Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 8ª Série – foi veiculada na TV no dia 13/05/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na infância, fase da vida de muitas descobertas, é comum que as crianças questionem: De onde vêm os bebês? E nós, adolescentes, jovens e adultos, muitas vezes despreparados para lidar com esse questionamento, fazemos uso de elementos culturais para essa explicação, tais como: “Os bebês são trazidos a seus pais por cegonhas”, o que em muito é retratado em desenhos animados e filmes destinados às crianças, ou até mesmo recebemos essa resposta de nossos familiares e amigos. Porém, no jogo da vida, o desenvolvimento acontece e logo entendemos que esse processo é bastante diferente, as mulheres que o digam, não é mesmo?!? Mediante esse contexto, nessa videoaula dialogaremos um pouco mais sobre o que envolve a gravidez, por intermédio da compreensão do que seja o ciclo menstrual, a ovulação e a fecundação.
Assista a videoaula abaixo com a temática: CICLO MENSTRUAL, OVULAÇÃO, FECUNDAÇÃO, GRAVIDEZ E PARTO
Na videoaula acima, aprendemos que o ciclo menstrual caracteriza-se pela ovulação, que ocorre nos ovários, e a menstruação, caracterizada pela descamação do útero. Entendemos que o ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação e termina quando a próxima começa, durando em média de 24 a 38 dias, onde ao longo desse tempo, em especial pela ação de hormônios, pode haver alterações na rotina da mulher. Compreendemos que o ciclo menstrual também tende a apresentar modificações ao longo da trajetória entre a menarca (primeira menstruação) e a menopausa (quando as menstruações terminam).
Pontuamos sobre a importância de entendermos sobre a menstruação, para o autoconhecimento e planejamento familiar, que tange a preparação ou prevenção de uma possível gravidez.
ATIVIDADE 1
Produza um artigo de opinião acerca da frase abaixo:
“Divisão social de classes: quanto custa a higiene menstrual?”
Lembre-se! O artigo de opinião é um tipo textual dissertativo-argumentativo onde devemos expor o nosso ponto de vista sobre uma temática determinada.
ATIVIDADE 2
A problematização é parte da (re)construção do conhecimento científico, por isso, faz-se necessário aprofundar nossas reflexões sobre a conjuntura social imposta sobre mulheres de baixa renda em relação aos cuidados pessoais necessários durante a menstruação. Sendo assim, reflita:
“Qual a relação entre globalização, tecnologia, acesso a informação, divisão de classes e as temáticas levantadas em nossos estudos, sobretudo no que diz respeito ao ciclo menstrual e a gravidez nas classes menos favorecidas?”
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Referencial Bibliográfico | SUPLICY, M.; EGYPTO, A. C.; BRANCO, C. C.; GONÇALVES, E. V.; MENOCCI, D. T.; SILVA, R. C.; SAYÃO, Y.; SILVA, M. R.; BOCK, S. D.; SILVA, M. C. P. Sexo se aprende na escola. São Paulo: Olho d’Água, 1995. UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Sexualidade & Doenças Sexualmente Transmissíveis. São Paulo: Harbra, 2000. |
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0710) Entender e explicar ciclo menstrual, ovulação, fecundação, gravidez e parto. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção. |
Geografia | (EAJAGE0711) Analisar a inserção das tecnologias nos processos e meios de produção industriais na perspectiva da Globalização excludente. |