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Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo: Fluxos migratórios, distribuição populacional e contribuição do migrante na sociedade brasileira.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 06 de Maio de 2021 (Quarta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A proposta desta aula é correlacionar os fluxos migratórios com as necessidades de sobrevivência dos homens. Entender a distribuição populacional a partir dos diferentes tipos de migração. Perceber as contribuições dos migrantes na estrutura sociocultural brasileira. Também identificar os fluxos internos e externos/internacionais.

Temática – O sujeito e seu lugar no mundo: Fluxos migratórios, distribuição populacional e contribuição do migrante na sociedade brasileira. O Monumento dos Imigrantes, criado pela escultora Neide Ono, representa a chegada dos colonos mineiros que, no século XIX, fundaram Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/migra%C3%A7%C3%A3o-humana/481905/recursos/172397>. Acesso em: Acesso em: 1 de março de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – O sujeito e seu lugar no mundo: Fluxos migratórios, distribuição populacional e contribuição do migrante na sociedade brasileira.

7ª SÉRIE | Eaja |GEOGRAFIA | PROF.: WERLLEN PIRES

FLUXOS MIGRATÓRIOS

As migrações são os deslocamentos de pessoas de uma área para outra. É a movimentação dos povos pela superfície da terra, de cidades em cidades, de regiões, de estado, de países e de continentes.  Essas movimentações de entrada de pessoas (imigração) ou saída de pessoas (emigração) de população podem ser internacionais (de um país para outro) ou internas (dentro de um mesmo país).

Vamos compreender a relação dos fluxos migratórios com as influências físico-naturais e as necessidades de sobrevivência dos homens. Os fluxos migratórios foram motivados de acordo com o contexto histórico, social, político e territorial. Desde então, ocorrem migrações por razões variadas, como a busca por melhores condições de vida e a fuga de guerras e conflitos. Dentre essas razões podemos destacar: 

1 – Econômica, é a principal motivação da atualidade, quando o migrante sai em busca de melhores condições de vida, empregos, salários, muito comum em países ou regiões subdesenvolvidas ou em desenvolvimento.

2 – Políticas, ocorre com bastante frequência durante crises políticas, guerras, ditaduras, nas quais vários contingentes políticos migram, de forma livre ou forçada, para evitar os problemas de seu país.

3 – Desastres naturais, muito comum em lugares com a ocorrência de furacões, tufões, terremotos, secas, frio intenso, calor excessivo, dentre outros.

Fluxos migratórios contemporâneos

No século XX, principalmente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o fluxo migratório passou a ser no sentido dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos da Europa e, principalmente, para os Estados Unidos e Canadá, que têm recebido muitos migrantes de várias partes do mundo. Nessa direção, um fluxo que ganha destaque é o de imigrantes latinos em direção aos Estados Unidos. 

A população mundial é marcada pela diversidade religiosa, étnica e linguística, entre outras. A diversidade mundial tem relação com os movimentos migratórios que marcam a história dos povos e das nações. O Brasil é um dos países que receberam muitos desses imigrantes. 

Agora buscamos analisar as contribuições do migrante nas estruturas socioculturais brasileiras. O povo brasileiro o é o resultado de séculos de miscigenação entre diversos, principalmente indígenas, africanos e europeus, que aos poucos incorporaram características físicas e culturais uns dos outros. Essa diversidade se reflete em aspectos culturais, como a língua oficial do país (que é portuguesa, mas possui muitas palavras de origem indígena e africana), as religiões, a culinária e a música; e nas características físicas das pessoas, como a cor da pele e dos cabelos e a fisionomia. A composição da população é diferente em cada estado do Brasil. Ela reflete o processo de ocupação que ocorreu em diferentes partes do território brasileiro, a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).

Observe o mapa sobre o Brasil: Distribuição populacional por com (2013)

D:\PLANOS E ATIVIDADES\NEC TV\NEC 2021\ATIVIDADES E RASCUNHOS\TEMP 02\BRASIL - POPULAÇÃO POR COR.png

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro, 2016. p. 116. Disponível em: DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020. P.76.

