OLÁ EDUCANDO(A)! ESTA VÍDEOAULA DE MATEMÁTICA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 27/04/2021 (TERÇA-FEIRA).
OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? HOJE VAMOS FALAR SOBRE BRINCADEIRAS DE DIFERENTES ÉPOCAS E LUGARES.
VAMOS OBSERVAR DUAS PESQUISAS, ORGANIZAR E APRESENTAR DADOS DE UMA PESQUISA EM TABELA
PEGUE O SEU MATERIAL E TENHA BASTANTE ATENÇÃO E NÃO FIQUE FORA DESTA VIDEOAULA!
EXISTEM BRINCADEIRAS QUE PASSAM DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO COMO POR EXEMPLO – AMARELINHA, CINCO MARIAS, SERRA-SERRA, PASSA ANEL, RODA PIÃO, DENTRE VÁRIAS OUTRAS. OS NOMES DESSAS BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE PODEM ATÉ VARIAR DE UM LUGAR PARA O OUTRO, MAS ESTÃO PRESENTES ATÉ HOJE E FAZEM PARTE DA NOSSA HISTÓRIA E DA NOSSA CULTURA.
AO BRINCAR EM DIFERENTES ESPAÇOS E COM SUJEITOS DE TODAS AS IDADES AS CRIANÇAS AMPLIAM E DIVERSIFICAM O CONHECIMENTO, A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE.
VAMOS OBSERVAR DUAS PESQUISAS, ORGANIZAR E APRESENTAR DADOS DE UMA PESQUISA EM TABELA E ORGANIZAR E APRESENTAR DADOS DE UMA PESQUISA EM GRÁFICOS DE COLUNAS!
OBSERVE O GRÁFICO E RESPONDA:
A) QUANTOS ALUNOS ESCOLHERAM PIQUE ESCONDE COMO BRINCADEIRA PREFERIDA?
B) QUAL FOI A BRINCADEIRA MENOS VOTADA?
C) QUANTOS ALUNOS PREFEREM BRINCAR DE ADOLETA?
D) QUANTOS ALUNOS PARTICIPARAM DA PESQUISA?
E) QUAIS BRINCADEIRAS VOCÊ ACHA QUE PODEM TER SIDO CLASSIFICADAS COMO “OUTRAS BRINCADEIRAS”?
VAMOS OBSERVAR O GRÁFICO COM AS BRINCADERAS PREFERIDAS DOS ADULTOS QUANDO ERAM CRIANÇAS?
OBSERVE O GRÁFICO E RESPONDA EM SEU CADERNO:
• QUANTAS PESSOAS ESCOLHERAM A BRINCADEIRA MAIS VOTADA?
• QUANTAS PESSOAS ESCOLHERAM A BRINCADEIRA MENOS VOTADA?
• QUE BRINCADEIRAS RECEBERAM A MESMA QUANTIDADE DE VOTOS?
HABILIDADES ESTRUTURANTES:
(EF02MA23-C) REALIZAR PESQUISA EM UNIVERSO DE ATÉ 30 ELEMENTOS, ESCOLHENDO ATÉ TRÊS VARIÁVEIS CATEGÓRICAS DE SEU INTERESSE, ORGANIZANDO OS DADOS COLETADOS EM LISTAS, TABELAS E GRÁFICOS DE COLUNAS SIMPLES, PARA MELHOR COMPREENDER ASPECTOS DA REALIDADE PRÓXIMA E SEUS DESDOBRAMENTOS.
(EF02MA22-D) COMPARAR INFORMAÇÕES DE PESQUISAS APRESENTADAS POR MEIO DE TABELAS DE DUPLA ENTRADA E EM GRÁFICOS DE COLUNAS SIMPLES OU BARRAS, PARA MELHOR COMPREENDER ASPECTOS DA REALIDADE PRÓXIMA E SEUS DESDOBRAMENTOS.