Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 19/05//2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje, teremos a oportunidade de revisar e contextualizar mais uma vez as duas construções gramaticais acerca do Futuro em Inglês, que são: Simple Futuro (Will) – Futuro Simples e Futuro com GOING TO.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Simple Future (Will) X Going to.
Hello students, tudo bem com vocês? Espero que sim!
Para a aula de hoje, teremos a oportunidade de revisar algumas estruturas que têm sido estudadas desde a primeira aula.
Você se lembra quais são essas estruturas?
Bom, estudamos sobre o Simple Future e suas colocações nas formas Afirmativas, Negativas e Interrogativas.
É importante lembrarmos que existem duas maneiras de dizermos as frases no Futuro.
Essas maneiras são utilizadas quando queremos expressar ideias, planos e desejos futuros.
A primeira estrutura gramatical é utilizando o auxiliar Will e a outra maneira é o Going to. Cada um possui alguns detalhes e, é a respeito desses detalhes que iremos dar ênfase na aula de hoje.
Observe as frases a seguir:
– I will travel to Brazil
– I am going to travel to Brazil
Veja que para cada frase eu utilizei um auxiliar diferente, entretanto, ambas estão exprimindo ideias de futuro.
Muda muita coisa de uma frase para a outra?
Em termos gramaticais, sim! Mas na intencionalidade de cada frase, não muda praticamente nada!
Perceba que a primeira frase com WILL eu precisei de um sujeito + auxiliar WILL + verbo principal e, por último, o complemento.
– I WILL TRAVEL TO BRAZIL. (Eu viajarei para o Brasil)
– I´LL TRAVEL TO BRAZIL.
Quando utilizamos “WILL”, sempre usaremos o verbo principal sem o “to”, para que seja possível realizar a transferência do verbo que estava em sua forma infinitiva (to travel) – no Presente, e assim, colocá-lo no Futuro.
A intenção dessa frase: I will travel to Brazil, revela uma ideia de um futuro incerto, de ou possibilidade que poderá acontecer ou não.
E como seria a estrutura Negativa?
Muito simples! Você deverá apenas inserir a partícula de Negação “NOT” em que momento da frase?
Após o auxiliar WILL, ficando assim: WILL NOT. Observe a mesma frase abaixo:
– I WILL NOT TRAVEL TO BRAZIL. (Eu não viajarei para o Brasil)
– I WON´T TRAVEL TO BRAZIL.
É possível utilizar ambas as estruturas “WILL NOT” ou a forma contraída “WON´T”. Não há diferenças de sentido!
Dessa forma, a estrutura segue a mesma da forma Afirmativa, com exceção do NOT que precisa ser incluído.
Sujeito + WILL + NOT + verbo principal + complemento
E a forma Interrogativa?
Nada irá ser alterado, mas atente-se ao detalhe do posicionamento do auxiliar e do sujeito.
Nas frases interrogativas, o auxiliar sempre vem antes do sujeito, dessa maneira a frase fica assim:
WILL I TRAVEL TO BRAZIL? (Eu viajarei para o Brasil?)
A sua estrutura é: Auxiliar WILL + Sujeito + Verbo principal + complemento + ?
Muito simples, não é mesmo?!
Professor, e as estruturas com GOING TO?
A lógica não altera, pois as regras de elaborar as frases Afirmativas, Negativas e Interrogativas, permanecem as mesmas!
Sempre deverei acrescentar NOT nas frases Negativas e sempre trocarei a posição do auxiliar, que neste caso passa a ser o verbo to be, com o sujeito, quando se tratar de frases Interrogativas.
Observe o exemplo a seguir:
– I AM GOING TO TRAVEL BRAZIL. (Eu vou viajar para o Brasil)
– I´M GOING TO TRAVEL TO BRAZIL.
Perceba que utilizei o GOING TO e que antes deles, foi utilizado o auxiliar “AM” que corresponde ao verbo to be.
O “AM” foi usado em decorrência do sujeito “I”, logicamente, é sempre importante nos atentarmos qual sujeito está sendo usado na frase para sabermos qual auxiliar do verbo to be será inserido.
Ou seja, se a frase tivesse sido com “SHE” teríamos que colocar o “IS”, ou se tivéssemos colocado o sujeito “THEY” teríamos que colocar o “ARE”. Observe o quadro a seguir:
I YOU HE SHE IT WE YOU THEY | AM ARE IS IS IS ARE ARE ARE |
No que diz respeito a intenção da frase, o Going to nos passa uma ideia de um futuro certeiro, isto é, expressa uma ideia de algo que de fato acontecerá, de algo planejado!
