You are currently viewing Geografia – Formas de representação e pensamento espacial: alfabetização cartográfica, formas de representação cartográfica e usos cotidianos.

Geografia – Formas de representação e pensamento espacial: alfabetização cartográfica, formas de representação cartográfica e usos cotidianos.

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 05 de Maio de 2021 (Quarta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos compreender o processo de formulação dos principais produtos cartográficos como: mapas, imagens de satélite, fotos aéreas e outros. Analisar como os diferentes produtos cartográficos são utilizados no cotidiano.

Temática – Formas de representação e pensamento espacial: alfabetização cartográfica, formas de representação cartográfica e usos cotidianos. Disponível em: <https://pixabay.com>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Formas de representação e pensamento espacial: alfabetização cartográfica, formas de representação cartográfica e usos cotidianos.

5ª SÉRIE | Eaja |GEOGRAFIA | PROF.: WERLLEN PIRES

A representação geográfica e o pensamento espacial.

Cartografia é arte, é a ciência que trabalha na produção e elaboração de cartas/mapas.  Os mapas, as imagens de satélite, o globo terrestre e a fotografia aérea são produtos cartográficos. Eles representam partes da superfície ou toda a superfície da terra.  São instrumentos que nos ajudam a conhecer, compreender e analisar a realidade.

Há muito tempo, os seres humanos se interessam em representar o espaço geográfico à sua volta.  A necessidade de conhecer melhor o lugar onde se vive, novos lugares, marcar territórios, registrar novos caminhos, identificar as características dos lugares levou os seres humanos a organizar diferentes representações cartográficas. Estas ferramentas permitem analisar o espaço da maneira como está organizado e que ajudam a orientar novas ações. Os mapas são representações espaciais em superfícies planas, muito utilizados para localizar países ou regiões e mostrar informações diversas, como as características físicas e humanas de um determinado lugar.  

Como foram produzidos os mapas antigos?

Primeiros registros cartográficos pelas civilizações antigas representavam pequenas localidades.  Eram utilizados materiais como pedra e argila cozida.  Mais tarde passaram a ser entalhados em madeira e gravados em metal.  Somente no século II,  passaram a existir os mapas em papiro, uma espécie de  papel feito com plantas de mesmo nome.   Outro material utilizado na produção de mapas era o pergaminho, produto derivado da pele ou couro de ovelha.

Os mapas mais antigos são documentos históricos, fontes de informação sobre o passado de várias civilizações. Um dos mapas mais antigos conhecidos foi elaborado pelos babilônios há cerca de 4.400 anos.

Observe a imagem sobre uma representação feita numa placa de barro cozido de apenas 7 cm.

Disponível em:   GIARDINO, Cláudio, Geografia nos dias de hoje. Editora Leya, 2ª edição, São Paulo, 2018, 6 ano, PNLD 2020. Esta é uma representação feita numa placa de barro cozido de apenas 7 cm.

A importância da cartografia – no período das grandes navegações, a Cartografia contribuiu para descoberta de novos caminhos, pois, com os mapas Náuticos  foi possível aventurar-se pelos Mares com mais segurança.  Os cartógrafos eram Aventureiros: caminhavam à pé por enormes áreas desconhecidas, onde coletavam dados e registravam coisas significativas dos lugares como: uma montanha ou rio, florestas, serras, contornos do litoral e outras paisagens. Também registravam os elementos culturais dos povos descobertos.  Em seguida organizam todos estes dados para confeccionar o mapa.  Desse modo, os cartógrafos atuavam como guias indicando a direção que os desbravadores e exploradores deveriam seguir. 

A tecnologia empregada na produção dos produtos cartográficos. No tempo passado haviam poucos recursos técnicos disponíveis, já nos dias atuais a técnica está bem avançada por causa da tecnologia.  Atualmente os mapas são feitos com auxílio de computadores que têm grande capacidade de armazenar e organizar muitas informações.  Os computadores, com seus programas avançados, são importantes instrumentos de precisão para confecção de mapas, elaborado com base em fotos aéreas, imagens de satélite e dados numéricos, ampliando a capacidade de representar ou pensar no espaço. 

As fotos aéreas

São muito utilizadas pelo governo por empresas na elaboração de mapas. Nas atividades cotidianas, ou seja, no dia-a-dia, as fotos aéreas servem para diversos estudos, entre eles, planejamentos urbanos e agropecuários.  Com base nelas é possível obter informações como a localização de rios, morros, ilhas, pontes, ruas e avenidas.  Um detalhe: As fotos não são mapas mas auxiliam na confecção deles.

As imagens de satélite. Este é mais um produto cartográfico. Estas imagens são produzidas por satélites artificiais. Mas o que é um satélite artificial ? Equipamento construído pelo ser humano e colocado em órbita em torno dos astros, como um planeta, visando obter diferentes tipos de informações.

As imagens de satélite são utilizadas para diversas finalidades como:  monitoramento ambiental (verificar a ocorrência de desmatamento em determinada área, por exemplo),  previsão do tempo, elaboração de novos mapas.

Observe a imagem abaixo do satélite artificial Goes, que produz imagens utilizadas na meteorologia da América do Sul, ou seja, a previsão do tempo dessa parte do continente americano.

Disponível em:  GIARDINO, Cláudio, Geografia nos dias de hoje. Editora Leya, 2ª edição, São Paulo, 2018, 6 ano, PNLD 2020.

As imagens de satélite são muito utilizadas por empresas e pelas Forças Armadas dos países. Também utilizadas pelos governos para fiscalização ambiental. Ex. identificar queimadas.

