Olá, educando (a)! Está videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 30 de Abril de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
A aula de hoje é de Matemática. Nela vamos compreender um pouco mais sobre o sistema de medidas.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Matemática – Grandezas e medidas: Vale quanto pesa?
Vale quanto pesa?
Você já observou que tudo tem uma medida? Nossa altura, massa, tamanho de roupa, calçado, largura de dedos, o tanto de comida a se fazer e a comer, a distância que caminhamos, a área de onde moramos… Veja só:
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/images/search/quilograma/>. Acesso em 23 de março de 2021.
De acordo com o site Britannica escola, a medida deve estar relacionada a um padrão aceito por todos. Por exemplo, todo mundo concorda que 1 quilo (1 kg, ou 1 quilograma) corresponde a um determinado peso, de modo que 2 quilos correspondem ao dobro daquele peso, 3 quilos ao triplo e assim por diante. Existem diferentes padrões de medidas para comprimento, superfícies, volumes, capacidade ou massa entre outros. As unidades de medidas são os nomes usados pelos diferentes padrões. Por exemplo, o quilograma é uma unidade de peso relacionado à massa e pode ser subdividido em unidades menores, como o grama. O metro por exemplo, que é uma unidade de comprimento, pode ser dividido em cem unidades menores, os centímetros. Os padrões fazem parte de um determinado sistema de medidas. Ao longo da história, foram usados muitos sistemas, e cada um tinha seu padrão. Quilogramas e libras são unidades de peso, mas pertencem a diferentes sistemas. Assim, uma caixa que pesa 1 quilograma em um sistema pesa 2,2 libras no outro. Tá vendo só? Choquei kkkk, mas deixa eu aproveitar e te contar uma história: Por volta de 1790, foi desenvolvido na França o Sistema Métrico Decimal, que em meados do século XX passou a ser adotado em quase todos os países do mundo, inclusive no Brasil. Nesse sistema, cada tipo de medida tem uma unidade básica. Daí, o metro ficou sendo a unidade básica de comprimento, o quilograma (também chamado de “quilo”) a unidade de peso e o litro, a de volume. Cada unidade é subdividida em unidades menores ou associada a unidades maiores por múltiplos de 10. Prefixos padronizados são acrescentados à unidade básica de medida para indicar quantos múltiplos de 10, ou quantas subdivisões, ela contém. Por exemplo, “quilo” significa “mil”, portanto em 1 quilômetro temos 1.000 metros; na unidade de peso, o quilograma, temos 1.000 gramas; e “centi-” significa a “centésima parte”: assim, o centímetro é a centésima parte de 1 metro. Atualmente, o Sistema Internacional de Unidades, também conhecido como SI, inspirado no sistema métrico, é o mais usado no mundo. O SI é um conjunto padronizado de definições de unidades de medida. Vejamos alguns instrumentos que são usados para medir o metro: metro articulado, trena e fita métrica. Vale lembrar que 1 metro equivale a 100 cm.
Fonte: Giovanni Junior, José Ruy – A conquista da matemática, 5º ano: componente curricular matemática: ensino fundamental, anos iniciais / José Ruy Giovanni Junior.- 1ª ed.- São Paulo: FTD, 2018.
Podemos medir em metro a distância percorrida de um lugar a outro, a espessura de uma porta, o comprimento de uma caneta, o contorno de um terreno, a largura de um móvel.
O centímetro e o milímetro, são unidades menores que o metro, e podem ser medidos por uma régua. Um centímetro tem 10 milímetros. Quantos centímetros de comprimento tem o seu caderno? Meça com a régua e depois me conta heim.
Fonte: Giovanni Junior, José Ruy – A conquista da matemática, 5º ano: componente curricular matemática: ensino fundamental, anos iniciais / José Ruy Giovanni Junior.- 1ª ed.- São Paulo: FTD, 2018.
Você já ouviu alguém conversar sobre medir terras, chácaras, sítios, fazendas? Pois é, até a terra é medida pessoal… Mede-se a área e pode ser medida em metro quadrado. Só que também são muito usadas as medidas agrárias como o hectare, que equivale a dez mil metros quadrados, e o alqueire que muda a sua medida pelo nosso País afora, variando de 1,21 hectare e chegando até aproximadamente 20 hectares. Geralmente quando as pessoas vão comprar um imóvel, primeiro procuram saber a área dele, seja uma casa, um apartamento ou uma fazenda.
Fonte: Giovanni Junior, José Ruy – A conquista da matemática, 5º ano: componente curricular matemática: ensino fundamental, anos iniciais / José Ruy Giovanni Junior.- 1ª ed.- São Paulo: FTD, 2018.
