You are currently viewing Geografia – Goiânia: organização política e administrativa

Geografia – Goiânia: organização política e administrativa

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 08/04/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Pixabay

Olá crianças! Você já percebeu que para que os serviços públicos da cidade funcionem são necessárias várias pessoas para isso? Além desses servidores, há também aqueles que foram eleitos pelo povo para exercer uma função específica. No município eles são os vereadores e o prefeito (com funções muito importantes).

Como você já viu, o prefeito administra a cidade com base nas leis, ou seja, executa o que a lei diz, administrando os impostos, por exemplo. Já os vereadores, além de fiscalizar o uso correto dos impostos, também criam e votam as leis da cidade.

Assista a videoaula a seguir

Geografia | Agrupamento D | 4º Ano | Ciclo da Infância

Atividade 1

Assista ao vídeo “O que faz um vereador”:

Superinteressante – 2 minutos para entender – O que faz um vereador

Os vereadores são importantes para a cidade, porque além de fiscalizarem como os impostos estão sendo gastos, também criam e votam leis para o bem estar da população. Agora use sua criatividade e imagine que você seja um vereador, qual lei você criaria para beneficiar a população da cidade de Goiânia? Explique sua resposta:

Atividade 2

Assista ao vídeo “A administração do município”:

A administração de um município | Videoaula de História | Fund 1

Você viu o que são os impostos e como eles são usados para manter os serviços públicos no município?
Entre os serviços públicos que existem na sua cidade estão os serviços de educação, de saúde, de segurança, limpeza e conservação de ruas e praças, entre muitos outros.

Identifique e ilustre os serviços públicos que são oferecidos em seu bairro.:

Habilidade estruturante (EF04GE03-A) Identificar a organização política e administrativa do município onde mora.