Em relação às frases Negativas, iremos apenas acrescentar o NOT após o verbo to be:
– I AM NOT GOING TO TRAVEL TO BRAZIL
sujeito + verbo to be + NOT + GOING TO + verbo principal + complemento
Nas frases Interrogativas, iremos trocar a posição do verbo to be com o sujeito:
– AM I GOING TO TRAVEL TO BRAZIL?
verbo to be + sujeito + GOING TO + verbo principal + complemento + ?
Bom, que tal nos divertirmos um pouco agora?
Para podermos fixar ainda mais essas construções gramaticais, vou passar para vocês uma canção em Inglês que expressa essas condições e ideias de futuro.
Tente observar qual estrutura está sendo utilizada: WILL ou GOING TO.
Tente observar também se há frases negativas e interrogativas, bem como a ideia geral da letra da canção.
A música se chama “Memories” e é da banda norte-americana Maroon 5.
(Letra) Memories
Here’s to the ones that we got, Cheers to the wish you were here, but you’re not
‘Cause the drinks bring back all the memories, Of everything we’ve been through
Toast to the ones here today, Toast to the ones that we lost on the way
‘Cause the drinks bring back all the memories, And the memories bring back, memories bring back you
There’s a time that I remember, When I did not know no pain
When I believed in forever, And everything would stay the same
Now my heart feel like December, When somebody say your name
‘Cause I can’t reach out to call you, But I know I will one day, yeah
Everybody hurts sometimes, Everybody hurts someday, ayy-ayy
But everything gon’ be alright, Go and raise a glass and say, ayy
Doo-doo, doo-doo-doo-doo, Doo-doo-doo-doo, doo-doo-doo-doo
Doo-doo-doo-doo, doo-doo-doo, Memories bring back, memories bring back you
There’s a time that I remember, When I never felt so lost
When I felt all of the hatred, Was too powerful to stop (Ooh, yeah)
Now my heart feel like an ember, And it’s lighting up the dark
I’ll carry these torches for ya, That you know I’ll never drop, yeah
Yeah, yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, no, no
Memories bring back, memories bring back you
Tradução: Lembranças
Um brinde às pessoas que temos, Brinde ao desejo de que você estivesse aqui, mas não está
Porque as bebidas trazem todas as lembranças de volta, De tudo que já passamos
Um brinde para aqueles aqui hoje, Um brinde para aqueles que perdemos pelo caminho
Porque as bebidas trazem todas as lembranças de volta, E as lembranças trazem, as lembranças trazem você de volta
Há um tempo em que eu lembro, De quando eu não conhecia nenhuma dor
De quando eu acreditava no para sempre, E de que tudo continuaria igual
Agora, meu coração parece como dezembro, Quando alguém diz o seu nome
Porque eu não consigo te ligar, Mas eu sei que irei um dia, sim
Todo mundo se machuca às vezes, Todo mundo se machuca algum dia, ayy-ayy
Mas tudo ficará bem, Vá e erga um copo e e diga, ayy
Doo-doo, doo-doo-doo-doo, Doo-doo-doo-doo, doo-doo-doo-doo
Doo-doo-doo-doo, doo-doo-doo, As lembranças trazem, as lembranças trazem você de volta
Há um tempo em que eu lembro, De quando nunca me senti tão perdido
De quando todo o ódio, Era poderoso demais para ser parado (Ooh, sim)
Agora, meu coração parece como uma brasa, E está iluminando a escuridão
Eu vou carregar essas tochas por você, Para que você saiba que eu nunca vou deixar-las cair, sim
Sim, sim, sim
Sim, sim, sim, sim, sim, não, não
As lembranças trazem, as lembranças trazem você de volta
ATIVIDADES
1 – Agora é a sua vez!!! Vamos praticar essas estruturas com alguns trechos da música? Observe a frase a seguir, retirada da canção:
“Cause I can’t reach out to call you, But I know I will one day”
Como você colocaria o trecho: “I know I will one day”, nas formas Negativas e Interrogativas?
2 – É bastante comum usarmos contrações no Simple Future, I will – I´ll; She will not – She won´t. E com o GOING TO também não é diferente. Observe essa frase da música:
But everything gon’ be alright
Perceba que o GOING TO está contraído. Qual das opções abaixo representa a frase sem esta contração?
1 – But everything going is be alright
2 – But everything is going to be alright
3 – But everything going be alright is.
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidades estruturantes
(EF08LI12-A) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro, produzindo frases orais e/ou escritas e refletindo sobre suas particularidades e preferências para sonhos e projetos familiares.
(EF08LI14-A) Conhecer e distinguir as formas verbais do futuro para construir frases, textos orais e/ou escritos que expressem planos e expectativas e que façam previsões.