Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 14/04/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Já faz um bom tempo que o jornalismo abandonou a máquina de escrever, agora a notícia é um recurso muitas vezes transformado em imediatismo, basta ter um simples celular e com poucos recursos e alguns contatos de redes sociais é possível ter uma explosão em forma de notícia.
Mesmo diante de tanto aparato tecnológico o gênero notícia ainda continua mantendo suas características essenciais como a linguagem objetiva e a comunicação direta dos fatos procurando a veracidade e a imparcialidade.
Assista a videoaula a seguir, com a temática: Produção Textual/Registros da história: linguagens e culturas
O gênero notícia e o jornalismo de rua
Antigamente a notícia fazia o fato, no entanto diante da rápida comunicação virtual, hoje o fato já é notícia. Citamos a denúncia dos entregadores de aplicativos quando sofrem abusos e preconceitos. Nestes casos ocorrem filmagens e prints de mensagens que comprovam um crime, e vão além estes registros transformam-se em notícia, trazendo voz aqueles que são humilhados.
Atividade 1
Acesse o link abaixo para ver o vídeo – Gênero oral: notícia (rádio e TV)
Acesse o link abaixo para ler um trecho da notícia – Crime de ódio
Acesse o link abaixo para ler um trecho da notícia – Crime de ódio
https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/hamburgueria-denuncia-episodio-de-racismo-em-goiania-mandar-outro-motoboy-que-seja-branco-292132/ acessado em 22/02/2021
Atividade 2
Com base no que você assistiu no vídeo, troque ideias com seus amigos e famílias sobre o caráter imediato das notícias em tempos de redes sociais, o jornalismo verdadeiro, genuíno e o desserviço prestado pelas fake News, relatos de desrespeitos e abusos.
Atividade 3
Atividade integração com Geografia
Observando a imagem, converse com seus amigos sobre a fantástica experiência de participar ou registrar fatos do mundo. Ser emissor ou receptor de fatos reportados por você mesmo, denúncias, relatos e descobertas ao jornalismo de rua, lugar em que o repórter e também a própria notícia.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Língua Portuguesa (EAJALP0504) Identificar as características composicionais do gênero notícia. (EAJALP0604) Identificar as diversas tipologias textuais (prescritiva, descritiva, argumentativa e injuntiva) em textos jornalísticos Geografia (EAJAGE0502) Analisar as formações dos espaços geográficos em Goiás a partir da ocupação humana.(EAJAGE0602) Analisar as lutas sociais contemporâneas urbanas e rurais. |