Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 7º Ano/Agrupamento G do Ciclo da Adolescência – foi veiculada na TV no dia 13/04/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na videoaula de hoje, estudaremos sobre o que são substâncias e misturas, identificaremos alguns exemplos de substâncias e de misturas encontradas no nosso dia a dia, além de compreender algumas técnicas de separação de misturas.
Assista a videoaula abaixo com a temática: SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Na videoaula de hoje, você compreendeu que a matéria é feita de átomos. Entendeu que estas unidades da matéria podem se ligar, formando as moléculas que, por sua vez, formam substâncias e também misturas. Compreendeu que há diversas substâncias e misturas no dia a dia de qualquer pessoa e, por isso, é importante conhecer as suas características, assim como os métodos, para que estas últimas possam ser separadas em diferentes contextos.
ATIVIDADE 1
Marcelo e Milena estavam conversando no recreio da escola, antes da pandemia da Covid-19. Ele disse a ela que gostava de tomar leite puro, sem açúcar. Milena discordou do colega, afirmando que o leite, mesmo sem açúcar, não é puro. Antes de explicar o porquê, o sinal tocou, cada um retornou para a sua sala de aula… e Marcelo ficou com essa dúvida. O que será que Milena explicaria para o Marcelo? Faça uma leitura atenta do texto do Professor Diogo Lopes, disponibilizado no link abaixo, para compreender a possível resposta de Milena.
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/substancias.htm
ATIVIDADE 2
Duas ou mais substâncias, juntas, são chamadas de misturas. Entretanto, nem sempre é fácil perceber a sua constituição. Em uma mistura de água e álcool líquido, por exemplo, é difícil distinguir cada um desses componentes. Veja no vídeo da Khan Academy Brasil sobre as características e tipos de misturas:
ATIVIDADE 3
A partir das explicações e exemplos do vídeo acima, faça uma tabela com as palavras abaixo, separando as misturas homogêneas e as heterogêneas:
ATIVIDADE 4
Muitas vezes, torna-se importante separar misturas. A obtenção do sal de cozinha, por exemplo, se dá através da evaporação da água do mar. Já o petróleo passa por um processo chamado destilação, para que sejam separados os seus derivados – como o óleo diesel, gasolina, querosene e parafina. No tratamento da água e do esgoto, também há processos importantes de separação, como a filtração e decantação. Conheça as características de alguns métodos de separação de misturas que fazem parte do seu dia a dia, no link indicado abaixo:
ATIVIDADE 5
Conforme o que aprendeu sobre separação de misturas, responda a um quizz online. Clique no link abaixo e bons estudos!
http://gg.gg/separacao-de-misturas
Referencial Bibliográfico | ARAGUAIA, Mariana. Jogo da Separação de Misturas. Google Docs. Disponível em <https://tinyurl.com/xvkctkn8>. Acesso em DIAS, Diogo Lopes. Substâncias. Escola Kids. Disponível em <https://tinyurl.com/2c6k2veb>. Acesso em 26 fev. 2021. KHAN ACADEMY BRASIL. Misturas homogêneas e heterogêneas. YouTube. Disponível em <https://tinyurl.com/ajbbn79c>. Acesso em 25 fev. 2021. PAULA, Camila. 8 métodos de separação de misturas que fazem parte do seu dia a dia. Descomplica. Disponível em <https://tinyurl.com/fn6zadwj>. Acesso em 26 fev. 2021. |
Componentes Curriculares | Habilidades |
Ciências da Natureza | Estruturante: (EF06CI01-C) Distinguir e classificar como misturas homogêneas e heterogêneas a mistura de dois ou mais materiais. Complementares: (EF06CI01-A/B) Apontar os componentes de uma mistura, tais como: água e sal, água e óleo, água e areia, conceituando substâncias simples e compostas. (EF06CI03-A) Identificar e descrever as diferentes técnicas de separação de misturas homogêneas e heterogêneas presentes no cotidiano, tais como preparação de café, suco de frutas. (EF06CI03-B/C) Selecionar os processos mais adequados para as separações de misturas, tais como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, tratamento de água e esgoto. |