Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 17/05/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje abordaremos e aprenderemos os pronomes pessoais do caso reto em Inglês, o uso correto dos artigos “a/an”, e o verbo to be.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências, rotinas e ações em progresso.
Hello students, how are you? Espero que vocês estejam bem!
Na aula de hoje, aprenderemos os pronomes pessoais em Inglês e os pronomes interrogativos, respectivamente.
Quando você estuda a Língua Portuguesa é bastante comum aprendermos os pronomes em Português.
São seis, vamos relembrá-los: EU – TU – ELE – NÓS – VÓS – ELES
E em Inglês, vocês sabem quais são? Segue abaixo o quadro com os pronomes em Inglês e suas traduções!
Personal Pronouns in English | Pronomes Pessoais em Inglês |
I YOU HE SHE IT WE YOU THEY | EU TU – VOCÊ ELE (homem) ELA (mulher) ELE / ELA (coisa, animal ou objeto) NÓS VÓS – VOCÊS ELES / ELAS |
Veja os seguintes exemplos:
1 – I am an English teacher (Eu sou um professor de Inglês)
2 – I am a teacher (Eu sou um professor)
Qual a semelhança entre essas duas frases?
O uso do pronome “I” – eu;
Ambas frases referem-se ao sujeito/pronome na condição de “teacher” – professor;
Ambas frases possuem o verbo to be “AM”.
Professor, o que é verbo to be?
O verbo to be, é, no Português, o verbo “ser” ou “estar”.
E em Inglês ele é representado por três palavras, que são:
AM – IS – ARE. Essas três palavras são conjugadas de acordo com o pronome pessoal.
Para cada pronome pessoal se usa uma das três.
Vamos observar o quadro a seguir?
AM – IS – ARE (Verbo “to be” – “ser / estar”)
I YOU HE SHE IT WE YOU THEY | AM ARE IS IS IS ARE ARE ARE | I am… Eu sou/estou You are…. Você é/está He is… Ele é/está She is… Ela é/está It is… Ele/Ela é/está We are… Nós somos/estamos You are… Vocês são/estão They are… Eles/Elas são/estão |
Agora, observe o mesmo exemplo anterior, mas com outro pronome:
– I am an English teacher
O que acontece se eu tirar o sujeito “I” e substituí-lo por “She”?
– She is an English teacher.
Outro exemplo:
– I am a teacher.
O que acontece se eu colocar “He”?
– He is a teacher.
Ou seja, na medida em que trocamos ou substituímos o pronome pessoal, precisamos, também, mudar o verbo to be. Para que a frase fique conjugada corretamente!
Vocês acabaram de notar e aprender acerca das semelhanças entre essas duas frases. Aprendemos, também, que de acordo com o pronome pessoal, utilizamos um verbo to be que precisa corresponder a este determinado pronome para que a frase faça sentido e fique conjugada corretamente.
Mas, voltando aos exemplos originais:
– I am an English teacher (Eu sou um professor de Inglês);
– I am a teacher (Eu sou um professor)
Responda: Qual(ais) a(s) diferença(s) entre as duas frases?
Uma frase possui “a” e a outra possui “an”.
Você sabe o que significa “a” e “an”? E a diferença entre eles?
“A” e “An” são artigos indefinidos, e são os artigos: um ou uma.
Tanto o artigo “a” significa “um – uma”, quanto o artigo “an” significa “um – uma”.
Mas, quando devo usar “a” ou “an”?
A resposta é bastante simples!
Quando a palavra começa com um som de vogal (a, e, i, o, u), então, use ‘an’ – você vai perceber que pronunciar essas palavras fica até mais fácil com “an”.
E o contrário: quando a palavra começar com som de consoante, use “a”. Dessa forma, temos:
A – antes de palavras com som de consoante
An – antes de palavras com som de vogal
Agora, você percebeu que frisei a palavra som quando falei da regra?
Então, eis o motivo: quando a palavra começa com “h” mudo, mesmo o “h” sendo uma consoante, ela tem som de vogal.
Assim, ela requer “an”: “an honourable man” (um homem ilustre), “an honest mistake” (um erro inocente).
Isso também acontece com palavras que começam com vogais que tem som de consoante, é preciso usar “a”.
Mais especificamente quando a palavra começa com “e” ou “u” que tem som de “y” (soando como “you”) e quando começa com “o” com som de “w” (o mesmo som da palavra “won”).
Exemplos: “a one man army” (um exército de um homem só), “a European trip” (uma viagem europeia).
Veja mais alguns exemplos:
A
1 – a ball ( uma bola)
2 – a student (um/uma estudante)
3 – a dog (um cachorro)
4 – a teacher (um professor)
AN
1 – an umbrella (um guarda-chuva)
2 – an English teacher (um professor de Inglês)
3 – an elephant (um elefante)
4 – an apple (uma maçã)
ATIVIDADE 1
Agora é a sua vez de tentar!
Reescreva as frases a seguir mudando pelo pronome que está entre parênteses. Não se esqueça de alterar o verbo to be, caso haja necessidade!
1 – I am a great student. (SHE) – Eu sou um ótimo estudante.
___________ a great student. – Ela é uma ótima estudante.
2 – Maria is an intelligent teacher. (HE) – Maria é uma professora inteligente.
___________ an intelligent teacher. – Ele é um professor inteligente.
3 – Pelé is the best soccer player. (YOU) – Pelé é o melhor jogador de futebol
____________ the best soccer player. – Você é o melhor jogador de futebol.
ATIVIDADE 2
Complete as frases com “A” ou “An”:
1 – I drive ______ car – Eu dirijo um carro
2 – She is ______ great person – Ela é uma ótima pessoa
3 – I love to eat _______ apple every morning. – Eu amo comer uma maçã toda manhã
4 – My son wants to be _______ astronaut. – Meu filho quer ser um astronauta
5 – She has ________ interesting idea. – Ele tem uma ideia interessante.
Bom, por hoje é só pessoal!
Bye bye
See ya later!
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidades estruturantes
(GO-EF06LI28) Distinguir e usar os pronomes pessoais do caso reto com função de sujeito e objeto em diferentes textos orais e/ou escritos, para compreender o processo comunicativo.
(GO-EF06LI29) Utilizar os pronomes interrogativos em diferentes textos, orais e/ou escritos, para formular perguntas em contextos variados.