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Educação Física: BREAKDANCE

Olá, estudante! Esta videoaula de Educação Física – para 8ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 23/04/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A dança é uma prática corporal para todos, tem origem ainda na pré-história e foi se transformando ao longo dos séculos de acordo com as características das sociedades. Ela possui elementos constitutivos, uma linguagem própria, e diversas modalidades. Em muitos casos são também movimentos de resistência e contracultura.

Fonte: pixabay.com

Assista à videoaula abaixo com a temática BREAKDANCE

Eaja – Educação Física – 8ª Série – Aula2 – Breakdance

Na videoaula acima, compreendemos que a dança é uma prática corporal que pode ser vivenciada por todos em todas as idades. Entendemos que na escola, além de experimentar e fruir diversos movimentos dançados, podemos contextualizá-la refletindo sobre os sentidos e significados a partir de sua evolução histórica e de suas diversas modalidades.

Aprendemos que a dança é uma forma de linguagem não verbal, que expressa sentimentos e pensamentos através de movimentos, gestos e expressões que estão ligados à história de vida de quem dança, sua cultura e valores da sociedade na qual está inserido.

Analisamos o processo histórico da dança, que segundo registros, surgiu nas sociedades pré-históricas. Apontamos que seu nascimento se deu nas cerimônias religiosas, e eram associadas aos ciclos da natureza e a comemorações cotidianas, como: nascimento, casamento, mudanças de estação, colheita etc. Mencionamos que com o passar do tempo, em diferentes épocas e culturas, sacerdotes liberaram ou condenaram as danças, fazendo com que essa prática deixasse de ser praticada somente nos templos e passasse a ser vivenciada aberta ou secretamente pelo povo, incorporando ao longo dos séculos características populares, e assim, foram surgindo às danças folclóricas populares e tradicionais. Explicamos que parte dessas danças populares e folclóricas chegou aos castelos das sociedades europeias no fim do período histórico conhecido como Idade Média, e se transformaram em danças de salão.

Pontuamos que ao longo de toda a História a dança foi se transformando conforme as características da sociedade, chegando aos dias atuais com uma grande variedade de modalidades e significados. Destacamos como modalidades mais praticadas e estudadas na nossa cultura:

  • Danças de salão: que são aquelas dançadas com o par, geralmente em salões de festas, como o samba de gafieira, o forró e a lambada.
  • Danças Contemporâneas: modalidade muito estudada, uma das principais expressões de danças nos espetáculos e produções, porém ainda pouco acessíveis ao grande público.
  • Danças Populares: incluem as de origem indígena e africana. São expressões culturais que resistem às mudanças na sociedade e a séculos de preconceitos, são danças como as congadas, catira, quadrilha e o cateretê.
  • Danças urbanas: são expressões que surgem no cotidiano das grandes cidades, muitas vezes como forma de protesto, como por exemplo, a breakdance.

Compreendemos que o break, a dança, é um dos elementos da cultura do hip hop, que surgiu no final da década de 1960 nos Estados Unidos, como reação aos conflitos sociais e violência vivida na época.

ATIVIDADE 1

O break possui sete movimentos básicos, o Toprock que é o conjunto de movimentos mais fáceis e na posição em pé; o Footwork que são movimentos com os pés, geralmente no solo e apoiados em uma das mãos; os Drops que são movimentos de transição; o Floor rock que também são movimentos de solo; o Power Moves, movimentos giratórios no solo e com muita energia; os Freezes onde quem dança “congela” o movimento, muito usado no fim da dança; e o Suicide onde quem dança finge cair ou perder o controle do corpo. Assista e depois tente reproduzir os movimentos do break, demonstrados no vídeo abaixo, do professor Luciano em parceria com um integrante da equipe Megabreak de Goiânia. Chame seus familiares para experimentarem junto com você e respeite os limites do seu corpo.

Breakdance – Canal: Professor Luciano – Link: Breakdance – YouTube

ATIVIDADE 2

E aí, conseguiram executar os movimentos TOP ROCK, FOOD WORK, Freeze e POWER MOVE? Agora faça uma pesquisa sobre o movimento hip hop e a dança break em Goiânia, use sites de pesquisa e as redes sociais para  conhecer os grupos de dança, os locais onde praticam e os eventos na cidade. Quem sabe você se identifica e assim que acabar esse período de distanciamento social você adere à cultura hip-hop.

ATIVIDADE 3

O HIP HOP é composto por quatro elementos: grafite, break, MC e o DJ, esses dois últimos constituem o Rap. Agora, desafio você a escrever um Rap, expressando sua condição social ou experiências cotidianas. Você pode falar sobre diversos temas, como: política, violência, pobreza, discriminação e preconceito. Para aguçar sua criatividade, escute músicas dos seus rappers favoritos, e não se esqueça das rimas! 

Bom trabalho!


ReferênciasBrasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
Brasília, 2018.
Rengel, Lenira Peral… [Et al]. Elementos do Movimento na Dança. UFBA, 2017. Disponível em: < https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174968/2/eBook_Elementos_do_movimento_na_Danca-Licenciatura_em_Danca_UFBA.pdf> acesso em 02/03/2021.
Souza, Roger de. Bboy – indice de movimentos do break dance. Mundodadanca.art.br, 2015. Disponível em: <https://www.mundodadanca.art.br/2015/01/bboy-indice-de-movimentos-do-break-dance.html#:~:text=Nome%20dos%20melhores%20movimentos%20de,se%20enquadram%20em%20cada%20categoria.> acesso em 07/03/2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).


Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0724) Vivenciar e fruir diferentes modalidades de danças. 
(EAJAEF0823) Sistematizar a evolução histórica da dança, estabelecendo relações com a sociedade atual.
(EAJAEF0827) Dialogar sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da dança.
Língua Portuguesa(EAJALP0736) Produzir textos poéticos utilizando rima, métrica e ritmo.