Nas pesquisas censitárias realizadas pelo IBGE, na categoria “raça ou cor”, cada pessoa pode se autodeclarar branca, parda, preta, amarela ou indígena.

POVOS INDÍGENAS – os povos indígenas do Brasil são descendentes dos habitantes nativos que aqui viviam antes da chegada dos colonizadores europeus no século XVI. 

POVOS AFRICANOS – Entre os séculos XVI e XIX, cerca de 4 milhões de africanos de diversos grupos étnicos foram escravizados e trazidos para o Brasil para trabalhar nas lavouras de cana–de -açúcar e tabaco, na mineração e em outras atividades econômicas. Muitos aspectos do cotidiano do povo brasileiro são legados desses povos que vieram da África, incluindo estilos musicais e artísticos, costumes culinários, manifestações culturais e religiosas, além de diversas palavras que usamos no dia a dia.

Disponível em: DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020. P.78

Na cultura regional baiana, existe grande influência de costumes e tradições do povo iorubá (um dos maiores grupos étnico-linguísticos da África ocidental). Na fotografia acima, vendedora de acarajé, comida originalmente utilizada em ritual religioso iorubá e que atualmente está difundida na culinária brasileira, em Salvador, BA (2013).

Muitos brasileiros afrodescendentes (descendentes de povos africanos) ainda sofrem com o preconceito, um grave problema a ser combatido por todas as esferas da sociedade.

OS IMIGRANTES – Grande parte da população brasileira é formada por descendentes de pessoas vindas de diferentes partes do mundo. A chegada de imigrantes ao Brasil, principalmente em busca de trabalho e melhores condições de vida, ocorreu de maneira particularmente intensa entre meados do século XIX e meados do século XX, quando muitos europeus (principalmente portugueses, italianos, espanhóis, alemães) e asiáticos (sírios, libaneses, japoneses, entre outros) chegaram ao país. Nos últimos anos, muitos imigrantes provenientes dos países vizinhos, principalmente Bolívia, Argentina e Uruguai, vêm se fixando no Brasil. Em contrapartida, muitos brasileiros são emigrantes, pois se mudam para outros países. Vale relembrar que:

Imigrante – Pessoa que chega a um local para se estabelecer.

Emigrante – Pessoa que sai de um local para se estabelecer em outro.

MIGRAÇÕES EXTERNAS NO BRASIL – Na última década, o número de imigrantes que tiveram o Brasil como destino aumentou cerca de 160%. Entre os principais grupos, estão os haitianos, venezuelanos, bolivianos, colombianos, argentinos e chineses, muitos buscando novas oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.

Em contrapartida, muitos brasileiros também se tornaram emigrantes nas últimas décadas e se mudaram para outros países. Se no passado o Brasil foi um local de recepção de muitos imigrantes, hoje são os brasileiros que saem do país em busca de melhores condições de vida. Talvez você conheça alguém que saiu do Brasil para morar em outro país. Atualmente existem brasileiros espalhados por todos os continentes.  

Observe o gráfico a seguir sobre os brasileiros residentes no exterior em 2015.

D:\PLANOS E ATIVIDADES\NEC TV\NEC 2021\ATIVIDADES E RASCUNHOS\TEMP 02\BRASILEIROS NO EXTERIOR.png

Disponível em: DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020. P.80

Leitura do gráfico

Identifique os principais países escolhidos pelos brasileiros como local de residência. Por que você acha que há uma diferença tão grande entre o primeiro e o segundo lugar?

Migrações internas

Assim, as migrações internas podem ocorrer, por exemplo, de um estado para outro ou de um município para outro dentro de um mesmo estado. Na sua família, já aconteceram migrações? Você ou seus pais nasceram na mesma localidade (município, estado ou país) onde vivem atualmente? E seus avós, bisavós e tataravós?

