You are currently viewing ARTE – O som, a música e o movimento

ARTE – O som, a música e o movimento

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Arte foi veiculada na TV no dia 12/05/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A AULA DE HOJE ABORDARÁ SOBRE O QUE É SOM E  OS SEUS PARÂMETROS. APRESENTARÁ UMA VARIEDADE DE MANEIRAS DE SE FAZER SONS, CONVENCIONAIS OU NÃO CONVENCIONAIS.

https://pixabay.com/pt/photos/folha-de-m%C3%BAsica-na-sombra-flauta-5117328/

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: MÚSICA

3º ano | Agrupamento C | Ciclo da Infância | Arte

OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM POR AÍ?  QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊS!

HOJE, VOCÊS NÃO PODEM FICAR FORA DESSA AULA. SABEM  POR QUÊ? VAMOS APRENDER O QUE É O SOM E OS SEUS PARÂMETROS. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA VARIEDADE DE MANEIRAS DE CRIAR E PERCEBER OS SONS? ESTÃO CURIOSOS? VAMOS EMBARCAR NESSA AVENTURA COMIGO?

APRENDEREMOS AGORA SOBRE OS SONS E OS SEUS PARÂMETROS. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO:

AGORA VOCÊ VAI TAPAR OS OLHOS E ESCUTAR OS SONS QUE ESTÃO A SUA VOLTA.

  • QUAIS SÃO ELES? 
  • CONSEGUE PERCEBER AS DIFERENÇAS ENTRE ELES?

ATIVIDADE:

VAMOS BRINCAR DE DESCOBRIR OS PARÂMETROS???

NA VÍDEO AULA ENTENDEMOS QUE MESMO INSTRUMENTOS OU SONS DE BRINQUEDOS PODEM PROPORCIONAR EFEITOS SONOROS. AGORA, CONVIDE A FAMÍLIA E ESCOLHAM OBJETOS, BRINQUEDOS E DESCUBRA OS QUATRO PARÂMETROS DE SOM QUE ESSE OBJETO PRODUZ. SERÁ MUITO DIVERTIDO!!!

ALTURA 

GRAVE (     )     AGUDO (      )

DURAÇÃO  

CURTA  (      )      LONGA  (     )

INTENSIDADE

FRACO (      )      FORTE  (      )

TIMBRE:

SIM (       )      NÃO (     )

AGORA VOCÊS VÃO CRIAR UM PARQUE SONORO. OBSERVEM A IMAGEM ABAIXO, USEM A IMAGINAÇÃO PARA CRIAR NOVOS SONS E INSTRUMENTOS ATRAVÉS DE MATERIAIS QUE JÁ TÊM NA CASA DE VOCÊS. VAMOS LÁ?

CONVIDEM A FAMÍLIA E SE DIVIRTAM!!! QUE TAL CRIAR MÚSICAS COM ESSES SONS?

RELEMBRANDO!!!!

  • VIVENCIAMOS  E ENTENDEMOS QUE A MATÉRIA-PRIMA DA MÚSICA É O SOM E QUE ESTE POSSUI DIFERENTES PARÂMETROS, COMO ALTURA, DURAÇÃO, TIMBRE E INTENSIDADE.
  • CONHECEMOS E IDENTIFICAMOS OS DIFERENTES TIPOS DE REGISTROS: CONVENCIONAL E NÃO CONVENCIONAL.
  • EXPERIMENTAMOS  BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, CANÇÕES.

Ciclo da infância: Habilidade estruturante
Habilidades complementares
(GO-EF03AR14-A) Vivenciar e entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes parâmetros, como altura, duração, timbre e intensidade
(GO-EF03AR15-D) Construir instrumentos musicais, explorando diversas fontes sonoras, utilizando-os no repertório estudado.
(GO-EF03AR16-A/C) Compreender a necessidade do registro musical, conhecendo e identificando os diferentes tipos de registros: convencional e não convencional.
(GO-EF03AR24) Experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e história de diferentes matrizes estéticas e culturais
Referências:Livro conectados| Arte|FTD |São Paulo|1ª Edição| 2018. p 48-58