You are currently viewing Língua Portuguesa, História e Ciências da Natureza – Ciclo temporal

Língua Portuguesa, História e Ciências da Natureza – Ciclo temporal

Olá, educando (a)! Esta videoaula foi veiculada na TV no dia 26/04/2021 (segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Relógios – pixabay

OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? QUE DIA É HOJE? QUE MÊS? QUE ANO? EXISTE UM ACONTECIMENTO MARCANTE QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO HOJE? QUAIS MUDANÇAS VOCÊ PASSOU NOS ÚLTIMOS ANOS? 

TODAS AS PESSOAS TEM UMA HISTÓRIA. CONHECER  A PRÓPRIA HISTÓRIA E A DA SOCIEDADE EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, PERMITE COMPREENDER OS FATOS DO PRESENTE E  PERCEBER COMO OS ACONTECIMENTOS INFLUENCIAM NO MODO DE VIDA.

NESTA VIDEOAULA, ABORDAREMOS A TEMÁTICA SOBRE O CICLO TEMPORAL, O COTIDIANO,  A TEMPORALIDADE, AS PERMANÊNCIAS E AS MUDANÇAS NO TRANSCORRER DO TEMPO HISTÓRICO. VAMOS LÁ?

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Eaja Por 1ªSérie aula4 – Ciclo Temporal

ATIVIDADE 1

OBSERVE ESTAS FOTOS E OS DEPOIMENTOS:

  • O QUE VOCÊ ACHOU DOS RELATOS?
  • TEM ALGUM RELATO QUE SE ASSEMELHA A SUA HISTÓRIA?
  • VOCÊ ACHA INTERESSANTE CONHECER FATOS DA VIDA DE OUTRAS PESSOAS? 

ATIVIDADE 2

A VIDA É DIVIDIDA EM TRÊS PERÍODOS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
O INÍCIO É MARCADO  PELO NASCIMENTO DO SER VIVO E SE ENCERRA COM A SUA MORTE, MAS ESSE ESPAÇO QUE FICA ENTRE O INÍCIO E O FINAL POSSUI ALGUMAS DIVISÕES, QUE SÃO AS CHAMADAS FASES DA VIDA.
CADA UMA DESSAS FASES APRESENTA CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER FÍSICAS E/OU PSICOLÓGICAS DIFERENTES. PODEMOS DIVIDIR A VIDA EM QUATRO FASES, COMEÇANDO PELA INFÂNCIA, EM SEGUIDA A ADOLESCÊNCIA, A IDADE ADULTA E A VELHICE.

OBSERVE AS FASES DA VIDA DE UMA PESSOA NA LINHA DO TEMPO:

  1. QUAL  ACONTECIMENTO OCORREU NA FASE DA  INFÂNCIA?
  2. QUAIS ACONTECIMENTOS OCORRERAM NA FASE ADULTA?
  3. EM 2021, MOSTRA QUAL FASE? 
  4. CONSTRUA SUA LINHA DO TEMPO, COLOCANDO FATOS MARCANTES EM SUA VIDA. VOCÊ PODE USAR FOTOS. VEJA O EXEMPLO:

UMA LINHA DO TEMPO É UMA REPRESENTAÇÃO VISUAL DE UMA SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA DE EVENTOS DE UMA HISTÓRIA.

ATIVIDADE 3

COMO FORMA DE MEDIR O TEMPO E ORGANIZAR AS SUAS ATIVIDADES, O SER HUMANO CRIOU UNIDADES DE MEDIDAS DO TEMPO (HORA, DIA, MÊS, ANO, SÉCULO, ENTRE OUTRAS). TAMBÉM CRIOU MEIOS PARA MARCAR O TEMPO, COMO O CALENDÁRIO. OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO:

 REFLETINDO: 

QUAL MÊS E ANO O CALENDÁRIO APRESENTA?
– O DIA 2 E DIA 21 SERÁ FERIADO. PESQUISE E DESCUBRA QUE FERIADOS TERÃO NESTAS DATAS.
– QUAIS DIAS TERÃO NO DOMINGO?
– OS DIAS 1,8,15,22,29 CAIRÃO EM QUE DIA DA SEMANA?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJACI0108) Descrever e exemplificar o ciclo temporal cotidiano, composto por dias, semanas, meses e anos.
(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família.
(EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico
(EAJALP0103) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais.
Referências – texto elaborado com fins pedagógicos. SOUZA, Cassia Leslie Garcia de. è bom aprender letramento e alfabetização linguística e matemática: Educação de Jovens e Adultos – EJA, volume único: alfabetização/ Cassia Leslie Garcia de Souza, Marinez Meneghello Passos, Angela Meneghello Passos, 1. ed. São Paulo: FTD, 2009.