You are currently viewing Ciências da Natureza – Diferentes hábitos alimentares nas sociedades: Sou o que consumo.

Ciências da Natureza – Diferentes hábitos alimentares nas sociedades: Sou o que consumo.

Olá, educando (a). Esta videoaula de Ciências foi veiculada na TV no dia 16 de Abril de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Alô moçada, Nesta aula de Ciências Naturais, vamos compreender um pouco mais da máquina que somos, a importância de uma boa alimentação para manter o funcionamento  de todos sistemas e, como acontece o descarte do excesso do que consumimos. Hoje vamos falar como a alimentação é importante, ao ponto de interferir no funcionamento de todos os sistemas, em especial sobre o Sistema excretor, e o sistema circulatório. Vamos pontuar também sobre alguns distúrbios que ocorrem neles. Vem comigo!!

Temática – Diferentes hábitos alimentares nas sociedades: Sou o que consumo. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/pir%C3%A2mide-dos-alimentos-5329204/>. Acesso em: 20 de Março de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Diferentes hábitos alimentares nas sociedades: Sou o que consumo.

AGRUPAMENTO E | 5º ANO | CICLO DA INFÂNCIA |CIÊNCIAS NATURAIS | PROF.ª: JUSSARA

Sou o que consumo

Nós já vimos que em pessoas saudáveis, todo o corpo funciona em total sincronia, como numa linha de produção, se lembra? Mas, e quando alguma pecinha, um pedacinho dessa máquina não vai bem? Analise comigo: Toda máquina precisa de manutenção para funcionar bem, caso contrário, vai enferrujar, entupir, diminuir o rendimento até parar… Para evitar esta parada, é preciso buscar hábitos mais saudáveis de vida para bem cuidar da nossa máquina e assim de todas suas peças.

Observe a imagem do Coração

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/images/search/musculo%20cardiaco/>. Acesso em: 20 de Março de 2021.

O coração é um dos órgãos vitais do nosso corpo, mas, é preciso cuidar para não entupir os vasos sanguíneos, pois quando a força do sangue contra as paredes deles é muito elevada, uma pessoa tem hipertensão, ou pressão arterial alta e isso vai aos poucos enfraquecendo o coração e prejudicando outros órgãos.

De vez em quando, os depósitos de gordura engrossam e endurecem as paredes das artérias. Quando isto acontece, a pessoa tem arteriosclerose. Essa doença provoca lentidão no fluxo do sangue, o que pode levar a um ataque cardíaco. Percebeu como realmente um pedaço, uma peça depende da outra?  Mas… professora, Por que foi dito no início da aula que Sou o que consumo?

Observe as imagens sobre alguns tipos de alimentos.

Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/alimentos-e-nutri%C3%A7%C3%A3o/481301>. Acesso em: 20 de Março de 2021.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/images/search/comida%20de%20rua/>. Acesso em: 20 de Março de 2021.

É preciso dar prioridade para frutas, verduras, leite e derivados, carnes enfim alimentos naturais. Pois, todos nós precisamos de  vitaminas, minerais e outros nutrientes que se encontram em alimentos e bebidas para viver. De acordo com a absorção, o aproveitamento desses nutrientes, acabam surgindo substâncias que não são necessárias. E, para permanecer saudável, o corpo precisa eliminar essas substâncias, que são chamadas resíduos. Assim, o sistema digestório gera resíduos sólidos de comida, os quais são eliminados pelo ânus, no final do intestino grosso, as fezes, o cocô.  Já o sistema urinário produz resíduo líquido, ou urina, nos rins, e a bexiga armazena essa urina até que ela seja eliminada do corpo por um canal denominado uretra.

Observe a imagem do Rim

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/images/search/rins/>. Acesso em: 20 de Março de 2021.

Os rins não são menos importantes que o coração e, têm diversas funções, como filtrar o sangue para eliminar as substâncias ruins, regular a quantidade de água do corpo e controlar a composição do sangue. Quando tomamos uma quantidade boa de água, cerca de 2 litros de água por dia no mínimo, ajudamos os rins a trabalharem melhor e num compasso favorável à nossa saúde. Mas se não bebemos água, eles entram em sofrimento e, com eles todos outros órgãos do nosso corpo. Cada rim contém aproximadamente 1 milhão de néfrons, que são minúsculas unidades responsáveis pela formação da urina. A urina sai dos rins e desce até a bexiga por dois canais chamados ureteres. A bexiga é um órgão muscular que se expande como um balão conforme se enche, podendo armazenar mais ou menos 350 mililitros de urina. Infelizmente, muitas doenças podem prejudicar o funcionamento dos rins; quando isso acontece, os resíduos se acumulam no organismo e a pessoa fica doente. Quando os rins de uma pessoa param de funcionar, ela precisa fazer  hemodiálise para remover os resíduos que ficaram no sangue. Nesse processo, o sangue do paciente circula para fora do corpo, passando por uma máquina que tira os resíduos e depois devolve o sangue limpo para o corpo da pessoa. Em alguns casos é feito um transplante, em que o paciente recebe um rim saudável doado por alguém que tenha características que combinem com as suas. Eu já tive muita cólica de rins, por isso não descuido e tomo muita água para assim ajudar meus rins funcionarem bem.

