You are currently viewing Ciências da Natureza: VARIAÇÃO CLIMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA

Ciências da Natureza: VARIAÇÃO CLIMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 7ª Série – foi veiculada na TV no dia 13/05/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Estamos a todo o momento sentindo os impactos das mudanças climáticas em nossas vidas. Dialogando com indivíduos mais velhos, o surgimento de frases que retratam a variação de temperatura no planeta é comum, exemplo: “Nossa, nessa época do ano chovia muito há alguns anos atrás” ou “A temperatura era muito mais baixa nesse período do ano”. Nesse sentido, se torna pertinente a nossa videoaula de hoje sobre a variação climática ao longo da história da humanidade, para que a gente entenda o que tem gerado essa mudança de temperatura, suas consequências e o que fazer para minimizar e reverter esse cenário.

Fonte: pixabay.com

Assista a videoaula abaixo com a temática:   VARIAÇÃO CLIMÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA

Eaja – Ciências – 7ª Série – Aula 2 – Variação Climática ao Longo da História

Na videoaula acima, aprendemos que o aquecimento global configura-se como o aumento das temperaturas médias do planeta. Entendemos que algumas causas desse aquecimento é o desmatamento das florestas, a poluição dos mares e oceanos, e a intensificação do efeito estufa, um fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na superfície terrestre, mas que está sendo intensificado de forma a causar prejuízos.

Compreendemos que esses prejuízos são o aumento das temperaturas no planeta, degelo das calotas polares, aumento no nível dos oceanos, diminuição da disponibilidade de água no planeta, ampliação dos períodos de seca e desequilíbrio ecológico.

ATIVIDADE 1

Leia e analise a reportagem abaixo:

ATIVIDADE 2

A reportagem anterior deixa claro que o aquecimento global não é um consenso social. Os chamados “céticos do clima” argumentam que o aquecimento global seria uma farsa. Em casos em que o problema é considerado, apontam que o gás carbônico não oportunizaria efeitos conclusivos sobre o clima, e até mesmo negam os dados sobre a elevação do nível dos oceanos. Contudo, mediante a existência ou não do aquecimento global, podemos ponderar que é preciso preservar o Meio Ambiente, com vista a manutenção da vida no planeta, o que não deve ser pensado apenas para gerações futuras, mas para o AGORA. Assim, mediante a polarização acerca das questões do aquecimento global, produza um texto jornalístico abordando a questão. O objetivo da nossa atividade, além de lhe oportunizar espaço para desenvolver a leitura e compreender as características do texto jornalístico, é que consigamos alargar o nosso poder de argumentação acerca de questões do cotidiano. Excelente produção!

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoLUCKMAN, A. P. Educação, jornalismo e meio ambiente: leituras sobre a crise ecológica no contexto do aquecimento global. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
MARUYAMA, S. Aquecimento global? São Paulo: Oficina de textos, 2009.

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0603) Analisar a variação climática, ao longo da história, e diagnosticar as alterações no aquecimento global da Terra.
Língua Portuguesa(EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção.