ESTA VIDEOAULA DE CIÊNCIAS FOI VEICULADA NA TV NO DIA 11/05/2021 (TERÇA-FEIRA) AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? NESSA ATIVIDADE VAMOS FALAR SOBRE AS PRINCIPAIS PARTES DE UMA PLANTA/ÁRVORE E COMO ELAS SÃO IMPORTANTES PARA O NOSSO PLANETA.
PREPARE O MATERIAL ESCOLAR E EMBARQUE NA DESCOBERTA DE HOJE!
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
NA AULA DE HOJE VAMOS IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS PARTES DE UMA PLANTA (RAIZ, CAULE, FLORES E FRUTOS) E AS FUNÇÕES QUE ALGUMAS DESSAS PARTES DESEMPENHAM!
VAMOS CONHECER A MÚSICA DA DONA ÁRVORE, DA AUTORA BIA BEDRAN?
DONA ARVORE – BIA BEDRAN
TRONCO, FOLHA GALHOS TEM
FRUTO E FLORES E RAIZ
DONA ÁRVORE VAI BEM É MUITO FELIZ
SUBIR, SUBIR, VAMOS SUBIR
SOU MACAQUINHO E EU NÃO VOU CAIR
A MÚSICA FALA SOBRE AS PARTES QUE UMA PLANTA/ÁRVORE TEM. VAMOS APRENDER MAIS NA ATIVIDADE?
ATIVIDADE 1
- ALÉM DAS PARTES DA PLANTA CITADA NA MÚSICA – TRONCO, FOLHA, FRUTO, FLOR, RAIZ –, QUE OUTRO ELEMENTO PRESENTE EM PLANTAS PODERIA ESTAR NA MÚSICA?
- A MÚSICA FALA DO TRONCO DA ÁRVORE. QUE OUTRO NOME É DADO PARA ESSA PARTE DA PLANTA?
- OS GALHOS PERTENCEM A QUE PARTE DA PLANTA?
ATIVIDADE 2
OBSERVE UMA PLANTA ASSIM QUE FOR POSSÍVEL, VEJA SE ELA CONTÉM: RAIZ, CAULE, FOLHAS E FLORES.
MAS, PARA QUE VOCÊ PERCEBA QUE AS PLANTAS TÊM UM TEMPO DE DESENVOLVIMENTO, VOU LANÇAR UM DESAFIO PARA VOCÊ:
PEÇA AJUDA PARA ALGUM ADULTO, VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA VASILHA COM UM POUQUINHO DE ÁGUA, UMA BATATA DOCE PARTIDA AO MEIO. COLOQUE A BATATA DOCE COM AO PARTE CORTADA VOLTADA PARA BAIXO.
CUIDE DE SUA BATATA DOCE COLOCANDO A VASILHA EM UM LOCAL ILUMINADO E VENTILADO E DEIXE PEGAR UM POUQUINHO DE SOL TODOS OS DIAS, DE PREFERÊNCIA O SOL DA MANHÃ. VÁ COLOCANDO ÁGUA SE ELA SECAR. MAIS OU MENOS EM 15 DIAS A RAIZ COMEÇARÁ A APARECER E UM POUCO MAIS TARDE SUA BATATA DOCE VAI COMEÇAR A NASCER E CRESCER.
HABILIDADE ESTRUTURANTE | (EF02CI06-A) IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS PARTES DE UMA PLANTA, RAIZ, CAULE, FOLHAS, FLORES E FRUTOS, DESCREVENDO A FUNÇÃO DESEMPENHADA POR ELAS. |