ VEZ. POR DIA, UM MACHO PRECISA DE 7 QUILOS DE CARNE, E UMA FÊMEA, DE 5 QUILOS. 

– SÃO OS ÚNICOS FELINOS SOCIÁVEIS, OU SEJA, QUE VIVEM EM BANDOS. 

– UM LEÃO É CAPAZ DE COMER ATÉ 30 QUILOS DE CARNE DE UMA SÓ VEZ. POR DIA, UM MACHO PRECISA DE 7 QUILOS DE CARNE, E UMA FÊMEA, DE 5 QUILOS. 


HORSE (CAVALO)

– VOCÊ JÁ DEVE TER VISTO UM CAVALO FAZENDO UMA EXPRESSÃO ESTRANHA, MOSTRANDO OS DENTES BEM SEMELHANTE A UM SORRISO. NA VERDADE, ISSO É UMA TÉCNICA PARA AUMENTAR SEU NARIZ E PERMITIR QUE ELES SINTAM CHEIROS COM MAIS FACILIDADE

– DEPOIS DO ELEFANTE, OS CAVALOS SÃO CONSIDERADOS UM DOS ANIMAIS TERRESTRES MAIS FORTES DO REINO ANIMAL. ELES PODEM EXERCER UMA FORÇA PROPORCIONAL AO SEU PESO. UM CAVALO DE 500 QUILOS  POR EXEMPLO, PODE ARRASTAR UM PESO SEMELHANTE.

– CAVALOS TÊM BONS OUVIDOS E ESCUTAM MUITO BEM. SÃO CAPAZES DE RECONHECER SONS  E VOZES FAMILIARES A LONGAS DISTÂNCIAS. 

– CAVALOS SÃO ANIMAIS MUITO VELOZES, POIS É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO PRÓPRIO INSTINTO PARA FUGIR DE SEUS PREDADORES. A VELOCIDADE MÁXIMA DE UM CAVALO COMUM É DE APROXIMADAMENTE 45 KM/H.

– VOCÊ SABIA QUE OS CAVALOS DORMEM TANTO EM PÉ QUANTO DEITADOS? E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, PASSAM A MAIOR PARTE DO SONO DORMINDO EM PÉ. ESTES ANIMAIS POSSUEM UM MECANISMO QUE PERMITE APOIAR A MAIOR PARTE DO PESO NAS PERNAS DA FRENTE, E O RESTANTE ELES ALTERNAM ENTRE AS PERNAS TRASEIRAS.


SNAKE (COBRA)

– AS COBRAS COMEM A CADA 15 DIAS, QUE É O TEMPO DE DIGESTÃO DELAS. O PROCESSO É LENTO, PORQUE ELAS ENGOLEM O ALIMENTO INTEIRO, SEM MASTIGAR.

– AS COBRAS SENTEM CHEIROS PELA LÍNGUA. O ÓRGÃO É DIVIDIDO EM DUAS PARTES, PARA CONSEGUIR DETECTAR ODORES QUE VENHAM DE LADOS DIFERENTES.

– AS COBRAS SÃO SURDAS. ELAS SABEM QUE ALGUÉM ESTÁ SE APROXIMANDO PELA VIBRAÇÃO DO SOLO.

– TODA SERPENTE PRODUZ SUBSTÂNCIAS TÓXICAS NA BOCA, PORÉM POUCAS TÊM A CAPACIDADE DE INJETÁ-LAS, POR NÃO POSSUÍREM DENTES PARA ISSO. O VENENO, MISTURADO À SALIVA, SÓ FUNCIONA NA DIGESTÃO DOS ALIMENTOS. AS COBRAS QUE CONSEGUEM INJETAR SEU VENENO SÃO AS CHAMADAS DE PEÇONHENTAS.

– A CADA TROCA DE PELE DA CASCAVEL, SURGE UM ANEL NO CHOCALHO, TAMBÉM CHAMADO DE GUIZO.

 – A PELE SAI DA CABEÇA PARA A CAUDA, ONDE UMA PARTE FICA PRESA, FORMANDO UM DOS ANÉIS.      EM CATIVEIRO, A CASCAVEL TROCA DE PELE DE 3 A 4 VEZES POR ANO.

– AS COBRAS, ASSIM COMO TODOS OS RÉPTEIS SÃO DE SANGUE FRIO E PROCURAM SEMPRE  SE AQUECEREM.


ALLIGATOR (JACARÉ)

– OS JACARÉS NÃO CONSEGUEM PÔR SUA LÍNGUA PARA FORA DA BOCA NEM MASTIGAR ALIMENTOS.

– OS JACARÉS PASSAM BASTANTE TEMPO EXPOSTOS AO SOL COM A BOCA ABERTA. ISSO PORQUE A PELE DA BOCA, QUE É FINA E RICA EM VASOS SANGUÍNEOS, ABSORVE O CALOR COM MAIS RAPIDEZ E EFICIÊNCIA.

– O JACARÉ PODE TROCAR A DENTIÇÃO ATÉ 40 VEZES, PODENDO CHEGAR A TER 3000 DENTES, AO LONGO DA VIDA. ISSO POR QUE CADA DENTE QUE ELES PERDEM É REPOSTO;

– O GÊNERO DOS FILHOTES, ANTES DO NASCIMENTO, DEPENDE DA TEMPERATURA DO NINHO. TEMPERATURAS ABAIXO DE 28 GRAUS CELSIUS PRODUZEM FÊMEAS, ACIMA DE 33 GRAUS, MACHOS, E A MÉDIA DE 31 GRAUS PRODUZ MACHOS E FÊMEAS;

– OS FILHOTES DE JACARÉ FICAM INDEPENDENTES RAPIDINHO, MAS SE MANTÉM PERTO DAS MÃES ATÉ, POR VOLTA, DOS DOIS ANOS.