Com certeza você já observou propagandas com anúncios do tipo: No condomínio X, os apartamentos têm 70m² e os sobrados medem 95m². Então, estas medidas em m² dizem respeito à área construída dos imóveis. BELEZA? Vocês estão demais hein… Bora falar um pouquinho sobre volume, capacidade e massa? É sabido que volume é a unidade de medida que marca o espaço ocupado por um corpo, por um sólido, líquido ou gasoso, mensurado, medido por unidades cúbicas, de acordo com o sistema métrico decimal. E, este corpo pode ser qualquer objeto considerado como unidade; pacote, caixa ou fardo por exemplo. Mas Professora Jussarinha, O que é capacidade? Deixa comigo que já te explico… Capacidade, é o quanto uma unidade, um objeto comporta, é o volume interno de algum recipiente. Veja comigo: Tenho certeza que você já sabe que a unidade de medida de capacidade é o litro, a unidade padrão. E claro né pessoal, que temos as medidas digamos derivadas e uma das mais usadas é o mililitro, o famoso ML, tão usado por exemplo quando o médico receita xarope por exemplo… deve-se tomar por exemplo 5ml de xarope… entendeu?
Fonte: Giovanni Junior, José Ruy – A conquista da matemática, 5º ano: componente curricular matemática: ensino fundamental, anos iniciais / José Ruy Giovanni Junior.- 1ª ed.- São Paulo: FTD, 2018.
Muita atenção viu futuros motoristas, cada modelo de carro tem uma capacidade de abastecimento. O tanque dos carros de passeios populares que circulam pelas ruas brasileiras, variam de 30 a 60 litros de combustível. Massa pessoal… E, por falar em massa? O que você entende quando ouve esta palavra na matemática? Você disse que é a quantidade da matéria de um corpo, calculada em gramas? Muito bem, isso mesmo. A massa de um objeto é a quantidade de material que o compõe. Uma bola de boliche, por exemplo, tem mais massa do que uma bola de praia. Certinho? Continue assim.. nem pisca pra não perder a linha de raciocínio viu? Mas, já que 1 imagem fala mais que mil palavras, observe a tirinha aqui comigo:
Fonte: Site Humor com ciência. Disponível em: https://www.humorcomciencia.com/blog/93-portugues/ Acesso em 24/03/21.
Eu quero que preste bem atenção agora. É comum confundirmos PESO e MASSA, mas tem diferença entre eles, bora compreender então? Massa e peso são grandezas diferentes, porém estão ali muito bem relacionadas.. A massa mede a quantidade de matéria de um corpo, e o peso mostra a relação da massa com a aceleração da gravidade local. hum, Quanto maior a massa de uma pessoa por exemplo, maior será o seu peso, porque a força da gravidade será maior numa pessoa com mais massa corpórea. Aqui, o grama, como uma unidade de medida de massa e não de peso, vem te lembrar que, quando você precisar comprar algumas gramas de algum produto, diga que quer por exemplo, duzentos gramas de mortadela e não ‘duzentas‘ gramas. Me deixa te perguntar uma coisa:
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/images/search/balan%C3%A7a/?pagi=2>. Acesso em 24/03/21.
O que pesa mais uma caixa com 1kg de bombom ou 1 caixa com 1kg de algodão? Hum, quem respondeu que as 2 caixas tem o mesmo peso acertou…. MUITO BEM! as duas caixas mesmo tendo tamanhos diferentes, contêm o mesmo peso, 1kg.E, para você não esquecer, vamos reforçar que:
1 Km= 1000 M
1M= 100 cm
1Cm= 10mm
1L= 1000 ml
1 Kg=1000g
1T=1000Kg
Relembrando a aula – Então moçada, nesta aula de matemática, falamos sobre o Sistema de medidas. Vimos sobre comprimento, área, volume, capacidade e massa. Penso que foi massa e você gostou? Espero que sim.
Atividade
E, pra não perder o costume, vamos à nossa atividade, na verdade um desafio.
Questão 1 – Pedro e Carlos são primos. Cada um deles tem um lote. Mediram os lotes em pés. Será que o lote de Carlos é garantidamente maior que o de Pedro, por Carlos ter uma quantidade maior de pés? Aí está o seu desafio… Quais as medidas de área podem ser usadas para calcular a área de um terreno?
Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês.
Habilidade estruturante: | (EF05MA19-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de comprimento, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais. (EF05MA19-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de área, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais. (EF05MA19-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de massa, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais. (EF05MA19-F) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais utilizando gráficos e tabelas. (EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos. |
Referências: | Giovanni Junior, José Ruy – A conquista da matemática, 5º ano: componente curricular matemática: ensino fundamental, anos iniciais / José Ruy Giovanni Junior.- 1ª ed.- São Paulo: FTD, 2018 Site Britannica escola. Medida. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/medida/481871 Acesso em 23 de março de 2021. Site Humor com ciencia. Disponível em: https://www.humorcomciencia.com/blog/93-portugues/ Acesso em 24 de março de 2021. |