Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 20/05/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje daremos continuidade a apresentação de alguns dos principais conectivos em Língua Inglesa, e como eles podem funcionar em frases e nos textos.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – O uso dos conectivos como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade linguística.
Hello students, how are you? I am good! E espero que sim!
Para a aula de hoje daremos continuidade ao tema abordado na aula passada que são os: “Connectives in English” (Conectivos em Inglês).
Você sabe para que servem os conectivos?
Os conectivos são palavras que contribuem para dar sentido e coesão em um texto, eles ajudam a estruturar o começo, meio e fim entre as frases e parágrafos; deixam o texto e fala mais refinados.
Hoje estudaremos mais alguns deles, e perceberemos como conectar ideias, conceitos, pensamentos de forma eficiente dentro de um mesmo texto ou fala.
Para usarmos os conectores, precisamos pensar em uma ordem lógica dos fatos e acontecimentos para facilitar o entendimento do texto.
Não há muitas regras específicas a respeito de como usá-los. Você apenas precisará selecionar uma palavra, expressão ou uma frase curta para conectar suas ideias, e dessa maneira, melhorar a coerência do seu texto tornando-o mais fácil para o leitor compreendê-lo.
Muitos são os exemplos de conectivos, a seguir apresentaremos apenas alguns deles divididos em suas categorias.
To express cause(Para expressar causa) | because, since(porque, desde) |
To express how something is done(Para expressar como algo é feito) | by (+ gerund)(por (+ gerúndio) |
To express purpose(Para expressar propósito) | in order to, for, for this purpose, so that, to ( + infinitive)(a fim de, para, para esta finalidade, de modo que, para (+ infinitivo) |
To express a relationship between constrasting ideas(Para expressar uma relação entre ideias contrastantes) | although, in spite of (the fact), even though(embora, apesar de (o fato), mesmo que) |
To express a consequence (Para expressar uma consequência) | consequently, as a result, that’s why (consequentemente, como resultado, é por isso que) |
Mas, como podemos perceber esses conectivos nos textos ou em frases?
Observe as frases sem conectivos a seguir, e perceba como elas ficam mais coerentes quando os inserimos.
– I study English. I love English. – Eu estudo Inglês. Eu amo Inglês.
– I study English because I love English. – Eu estudo inglês porque eu amo Inglês.
BECAUSE (PORQUE) | CAUSE (CAUSA) |
– That bicycle was bought. My father. – Aquela bicicleta foi comprada. Meu pai.
– That bicycle was bought by my father. – Aquela bicicleta foi comprada por/pelo meu pai.
BY (PELO/POR) | HOW SOMETHING IS DONE (COMO ALGO É FEITO) |
– I help you. I need your e-mail address. – Eu te ajudo. Eu preciso do seu endereço de e-mail.
– In order to help you, I need your e-mail address. – Para lhe / a fim de te ajudar eu preciso do seu endereço de e-mail.
IN ORDER TO (A FIM DE / PARA LHE) | PURPOSE (PROPÓSITO) |
– We continue using oil-based products. Many pollute the environment. – Continuamos usando produtos à base de petróleo. Muitos poluam o meio ambiente.
– We continue using oil-based products, even though many pollute the environment. – Continuamos usando produtos à base de petróleo, embora muitos poluam o meio ambiente.
EVEN THOUGH (EMBORA / MESMO QUE) | RELATIONSHIP BETWEEN CONTRASTING IDEAS (RELAÇÃO ENTRE IDEIAS CONTRASTANTES) |
– He stopped smoking. He started drinking a lot of coffee. – Ele parou de fumar. Ele começou a beber muito café.
– He stopped smoking. As a result he started drinking a lot of coffee. – Ele parou de fumar. Como resultado ele começou a beber muito café.
AS A RESULT (COMO RESULTADO) | CONSEQUENCE (CONSEQUÊNCIA) |
ATIVIDADE
Agora é a sua vez de tentar!!
Preencha cada uma das três frases abaixo com os conectivos que estão no quadro.
SINCE – IN ORDER TO – CONSEQUENTLY |
1 – I study English _______ 2014. (Eu estudo Inglês _________ 2014).
2 – I drank a lot of coke yesterday, __________ I have a bad stomach ache. (Eu bebi muita coca-cola ontem, __________ Eu estou com uma forte dor no estômago).
3 – I have been studying a lot of math, _________ I get a great grade. (Tenho estudado muito matemática, __________ uma ótima nota.
Lembre-se que um ótimo hábito para aprender e consolidar seu vocabulário é criar frases buscando inserir os conectivos nelas.
Bom, por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado do conteúdo e, desejo que vocês possam elaborar frases legais em Inglês e que consigam deixá-las ainda mais elaboradas com o uso desses conectivos.
Bye bye
See you next class!
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidade estruturante
(EF09LI14-A) Compreender os valores semânticos dos conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese, para utilizá-los como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.