You are currently viewing Língua Portuguesa – Gêneros jornalísticos: a notícia

Língua Portuguesa – Gêneros jornalísticos: a notícia

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa para o Agrupamento H (8º ano) do Ciclo da adolescência foi veiculada na TV no dia 28/04/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Fazem parte dos gêneros jornalísticos aqueles textos que, de um modo geral, têm como função principal informar, prestar serviços à comunidade. Com o passar dos anos, eles têm se desdobrado e assumido novas funções, inclusive a de opinar e entreter. Nesta aula, você estudará um gênero jornalístico que tem a função de informar: a notícia.

Bons estudos!

Assista a videoaula a seguir com a temática: Estrutura composicional do gênero notícia

Agrupamento H|8º ano|Ciclo da adolescência |Língua Portuguesa | Prof. Marlon Cássio Gomes dos Santos

Olá, tudo bem? Nesta aula você irá estudar um pouco sobre a notícia, um gênero jornalístico que tem como principal função informar o leitor. 

Os textos de cunho jornalísticos são aqueles que aproximam o leitor/ouvinte/espectador do jornal ou de algum meio de comunicação. Originalmente, a função desses gêneros se resumia a informar e/ou prestar algum serviço ao seu interlocutor. Contudo, devido a exigência da comunidade a que se destinam esses textos, eles passaram a se modificar, incorporando, assim, novas funcionalidades. Nesse sentido, atualmente já é comum assistirmos um jornal televisivo e percebermos que o jornalista que o apresenta emite opiniões sobre determinada notícia. Há algum tempo atrás, essa postura não era aceita, pelo contrário, era extremamente criticada. Agora, esse ato de opinar aproxima ainda mais o interlocutor com o locutor, ou seja, o público que assiste ao jornal e o apresentador. 

Engana-se quem acredita que essas mudanças acontecem apenas na televisão. Os textos jornalísticos escritos seguem a mesma perspectiva. Os jornais impressos ou aqueles publicados na internet, ganham, cada vez mais, espaço para editoriais, resenhas, colunas, cartas, crônicas, comentários, por exemplo. Todos esses gêneros são opinativos, mas vinculados ao campo jornalístico, midiático, lidando com a informação.

Nesse cenário de mudanças, um gênero antigo que persiste, é a notícia. O enfoque desse estudo é sobre a estrutura composicional e a função social desse gênero.

A notícia

Leia, a seguir, uma notícia veiculada no site da Prefeitura de Goiânia.

Prefeitura vai reformar o Zoológico de Goiânia

O projeto será executado por meio de convênio com o Ministério do Turismo

PUBLICADO EM: 24 DE MARÇO DE 2021 ÀS 15:59 | ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 24 DE MARÇO DE 2021 ÀS 16:02

         A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), vai reformar o Zoológico Municipal com recursos provenientes de um convênio com o Governo Federal. O prefeito Rogério Cruz fez uma vista técnica ao Zoológico no dia 21 de fevereiro e determinou a elaboração do projeto.

O documento, no valor de R$ 951 mil, foi assinado no último dia 23 de março pelo presidente da Agência, Valdery Júnior. A ordem de serviço é para ser executada de imediato, uma vez que o valor já está disponível nos cofres da Prefeitura de Goiânia.

Valdery Júnior disse que se sentiu motivado com a determinação do prefeito, e que, em menos de 90 dias de gestão, sua equipe técnica conseguiu fazer um projeto de reforma que vai proporcionar bem-estar aos animais, melhorar o acesso dos visitantes e garantir a inclusão, pois toda a obra será feita com readequações para a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

[…]

Fabrício Magalhães, da editoria de Turismo e Lazer

https://www.goiania.go.gov.br/_prefeitura-vai-reformar-o-zoologico-de-goiania/ Acesso em 24.03.2021

A notícia geralmente apresenta uma estrutura padrão composta de: manchete ou título principal, às vezes um subtítulo ou título auxiliar, lide, e o corpo do texto.

A função da manchete é despertar o interesse do leitor pelo texto, de forma sintética, resumida, anunciando o conteúdo desse texto. O título auxiliar pode ou não ser empregado. Ele tem o objetivo de auxiliar o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado no texto. No caso da notícia que você leu, temos manchete e subtítulo/título auxiliar:

Prefeitura vai reformar o Zoológico de Goiânia

O projeto será executado por meio de convênio com o Ministério do Turismo

 Em seguida ao título, temos o lide (que vem da palavra lead, do inglês). Ele é o primeiro parágrafo do texto e, normalmente, apresenta um resumo com as principais informações sobre o fato que está sendo noticiado: o que aconteceu, com quem, quando e onde. Releia o lide da notícia em estudo:

          A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), vai reformar o Zoológico Municipal com recursos provenientes de um convênio com o Governo Federal. O prefeito Rogério Cruz fez uma vista técnica ao Zoológico no dia 21 de fevereiro e determinou a elaboração do projeto.

Observe:

O que aconteceu? A Prefeitura de Goiânia vai reformar o Zoológico Municipal.

Quem está envolvido no fato? A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul). 

Quando se deu/dará o fato? A partir da elaboração do projeto.

Onde? Em Goiânia.

A partir do lide ou com base no desenvolvimento do corpo da notícia, ou seja, dos próximos parágrafos, pode-se concluir como e por que o fato relatado aconteceu. Nesse sentido, o corpo do texto tem a função de detalhar as informações apresentadas no lide da notícia.

Assim, a notícia é um texto que tem como objetivo relatar e informar ao leitor fatos atuais, com simplicidade, concisão e precisão.  

      Chegou a hora de praticar!

Atividade

Questão 1 – A notícia que você leu nesta atividade foi extraída do site da Prefeitura de Goiânia, na aba notícias. O link a seguir direciona você até essa página na internet: https://www.goiania.go.gov.br/noticias 

Faça uma visita a esse site, lá você encontrará notícias por eixos temáticos. Selecione uma notícia, faça a leitura dela e, identifique todas as partes desse gênero que você estudou nesta aula: manchete, subtítulo, lide e corpo do texto. Por fim, investigue se o lide está contemplando todos os itens que ele precisa responder: o que aconteceu, com quem, quando e onde.


Referências:https://www.infoescola.com/jornalismo/generos-jornalisticos/#:~:text
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/portugues/genero-noticia-professora-jussara-godinho.htm 
 https://www.todamateria.com.br/genero-textual-noticia/

Ciclo da adolescência: Habilidade (EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).