Avanço tecnológico e mapas digitais na atualidade

Durante muitos séculos os mapas foram feitos à mão, desenhados em pedras, pergaminhos e depois, em papel. Com o desenvolvimento tecnológico, os mapas passaram a ser elaborados com maior precisão. Graças ao auxílio de programas de computador, hoje os mapas podem se apresentar na versão digital, ou seja, um arquivo eletrônico que pode ser consultado a qualquer momento, sem a necessidade de reproduzir em papel. 

Um exemplo muito conhecido é, através de um celular, com o uso do GPS, receber informações de satélites artificiais sobre a localização dos lugares.

Observe a imagem do uso do GPS

D:\PLANOS E ATIVIDADES\NEC TV\NEC 2021\MAPAS IMAGENS\GPS NO CELULAR.png

Disponível em:  GIARDINO, Cláudio, Geografia nos dias de hoje. Editora Leya, 2ª edição, São Paulo, 2018, 6 ano, PNLD 2020.

Alfabetização cartográfica. Vamos entender quais são os elementos de um mapa: título, legenda, escala, orientação, fonte, confira neste mapa a seguir:

D:\PLANOS E ATIVIDADES\NEC TV\NEC 2021\MAPAS IMAGENS\ALFABETIZAÇÃO CARTOGRAFICA - ELEMENTOS DO MAPA.png

Disponível em:  GIARDINO, Cláudio, Geografia nos dias de hoje. Editora Leya, 2ª edição, São Paulo, 2018, 6 ano, PNLD 2020.

Tipos de mapas: eles representam informações diversas sobre o espaço geográfico. 

1 – mapa político – mostra divisão político administrativa de um território (país, estado ou município).

D:\PLANOS E ATIVIDADES\NEC TV\NEC 2021\MAPAS IMAGENS\MAPA POLÍTICO.png

Disponível em:  GIARDINO, Cláudio, Geografia nos dias de hoje. Editora Leya, 2ª edição, São Paulo, 2018, 6 ano, PNLD 2020.

2 –mapa físico  – mostra os elementos naturais, como formas de relevo, rios, lagos, altitude.

D:\PLANOS E ATIVIDADES\NEC TV\NEC 2021\MAPAS IMAGENS\Captura de Tela (212).png

Disponível em:  GIARDINO, Cláudio, Geografia nos dias de hoje. Editora Leya, 2ª edição, São Paulo, 2018, 6 ano, PNLD 2020.

3 -Mapas temáticos

Disponível em:  GIARDINO, Cláudio, Geografia nos dias de hoje. Editora Leya, 2ª edição, São Paulo, 2018, 6 ano, PNLD 2020.

TEMA – REDE TRANSPORTES

D:\PLANOS E ATIVIDADES\NEC TV\NEC 2021\MAPAS IMAGENS\Captura de Tela (214).png

 Disponível em:  GIARDINO, Cláudio, Geografia nos dias de hoje. Editora Leya, 2ª edição, São Paulo, 2018, 6 ano, PNLD 2020.

TEMA – MICRORREGIÕES DO ESTADO DE GOIÁS

Fonte: Instituto Mauro Borges-IMB. Disponível em: <https://www.imb.go.gov.br/files/docs/mapas/microrregioes-ibge/microrregioes_do_estado_de_goias_ibge.jpg>. Acesso em: 03 de Março de 2021.

Veja dois produtos cartográficos relacionados ao seu cotidiano.

As plantas – representam lugares com dimensões reduzidas como uma casa e seus cômodos, um quarteirão, um bairro. Ex. prático: na venda de apartamentos é apresentada para o cliente a planta de um apartamento que será construído. Observe a imagem a seguir da Planta da cidade de Curitiba, 1894. Arquivo Nacional. Fundo Ministério da Guerra.

Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/35797708495>. Acesso em 03 de Maio de 2021.

Os croquis– veja a imagem a seguir:

D:\PLANOS E ATIVIDADES\NEC TV\NEC 2021\MAPAS IMAGENS\CROQUI.png

 Disponível em:  GIARDINO, Cláudio, Geografia nos dias de hoje. Editora Leya, 2ª edição, São Paulo, 2018, 6 ano, PNLD 2020.

Atividade

Agora chegou a sua vez de demonstrar que aprendeu. Vamos lá!

Questão 1 – o que é um mapa?

Questão 2 – O que é imagem de satélite?

Questão 3 – Quais são as utilidades das fotografias aéreas? 

Questão 4 – Como os mapas são feitos na atualidade?

Questão 5 – Quais os elementos de um mapa?

Questão 6 – Cite dois tipos de produtos cartográficos utilizados no cotidiano. (dia-a-dia)


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0417) Compreender o processo de formulação dos principais produtos cartográficos como: mapas, imagens de satélite e outros.
(EAJAGE0418) Analisar como os diferentes produtos cartográficos são utilizados no cotidiano.
(EAJAGE0513) Trabalhar diferentes aspectos e maneiras de se utilizar os mapas, gráficos e outras representações cartográficas.
(EAJAGE0514) Produzir e apresentar mapas cartográficos, relacionados ao seu cotidiano.
Referências:GIARDINO, Cláudio, Geografia nos dias de hoje. Editora Leya, 2ª edição, São Paulo, 2018, 6º ano, PNLD 2020.
Instituto Mauro Borges-IMB. Disponível em: <https://www.imb.go.gov.br/files/docs/mapas/microrregioes-ibge/microrregioes_do_estado_de_goias_ibge.jpg>. Acesso em: 03 de Março de 2021.