MACAW (ARARA)

– OS CASAIS PODEM FICAR JUNTOS A VIDA TODA;

– PODE VIVER MAIS DE 50 ANOS;

– VIVEM EM BANDOS PELAS MATAS E SE ALIMENTAM DE FRUTAS;

– JUNTAMENTE COM OS PAPAGAIOS, AS ARARAS SÃO CONSIDERADAS AVES MUITO INTELIGENTES;

– PÕE DE TRÊS A CINCO OVOS QUE SÃO INCUBADOS POR CERCA DE 30 DIAS;

– DIVERSAS ESPÉCIES DE ARARAS ESTÃO ENTRE AS MAIS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO EM TODO O MUNDO, INCLUSIVE NO BRASIL;

– UMA DAS RAZÕES É A DESTRUIÇÃO DE SEU HABITAT NATURAL; A OUTRA É A CAÇA ILEGAL;

– AS ARARAS, COMO AS CACATUAS E OS PAPAGAIOS MENORES, RARAMENTE APRENDEM A FALAR MAIS DO QUE MEIA DÚZIA DE PALAVRAS, PORÉM SUA PLUMAGEM COLORIDA COMPENSA SUA POUCA FALA.


CHICKEN (GALINHA)

– AO CANTAR, O GALO AVISA AO GALINHEIRO QUE CONTINUA VIVO E NO COMANDO E ASSUSTA POSSÍVEIS DESAFIANTES.

– A GALINHA DEMORA CERCA DE 24 HORAS PARA FAZER UM OVO.

– QUANDO SE ALIMENTA, A GALINHA INGERE JUNTO COM A COMIDA PEQUENAS PEDRAS E TERRA. ISSO AJUDA NA DIGESTÃO DO ANIMAL. AS PEDRAS SERVEM PARA AJUDAR A MOELA DA AVE A TRITURAR O ALIMENTO.


MONKEYS (MACACOS)

– A ALIMENTAÇÃO DESTES ANIMAIS SE BASEIA PRATICAMENTE EM FRUTAS, FOLHAS E SEMENTES. ALGUNS VÃO ALÉM E CONSOMEM PEQUENOS ANFÍBIOS E PÁSSAROS DE MENOR PORTE.

– AGORA CONHEÇAM O MACACO MAIS INTELIGENTE DOS CONTINENTES: O MACACO-PREGO. ELES SÃO CAPAZES DE RECONHECER SEU REFLEXO NO ESPELHO E UTILIZAR FERRAMENTAS AO SEU FAVOR. CASO VOCÊ QUEIRA UM MACAQUINHO DE ESTIMAÇÃO, ESTA É A ESPÉCIE IDEAL, DESDE QUE ADQUIRIDOS DE CRIADORES AUTORIZADOS PELO IBAMA.

– O ORANGOTANGO (PONGO) COSTUMA GERAR APENAS UMA ÚNICA CRIA DURANTE TODA A SUA VIDA. ALÉM DISSO, ESTE FILHO ÚNICO COSTUMA TAMBÉM SER BASTANTE MIMADO: OS ORANGOTANGOS SÃO OS ANIMAIS, ALÉM DOS HUMANOS, QUE POSSUEM A INFÂNCIA MAIS LONGA NO MUNDO. ELES SÃO ALIMENTADOS E CARREGADOS POR SUA MÃE ATÉ OS SEIS ANOS DE VIDA, PERMANECENDO AO LADO DELAS ATÉ A ADOLESCÊNCIA.


ATIVIDADE 1

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O NOME DE MUITOS ANIMAIS EM INGLÊS E TAMBÉM ALGUMAS CURIOSIDADES INTERESSANTES SOBRE ELES, VOCÊ VAI FAZER UMA ATIVIDADE SUPER DIVERTIDA.

É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO E VOCÊ VAI ENCONTRAR UMA PÁGINA COM VÁRIOS ANIMAIS E UMA LISTA COM O NOME DELES NO MEIO. VOCÊ VAI LIGAR O ANIMAL AO NOME DELE CORRETO EM INGLÊS. SUPER FÁCIL E DIVERTIDO, NÃO É VERDADE?! PARA FICAR AINDA MAIS LEGAL FAZER ESTA ATIVIDADE, PEÇA ALGUÉM AÍ DA SUA CASA PARA PARTICIPAR COM VOCÊ. https://www.liveworksheets.com/ff40417vp , ACESSO EM 06/04/2021. 


ATIVIDADE 2

E AÍ, VOCÊ TEM UM ANIMALIZINHO DE ESTIMAÇÃO? SE TIVER, FAÇA UM DESENHO DELE E ESCREVA EM INGLÊS QUE ANIMAL DE ESTIMAÇÃO VOCÊ TEM. SE VOCÊ NÃO TEM UM PET, DESENHE SEU ANIMAL FAVORITO E ESCREVA QUE ANIMAL É ESSE EM INGLÊS. 


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Componente curricularHabilidade estruturante 
Ciência(EF03CI04-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam.
Língua Inglesa(GO-EF02LI06) Interpretar textos não verbais e multimodais, placas, figuras, gestos, desenhos, símbolos, sobre animais de estimação e adjetivos para desenvolver a capacidade de compreensão leitora.