You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – O uso dos pronomes pessoais, artigos (a/an) e o verbo “to be” em situações comunicativas!

LÍNGUA INGLESA – O uso dos pronomes pessoais, artigos (a/an) e o verbo “to be” em situações comunicativas!

Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia  17/05/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Na aula de hoje abordaremos e aprenderemos os pronomes pessoais do caso reto em Inglês, o uso correto dos artigos “a/an”, e o verbo to be.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências, rotinas e ações em progresso.


LÍNGUA INGLESA | 6º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello students, how are you? Espero que vocês estejam bem!

Na aula de hoje, aprenderemos os pronomes pessoais em Inglês e os pronomes interrogativos, respectivamente.

Quando você estuda a Língua Portuguesa é bastante comum aprendermos os pronomes em Português.

São seis, vamos relembrá-los:  EU – TU – ELE – NÓS – VÓS – ELES

E em Inglês, vocês sabem quais são? Segue abaixo o quadro com os pronomes em Inglês e suas traduções!

Personal Pronouns in English  Pronomes Pessoais em Inglês
I
YOU
HE
SHE
IT
WE
YOU
THEY 
EU
TU – VOCÊ
ELE (homem)
ELA (mulher)
ELE / ELA (coisa, animal ou objeto)
NÓS
VÓS – VOCÊS
ELES / ELAS 

Veja os seguintes exemplos:

1 – I am an English teacher (Eu sou um professor de Inglês)

2 – I am a teacher (Eu sou um professor)

Qual a semelhança entre essas duas frases? 

O uso do pronome “I” – eu;

Ambas frases referem-se ao sujeito/pronome na condição de “teacher” – professor;

Ambas frases possuem o verbo to be “AM”.


Professor, o que é verbo to be?

O verbo to be, é, no Português, o verbo “ser” ou “estar”.

E em Inglês ele é representado por três palavras, que são:

AM – IS – ARE. Essas três palavras são conjugadas de acordo com o pronome pessoal.

Para cada pronome pessoal se usa uma das três.

Vamos observar o quadro a seguir? 

AM – IS – ARE (Verbo “to be” – “ser / estar”)


I
YOU
HE
SHE
IT
WE
YOU
THEY
AM
ARE 
IS
IS
IS
ARE
ARE
ARE

I am… Eu sou/estou
You are…. Você é/está
He is… Ele é/está
She is… Ela é/está
It is… Ele/Ela é/está
We are… Nós somos/estamos
You are… Vocês são/estão
They are… Eles/Elas são/estão

Agora, observe o mesmo exemplo anterior, mas com outro pronome:

I am an English teacher

O que acontece se eu tirar o sujeito “I” e substituí-lo por “She”?

She is an English teacher. 

Outro exemplo:

I am a teacher.

O que acontece se eu colocar “He”? 

He is a teacher.

Ou seja, na medida em que trocamos ou substituímos o pronome pessoal, precisamos, também, mudar o verbo to be. Para que a frase fique conjugada corretamente! 


Vocês acabaram de notar e aprender acerca das semelhanças entre essas duas frases. Aprendemos, também, que de acordo com o pronome pessoal, utilizamos um verbo to be que precisa corresponder a este determinado pronome para que a frase faça sentido e fique conjugada corretamente.


Mas, voltando aos exemplos originais:

– I am an English teacher (Eu sou um professor de Inglês); 

– I am a teacher (Eu sou um professor)

Responda: Qual(ais) a(s) diferença(s) entre as duas frases?

Uma frase possui “a” e a outra possui “an”. 

Você sabe o que significa “a” e “an”? E a diferença entre eles? 

“A” e “An” são artigos indefinidos, e são os artigos: um ou uma.

Tanto o artigo “a” significa “um – uma”, quanto o artigo “an” significa “um – uma”.

Mas, quando devo usar “a” ou “an”? 


A resposta é bastante simples!

Quando a palavra começa com um som de vogal (a, e, i, o, u), então, use ‘an’ – você vai perceber que pronunciar essas palavras fica até mais fácil com “an”.

E o contrário: quando a palavra começar com som de consoante, use “a”. Dessa forma, temos:

A – antes de palavras com som de consoante 

An – antes de palavras com som de vogal 

Agora, você percebeu que frisei a palavra som quando falei da regra?

Então, eis o motivo: quando a palavra começa com “h” mudo, mesmo o “h” sendo uma consoante, ela tem som de vogal.

Assim, ela requer “an”: “an honourable man” (um homem ilustre), “an honest mistake” (um erro inocente).

Isso também acontece com palavras que começam com vogais que tem som de consoante, é preciso usar “a”.

Mais especificamente quando a palavra começa com “e” ou “u” que tem som de “y” (soando como “you”) e quando começa com “o” com som de “w” (o mesmo som da palavra “won”).

Exemplos: “a one man army” (um exército de um homem só), “a European trip” (uma viagem europeia).


Veja mais alguns exemplos:

A

1 – a ball ( uma bola)

2 – a student (um/uma estudante)

3 – a dog (um cachorro)

4 – a teacher (um professor)

AN

1 – an umbrella (um guarda-chuva)

2 – an English teacher (um professor de Inglês)

3 – an elephant (um elefante)

4 – an apple (uma maçã)


ATIVIDADE 1

Agora é a sua vez de tentar!

Reescreva as frases a seguir mudando pelo pronome que está entre parênteses. Não se esqueça de alterar o verbo to be, caso haja necessidade!

1 – I  am a great student. (SHE) – Eu sou um ótimo estudante.

___________ a great student. – Ela é uma ótima estudante. 

2 – Maria is an intelligent teacher. (HE) – Maria é uma professora inteligente.

___________ an intelligent teacher. – Ele é um professor inteligente.

3 – Pelé is the best soccer player. (YOU) – Pelé é o melhor jogador de futebol

____________ the best soccer player. – Você é o melhor jogador de futebol. 


ATIVIDADE 2

Complete as frases com “A” ou “An”: 

1 – I drive ______ car – Eu dirijo um carro

2 – She is ______ great person – Ela é uma ótima pessoa

3 – I love to eat _______ apple every morning. – Eu amo comer uma maçã toda manhã

4 – My son wants to be _______ astronaut. – Meu filho quer ser um astronauta

5 – She has ________ interesting idea. – Ele tem uma ideia interessante.  


Bom, por hoje é só pessoal!

Bye bye

See ya later! 


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes

(GO-EF06LI28) Distinguir e usar os pronomes pessoais do caso reto com função de sujeito e objeto em diferentes textos orais e/ou escritos, para compreender o processo comunicativo.

(GO-EF06LI29) Utilizar os pronomes interrogativos em diferentes textos, orais e/ou escritos, para formular perguntas em contextos variados.