A água é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Ela corresponde a cerca de 60 por cento do peso de uma pessoa adulta. Na realidade, todas as células precisam estar banhadas em água. A água também ajuda o organismo a livrar-se dos dejetos e a conservar sua temperatura. Já ouviu que, quando estamos com febre precisamos hidratar o corpo? Então agora você já sabe porque viu? Nosso corpo é tão bem organizado, tão equilibrado que absorve a quantidade certa e elimina a quantidade que está em excesso, que não será necessário entender? No caso da água, para manter o equilíbrio hídrico, é que perdemos água através da pele, pela transpiração. Você sabia que a água também vem dos nutrientes que ingerimos? Mas… Professora, o que são nutrientes? 

São as  proteínas, carboidratos, gorduras, óleos, minerais, vitaminas e a própria água. Se não ingerirmos proteína( ovos, carnes), não iremos desenvolver bem os nossos músculos, enquanto que os carboidratos( massas – arroz, macarrão)  proporcionam a energia que o corpo precisa. A quantidade de energia que um alimento pode produzir é medida em calorias. Nosso corpo usa as gorduras para conservar a temperatura e para envolver os órgãos, formando uma camada protetora em volta deles. As gorduras ajudam o organismo a utilizar determinadas vitaminas, mas também podem ser perigosas. Alguns tipos de gordura podem elevar o nível de colesterol. O corpo também precisa de vitaminas. A vitamina C mantém as gengivas saudáveis e ajuda na absorção do ferro. A vitamina D coopera com o cálcio e o fósforo para fortalecer os ossos e dentes. Outras vitaminas são a A, a E, a K e as do complexo B. Todas elas são muito importantes.

Pois bem galerinha, vimos um pouco mais sobre a máquina que é o nosso corpo. E realmente somos aquilo que ingerimos e tudo começa pela boca. Por isso é importante manter uma higienização bem feita da boca, escovando os dentes e indo ao dentista regularmente e creio que compreendemos a importância de irmos ao médico para fazer a manutenção da nossa máquina e evitar que ela comece a dar problemas ou mesmo páre.se liga ai viu? Eu estou abismada de ver como cada pedacinho meu depende do outro para funcionar, e mais,  como a comida mais simples e caseira nos faz mais bem que as industrializadas. Realmente meu corpo é um tesouro. As comidas na rua são gostosas, mas é a comida de casa que contribui muito mais para nossa saúde.

Atividade

Questão 1 – A partir dos alimentos que você consome diariamente, monte sua pirâmide dos alimentos. Após a montagem, escreva um texto explicando como é a sua alimentação? ?Ela se parece com a imagem a baixo? Ou ela é totalmente diferente?

Após a produção do texto, converse com os seus familiares sobre esse assunto.

Observe a imagem da pirâmide dos alimentos para desenvolver a sua atividade.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/pir%C3%A2mide-dos-alimentos-5329204/>. Acesso em: 20 de Março de 2021.

Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês. Tchauzinho pessoal.


Habilidade Estruturante:(GO-EFO5CI18) Identificar os componentes do Sistema Excretor, explicando suas funções. 
(GO-EF05CI16) Apontar os principais distúrbios associados aos sistemas circulatório e excretor.
Referências:Ligamundo: ciências,5ºano:ensino fundamental, anos iniciais/ César da Silva Júnior…(et al.) –1.ed.–São Paulo:Saraiva,2017. Outros autores: Sezar Sasson, Paulo Sérgio Bedaque Sanches, Sonelise Auxiliadora Cizoto, Debora Cristina de Assis Godoy.
Britannica escola. Sistema Urinário. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/sistema-urin%C3%A1rio/482757>. Acesso em: 22 de Fevereiro de 2021.
Alimentação. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/alimentos-e-nutrição/481301/recursos/180462>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2021.