Atualmente, milhões de brasileiros vivem fora de seu estado ou município de nascimento, pois muitas migrações internas ocorreram no Brasil ao longo do século XX. Observe os principais processos migratórios brasileiros 

Entre as décadas de 1940 e 1950, ocorreram diversos deslocamentos populacionais do Nordeste para o Sudeste. A partir da década de 1950, com a aceleração do processo de industrialização, muitos moradores da zona rural deixavam o campo rumo à cidade. Os trabalhadores rurais buscavam emprego e condições de vida melhores. Além disso, o acesso à propriedade da terra era muito difícil no campo. Esse movimento migratório do campo para a cidade é denominado êxodo rural.

Da década de 1960 à de 1980 esses deslocamentos aconteceram principalmente em direção às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que concentravam o maior número de indústrias e oportunidades de trabalho.

Entre 1960 e 1990, as regiões Centro-Oeste e Norte também receberam nordestinos, atraídos pelas atividades extrativistas ou pela esperança de adquirir lotes de terra na região da Amazônia. Um grande número de agricultores provenientes do sul do país se estabeleceu nos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, com a promessa de incentivos do governo e de doações de lotes de terra para moradia e cultivo. A construção da nova capital do país, Brasília (inaugurada em 1960), e a criação da Zona Franca de Manaus, localizada no estado do Amazonas, contribuíram para o crescimento dos fluxos migratórios em direção a essas duas cidades.

De 1990 aos dias atuais – A partir da década de 1990, o fluxo de migrantes provenientes do Nordeste em direção ao Sudeste se manteve, embora em número menor do que nas décadas anteriores. Além disso, muitos nordestinos passaram a voltar ao seu estado de origem, caracterizando a migração de retorno, em função, principalmente, do desenvolvimento econômico da região nas últimas décadas. 

Alguns tipos de migrações internas 

Existe a migração pendular, que é o movimento diário de vaivém da população que se desloca de uma localidade a outra para trabalhar ou estudar.

Migração intrarregional – Deslocamento populacional que pode ocorrer: entre os estados da mesma região; dentro dos estados, em direção a algumas capitais; ou da capital em direção ao interior do mesmo estado.

Migração sazonal – Deslocamento populacional que ocorre em determinados períodos do ano para locais em que há trabalhos temporários.

Analisando o mapa, como é possível caracterizar os fluxos migratórios no Brasil?

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Disponível em: DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna,    1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020. P.80

Atividade

Chegou o momento de você mostrar o que aprendeu, vamos lá? Leia as perguntas abaixo e responda em seu caderno de Geografia.

Questão 1 – Como pode ser definida a migração?

Questão 2 – Dentre os principais motivos de migrações, destaque 03 de acordo com o texto estudado.

Questão 3 – Por que a população brasileira é marcada pela diversidade?

Questão 4 – Entre meados dos séculos XIX e XX, quais foram os principais grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil?

Questão 5 –  Você conhece algum imigrante(s)? De quais países eles vieram? Se convive perto deles, fale de alguma coisa interessante ou diferente que percebeu neles.

Questão 6 – Muitas palavras de origem indígena foram incorporadas à língua portuguesa falada no Brasil. Faça uma pesquisa para encontrar exemplos para os itens abaixo e explique seus significados.

a) Nomes de cidades, estados, rios, bairros de sua cidade etc.

b) Nomes de animais e plantas.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0702) Correlacionar os fluxos migratórios com as influências físico-naturais e as necessidades de sobrevivência dos homens.
(EAJAGE0703) Entender a estruturação e distribuição populacional em diferentes escalas a partir dos diferentes tipos de migração.(EAJAGE0705) Analisar as contribuições do migrante nas estruturas socioculturais brasileiras.(EAJAGE0706) Identificar as políticas nacionais e internacionais que norteiam os movimentos migratórios.
Referências:Campo Grande. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/migração-humana/481905/recursos/172397>. Acesso em: 1 de março de 2021.
DELLORE, Cesar  Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020