You are currently viewing Educação Física: O que é a Ginástica? Quando e onde surgiu? Onde podemos encontrar a Ginástica?

Educação Física: O que é a Ginástica? Quando e onde surgiu? Onde podemos encontrar a Ginástica?

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na tv no dia 19/05/2021 (quarta-feira). Aqui no portal conexão escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A aula de hoje vai falar sobre a Ginástica! Onde e quando surgiu a Ginástica? E qual será o “jeitão” dessa modalidade esportiva?

https://www.pexels.com/pt-br/foto/ativo-movimentado-atividade-acao-3985241/

Assista a videoaula abaixo, com a temática: O que é a Ginástica? Quando e onde surgiu? Onde podemos encontrar a Ginástica?

Educação Física – Ciclo da infância – 3ºANO

Tente adivinhar: o que é o que é, que está presente no circo, nas academias esportivas e nos Jogos Olímpicos? Não sabe? 

É a Ginástica! 

Vamos entender isso direitinho? Para entender como a Ginástica pode estar em todos esses lugares ao mesmo tempo, precisamos primeiro entender o que é a Ginástica e quais as suas características. A Ginástica é a modalidade esportiva composta pelos movimentos básicos:

  • Saltar e saltitar
  • Rolar e girar
  • Lançar e arremessar
  • Equilibrar 

Sendo que esses movimentos podem ser executados livremente, utilizando-se de acessórios ou de aparelhos. A Ginástica, pode também ter diferentes objetivos:

  • Ginástica de Consciência Corporal (que te ensina a conhecer e controlar os movimentos do seu corpo)
  • Ginástica Geral (na qual estão os fundamentos ginásticos e os movimentos acrobáticos, como os saltos mortais, o equilibrismo e o contorcionismo)
  • Ginástica de Condicionamento (que tem como objetivo promover a saúde e emagrecer, ficar mais forte, mais rápido e outras coisas ligadas à beleza do corpo ou às suas capacidades físicas).

ATIVIDADE 1 

Para entender melhor sobre como a Ginástica surgiu e se desenvolveu ao longo da história da humanidade, veja o vídeo que a Prof.ª Denise preparou pra vocês:

ATIVIDADE 2

As principais práticas da Ginástica de Consciência Corporal, são as práticas orientais como o Tai Chi Chuan, a Ioga e a Meditação. Essas atividades têm movimentos suaves e lentos e trabalham a concentração e o equilíbrio entre o corpo e a mente.

https://www.pexels.com/pt-br/foto/atividade-acao-movimento-adoravel-4473622/

Na Ginástica Geral temos os movimentos básicos de lançar e arremessar, no circo quem dá show usando os movimentos de lançar e arremessar são os malabaristas. Agora é sua vez dar o show aí na sua casa, convide um adulto pra te ajudar a fazer as bolinhas de malabarismo, conforme explica o primeiro vídeo a seguir, depois é só seguir os movimentos que o Lucas do canal Malabarize-se ensina no segundo vídeo:

Como fazer suas bolinhas de malabarismo:

Dica da Prof.ª Denise: o recheio das bolinhas pode ser feito com areia, com terra, com serragem ou até mesmo com bolinhas de papel bem amassadinhas e se você for usar papel, dá pra revestir a bolinha com uma fita adesiva, ao invés de usar balão!

Como jogar malabares com 3 bolinhas:

A Ginástica de Condicionamento é aquela voltada para promover a saúde e outras qualidades físicas como a força, resistência e a flexibilidade, ou seja, todas as modalidades que conhecemos como ginástica de academia. Veja alguns exemplos nas imagens a seguir:

Atividade 3

Chegou a hora de sentir a Ginástica no seu corpinho, e como vivemos tempos muito tensos por conta desse tal de Corona Vírus, vamos relaxar e aproveitar para cuidar do corpo! Veja o vídeo a seguir e faça os movimentos que os animais da floresta estão ensinando junto com as crianças perdidas.

                      RELEMBRANDO!!!!!!!

  • Onde e quando surgiu a Ginástica
  • Quais os principais tipos de Ginástica que conhecemos (Consciência Corporal,Ginástica Geral e Ginástica de Condicionamento).
  • Aprendemos a relaxar com os bichinhos Good Vibes da floresta
  • Qual é o jeitão de cada Ginástica e onde elas estão presentes
CICLO DA INFÂNCIA: HABILIDADE ESTRUTURANTE (GO-EF03EF07) Experimentar e demonstrar de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.