You are currently viewing Educação Física: GINÁSTICA E A MUSCULAÇÃO

Educação Física: GINÁSTICA E A MUSCULAÇÃO

Olá, estudantes! Esta videoaula de Educação Física – para 7ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 23/04/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, iremos refletir sobre a evolução histórica da ginástica e conhecer um pouco mais sobre uma de suas modalidades, a musculação, com o intuito de aumentar o conhecimento de vocês, educandos, sobre as diversificadas práticas corporais, para que facilite suas escolhas e autonomia em relação aos exercícios físicos.

Fonte: pixabay.com

Assista à videoaula abaixo com a temática GINÁSTICA E MUSCULAÇÃO

Eaja – Educação Física – 7ª Série – Aula2 – Ginástica e a Musculação

Na videoaula acima, aprendemos que a Ginástica é uma das mais antigas práticas corporais, sendo que seus objetivos, metodologias e conteúdos foram se transformando ao longo da história, para atender variadas necessidades humanas, como: o fortalecimento do corpo e da moral, conscientização corporal, estética e para auxiliar no desenvolvimento da saúde e da qualidade de vida.

Entendemos que hoje a ginástica é bem ampla, com inúmeras e diversificadas modalidades competitivas e não competitivas, adequadas a diferentes interesses, níveis de habilidade, gêneros e grupos específicos.

Pontuamos que a população em geral pratica, geralmente, modalidades das ginásticas não competitivas, como a musculação, que tem como principais objetivos a aptidão física, interação social, estética, lazer, saúde e qualidade de vida.

ATIVIDADE 1

Na videoaula acima, o Professor Luciano, explicou que a Ginástica vem se modificando em função dos interesses dos homens, considerando as evoluções histórica, cultural, social, política e econômica das sociedades. Na atualidade, quais são interesses do ser humano com a prática da Ginástica? Reflita e responda em seu caderno.

ATIVIDADE 2

Através da prática da musculação podemos obter uma melhor qualidade de vida, ter mais autoestima e diminuir consideravelmente o risco de diversas doenças ligadas ao sedentarismo e ao estresse. Para saber mais sobre os benefícios da musculação, assista ao vídeo abaixo do Professor Fabrício Miranda:

Quais os benefícios da musculação? – Canal: Professor Fabrício Miranda – Link: Quais os benefícios da musculação? – YouTube

ATIVIDADE 3

O vídeo acima pontuou alguns dos principais benefícios da musculação para a saúde. Mas você sabe o que é saúde? Quais são os fatores determinantes e condicionantes da saúde? A boa forma física proporcionada pela pratica regular de exercícios físicos, como a musculação, é sinônimo de saúde? Faça pesquisas sobre esse assunto e escreva, em seu caderno, suas conclusões.

ATIVIDADE 4

Agora que você já sabe o que é saúde e seus determinantes, analise a afirmação abaixo:

Vocês concordam com essa afirmativa? Dialogue com seus familiares sobre o assunto, faça novas pesquisas, caso ache necessário, e escreva em seu caderno se você concorda ou não, explicando o porque.


Referencial Bibliográfico Figueiredo, Juliana Frâncico. O conhecimento histórico das ginásticas sob óptica de programas academicos e professores de Educação Fìsica. UEP/ Rio Claro, 2010. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/BoletimEF.org_O-conhecimento-historico-das-ginasticas.pdf> acesso em 13/03/2021.
Ferreira, Audrey Alice Inocêncio. Evolução histórica da ginástica de academia no Brasil. UNIVAP – SP, 2015. Disponível em: <https://biblioteca.univap.br/dados/000020/0000207a.pdf> acesso em: 13/03/2021.
Quitzau, Evelise Amgarten. Da “Ginástica para a juventude” a “A ginástica alemã”: observações acerca dos primeiros manuais alemães de ginastica. RBCE, 2015. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/rbce/v37n2/0101-3289-rbce-37-02-0111.pdf> acesso em: 13/03/2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0616) Refletir criticamente sobre a evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual.
(EAJAEF0718) Refletir os conceitos de ginástica na atualidade relacionando-os à saúde e qualidade de vida.