Olá, estudante! Esta videoaula de Educação Física – para 6ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 16/04/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na videoaula de hoje, iremos dialogar sobre a ginástica nas ACADEMIAS AO AR LIVRE e relação dessa prática corporal com a saúde.
Assista à videoaula abaixo com a temática: GINÁSTICA NAS ACADEMIAS AO AR LIVRE
Na videoaula acima, aprendemos que a ginástica pode contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida e saúde. Pontuamos sobre a quantidade enorme de pesquisas, que constataram que a prática da ginástica é capaz de modificar o funcionamento e a estrutura do nosso corpo, e como essas alterações são benéficas para a qualidade de vida e saúde.
Entendemos que é correto reconhecer os efeitos positivos da ginástica sobre a saúde, todavia, não podemos nos perder em uma visão simplista sobre a relação entre ginástica e saúde, afinal, saúde não é apenas a ausência de doenças, e a ginástica é um fator importante da saúde, mas não o único, para se obter um estado de completo bem-estar físico, mental e social.
ATIVIDADE 1
E que tal praticar um pouco de ginástica? A proposta que iremos apresentar pode ser praticada por adolescentes, adultos e idosos. É a ginástica praticada nas praças e parques de Goiânia, nas chamadas academias ao ar livre. As academias ao ar livre fazem parte do conjunto de ações estabelecidas pelo Ministério da Saúde através do Pacto Pela Saúde de 2006. Nesse sentido, em 2011 foi lançado o Programa Academia da Saúde com objetivo de contribuir para promoção da saúde através da implantação de equipamentos de ginástica. Assista ao vídeo do professor Luciano sobre as academias ao ar livre de Goiânia e a ginástica praticada nesses locais.
ATIVIDADE 2
Agora é a sua vez, siga as orientações do professor Luciano e experimente praticar um pouco de ginástica no seu cotidiano. É bem provável que exista um parque ou praça equipada com esses aparelhos aí perto da sua casa. Movimente-se! E não se esqueça, para iniciar sua prática de exercícios físicos é necessário uma liberação médica, uso de roupas adequadas, seguir orientações dos seus professores de Educação Física e muito bom senso, para respeitar os limites do seu corpo.
ATIVIDADE 3
Após assistir ao vídeo e praticar um pouco de ginástica, escreva em seu caderno, um texto descrevendo como se sentiu durante e especialmente após seu treino. Faça uma comparação como você se sentia antes e se houve alterações no seu humor, bem estar e disposição.
ATIVIDADE 4
A temperatura é uma grandeza física que mede a quantidade de calor do ambiente ou do corpo. Quando praticamos alguma atividade física, o nosso corpo elimina água no estado líquido, na forma de suor, ajudando na regulação da temperatura. Por esse motivo, é extremamente importante a hidratação durante a atividade física. De acordo com o vídeo abaixo e com os conhecimentos que você tem sobre os efeitos da temperatura no corpo associados à prática de exercícios, qual é o melhor horário para a prática de ginástica nas academias ao ar livre?
Referencial Bibliográfico |
Moreno, Natália Lopes. Influências da prática da Ginástica para todos para a saúde na velhice: percepções dos praticantes. Conexões: educação física, esporte e saúde. Campinas, 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/download/8653930/18873/46003> acesso em 13/03/2021 Militão, Angeliete Garcez. A influência da ginástica laboral para a saúde dos trabalhadores e sua relação com os profissionais que a orientam. Researchgate.net, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/263851065_A_influencia_da_ginastica_laboral_para_a_saude_dos_trabalhadores_e_sua_relacao_com_os_profissionais_que_a_orientam> acesso em 13/03/2021 Ramalho RC, Santos OP, Paraízo GBA, Nunes CA, Moraes-Filho IM. Academia ao ar livre como estratégia para a promoção de saúde da população da terceira idade. Rev Inic Cient Ext. 2018; 1(Esp): 183-92. Disponível em : <https://www.researchgate.net/publication/327041332_Academia_ao_ar_livre_como_estrategia_para_a_promocao_de_saude_da_populacao_da_terceira_idade> acesso em 13/03/2021 Brasil, Ministério da Saúde – MS. Portaria nº 399/GM de 22 de fevereiro de 2006. Pacto pela Saúde. Disponível em: <http://www.mp.ce.gov.br/orgaos/PROSAUDE/pdf/portaria%20399.pdf > . Acesso em:13/03/2021 BrasilL, Ministério da Saúde. Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011. Disponível: <http://atencaobasica.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/201510/01114724-20141103165640br-portaria- 719-2011-academia-de-saude-1.pdf >. Acesso em: 13/03/2021 |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0622) Analisar a relação entre ginástica e saúde. (EAJAEF0623) Analisar a saúde enquanto uma questão econômica, política e social |
Ciências da Natureza | (EAJACI0601) Distinguir os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica, estabelecendo relações com situações vivenciadas cotidianamente. |