Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa– para o 1º ano do Ensino Fundamental – foi veiculada na TV no dia 26/04/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ, CRIANÇA! PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA REALIZAR ESSA PROPOSTA DE ATIVIDADE.
VOCÊ JÁ REALIZOU ALGUMA RECEITA? A SUA FAMÍLIA TEM ALGUMA RECEITA ESPECIAL? VOCÊ SABE PARA QUE SERVEM AS RECEITAS? EM QUE LUGAR PODEMOS ENCONTRÁ-LAS?
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: GÊNERO TEXTUAL RECEITA: APRENDENDO COM SABOR E DESCUBRA AS RESPOSTAS PARA ESSAS PERGUNTAS.
A RECEITA É UM TIPO DE TEXTO INSTRUCIONAL E POSSUI CARACTERÍSTICAS BEM DEFINIDAS, SENDO ELAS – OS INGREDIENTES E O MODO DE PREPARO.
É HORA DA ATIVIDADE!
1- ABRA O SEU CADERNO E ESCREVA O BANCO DE PALAVRAS A SEGUIR:
2- AGORA OBSERVE A PALAVRA “LIMÃO”, EXISTE UMA OUTRA PALAVRA DENTRO DELA, DESCUBRA QUAL É.
3- COM A AJUDA DE UM ADULTO CRIE UMA RECEITA . UTILIZE OS ALIMENTOS DE SUA CASA E DEPOIS ESCREVA SUA RECEITA NO CADERNO. REGISTRE OS INGREDIENTES DA RECEITA POR MEIO DE DESENHOS OU RECORTES DE FIGURAS.
AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS NESSA ATIVIDADE?
A RECEITA É UM GÊNERO TEXTUAL;
A RECEITA POSSUI UMA ESTRUTURA QUE CONTEMPLA OS INGREDIENTES E O MODO DE PREPARO.
Habilidade Estruturante | PRÁTICA DE LINGUAGEM: LEITURA E ESCUTA (EF15LP02) ESTABELECER EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO TEXTO QUE VAI LER (PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPADORAS DOS SENTIDOS, DA FORMA E DA FUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO), APOIANDO-SE EM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DESSE TEXTO, O GÊNERO, O SUPORTE E O UNIVERSO TEMÁTICO, BEM COMO SOBRE SALIÊNCIAS TEXTUAIS, RECURSOS GRÁFICOS, IMAGENS, DADOS DA PRÓPRIA OBRA (ÍNDICE, PREFÁCIO ETC.), CONFIRMANDO ANTECIPAÇÕES E INFERÊNCIAS REALIZADAS ANTES E DURANTE A LEITURA DE TEXTOS, CHECANDO A ADEQUAÇÃO DAS HIPÓTESES REALIZADAS. PRÁTICA DE LINGUAGEM: ORALIDADE (EF15LP11) RECONHECER CARACTERÍSTICAS DA CONVERSAÇÃO ESPONTÂNEA PRESENCIAL, RESPEITANDO OS TURNOS DE FALA, SELECIONANDO E UTILIZANDO, DURANTE A CONVERSAÇÃO, FORMAS DE TRATAMENTO ADEQUADAS, DE ACORDO COM A SITUAÇÃO E A POSIÇÃO DO INTERLOCUTOR. PRÁTICA DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA (EF01LP07) IDENTIFICAR FONEMAS E SUA REPRESENTAÇÃO POR LETRAS. (EF01LP05) RECONHECER O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COMO REPRESENTAÇÃO DOS SONS DA FALA. PRODUÇÃO DE TEXTO (EF01LP02) ESCREVER, ESPONTANEAMENTE OU POR DITADO, PALAVRAS E FRASES DE FORMA ALFABÉTICA – USANDO LETRAS/GRAFEMAS QUE REPRESENTAM FONEMAS. |