OLÁ, EDUCANDO (A) ! ESTA VIDEOAULA DE ARTE – ARTES VISUAIS, FOI VEICULADA NA TV NO DIA 10/05/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
A ARTE ALÉM DE UMA LINGUAGEM DE CRIAÇÃO, É APRESENTADA TAMBÉM COMO UMA AÇÃO EDUCATIVA DE OUTROS COMPONENTES CURRICULARES.
https://pixabay.com/pt/photos/pintura-rupestre-rock-carving-4919/acesso
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: A INTEGRAÇÃO ENTRE ARTE E MATEMÁTICA.
OLÁ CRIANÇA, PARA ESSA ATIVIDADE PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO.
DESDE TEMPOS REMOTOS, O SER HUMANO BUSCA DE COMUNICAR, ILUSTRAR O QUE VÊ E O QUE SENTE. A PARTIR DISSO A HUMANIDADE VEM EVOLUINDO EM MUITOS SENTIDOS. A IMAGEM A SEGUIR TRAZ REGISTROS DOS PRIMEIROS TRAÇOS DO HOMEM.
ALGUMAS DÚVIDAS PARA REFLETIRMOS:
- A ARTE É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO?
- SÓ A PINTURA É CONSIDERADA ARTE?
- É POSSÍVEL EM ARTE APRENDER OUTROS COMPONENTES CURRICULARES?
DESDE A ANTIGUIDADE O HOMEM VEM MUDANDO O SEU MEIO, COM INVENÇÕES QUE FACILITAM O SEU DIA A DIA E TAMBÉM DANDO UTILIZAÇÃO DIFERENTE PARA AS COISAS QUE VÃO SENDO CRIADAS.
DISPONÍVEL EM: PIXABAY.COM
VEJAM ALGUNS EXEMPLOS:
DO BARRO FORAM CRIADOS JARROS E OUTRAS FORMAS DE ARTE.
A CERÂMICA QUE ANTES ERA UTILIZADA PARA ARMAZENAR ALIMENTOS OU ÁGUA, HOJE TAMBÉM É UMA OBRA ARTÍSTICA , QUE SOFREU DIVERSAS INTERVENÇÕES COM O PASSAR DOS ANOS.
ATIVIDADE:
E QUE TAL DOS NÚMEROS CRIARMOS UMA PINTURA? VOU UTILIZAR UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA COMO O PONTO DE PARTIDA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA OBRA DE ARTE ABSTRATA. ATENÇÃO AOS PASSOS:
EM UMA FOLHA ESCREVA OS NÚMEROS DE 1 A 10 ALEATORIAMENTE.
DEPOIS LIGUE OS NÚMEROS UTILIZANDO UMA RÉGUA.
EM SEGUIDA APAGUE OS NÚMEROS.
AGORA É SÓ COLORIR OS ESPAÇOS.
COM A TÉCNICA UTILIZADA ACIMA, CRIE UM NOVO DESENHO E OBSERVE QUE SE VOCÊ MUDAR A POSIÇÃO DOS NÚMEROS E AS CORES A ATIVIDADE SE TORNA COMPLETAMENTE DIFERENTE!!!
RELEMBRAR:
- A ARTE, ASSIM COMO AS PESSOAS FOI EVOLUINDO COM O TEMPO.
- QUE UMA MESMA ATIVIDADE OU INSTRUMENTO, PODE TER FUNÇÕES DIFERENTES.
- É POSSÍVEL ALIAR AS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM UMA MESMA ATIVIDADE. EXEMPLO: MATEMÁTICA E ARTE.
- CRIAR É UM PROCESSO CONSTANTE E QUE SEMPRE É POSSÍVEL, COM CRIATIVIDADE, FAZER ARTE E SE DIVERTIR.
Ciclo da infância: Habilidade estruturante: | GO-EF01AR02-B) Conhecer os elementos constitutivos das artes visuais, como o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, os planos, a textura, explorando diferentes suportes, ferramentas, materiais e técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição e expressão artística. |