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História – O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.

Olá, educando (a). Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 07/04/2021 (Quarta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Conceituaremos as revoluções Inglesa e industrial, destacando na inglesa o início das ideias liberais e analisar os impactos da industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas e sua relação com o meio ambiente.

Temática – O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise. Disponível em: <https://pixabay.com/>.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.

AGRUPAMENTO H | 8º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |HISTÓRIA | PROF.: UILSON 

Identificar os projetos políticos em disputa na Inglaterra do século XVII

Para contextualizar a diversidade de projetos políticos na Inglaterra do século XVII, apresentarei um trecho da canção do grupo radical digger “Stand up now”, produzida no século XVII.

STAND UP NOW. Inglaterra, s.d. [séc. XVII]. Disponível em: <https://www.diggers.org/english_diggers.htm>. acessado em: 26 de Fevereiro de 2021.

Atividade

Para maior compreensão da canção e do contexto em que ela foi escrita siga o seguinte roteiro:

1.    Quais conflitos aparecem na canção?

2.    Quem iria fazer desmoronar as casas dos escavadores?     

3.    Por que a letra da canção vê como algo positivo o desmoronamento da nobreza (gentry) e o uso da coroa pelos pobres?

Quais projetos de revolução estavam em disputa na Inglaterra do século XVII, segundo os historiadores?

Agora vocês lerão dois textos produzidos por historiadores.

Trecho do texto Ideologia e protesto popular, por George Rudé “A maior parte dos fazendeiros e artesãos […] continuaram a lutar e muitos chegaram a servir no New Model Army [Exército novo], lado a lado com os ‘capitães de casaco de burel‘, de Cromwell, ao fim de 1644. Também os ‘religiosos’ continuaram sendo partidários decididos do Parlamento, e saíam principalmente das camadas ‘médias’ da população. E foi dessas camadas médias, e não dos trabalhadores como um todo, que uma nova ideologia popular da revolução, uma combinação de elementos velhos e novos, começou então a surgir. […] A linha mais secular associa-se aos levellers e os diggers os quais, embora seus programas diferissem muito, ofereciam soluções políticas e sociais para males terrenos. Tais grupos surgiram dos acalorados debates, realizados em Putney em 1647, entre oficiais do exército (favoráveis aos grandes comerciantes e donos de propriedades rurais) e os ‘agitadores’, que representavam as fileiras da tropa. Alguns levellers pediam, a princípio, a igualdade da propriedade, merecendo assim o rótulo de leveller (nivelador) a eles aplicado pelos seus críticos. Mas, com a continuação do debate, o grupo principal de levellers […] rejeitou as ideias coletivistas, embora continuasse, em suas petições e manifestos, a condenar o monopólio, a pedir a abolição do dízimo (com compensação para os proprietários, porém) e da prisão por dívidas, e a reivindicar a reforma jurídica e o fim do cercamento das terras comuns e não usadas.”

Glossário:

Burel: Tecido de lã, usado pela nobreza inglesa no século XVII.

Secular: Característica do que não é religioso, isto é, temporal, mundano. 

Monopólio: Exclusividade, posse de apenas alguém ou de um grupo restrito.

Trecho do texto O mundo de ponta-cabeça: ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640, por Christopher Hill.

“Podemos ser algo simplistas e dizer que houve duas revoluções na Inglaterra dos meados do século XVII. Uma, a que venceu, estabeleceu os sagrados direitos de propriedade […], conferiu poder político aos proprietários […] e removeu tudo o que impedia o triunfo da ideologia dos homens com propriedades – ou seja, da ética protestante. Houve, porém, outra revolução, que nunca chegou a se concretizar, embora de tempos em tempos ameaçasse acontecer. Ela poderia haver estabelecido um sistema comunal de propriedade e uma democracia muito mais ampla nas instituições legais e políticas; poderia, também, haver retirado da Igreja Anglicana o seu caráter oficial e repudiado a ética protestante. […] Os levellers nunca constituíram um partido ou movimento unido e disciplinado […]. A essa tendência interessavam menos as questões constitucionais e mais as econômicas: defender os pobres contra os ricos, a gente do povo contra os grandes do país – o que, é de se suspeitar, deveriam ser as questões principais na mente das classes mais pobres durante os últimos anos da década de 1640. […] o pensamento e a ação não oficiais dos levellers foram muito adiante do que pretendiam os dirigentes constitucionais e puseram em questão a propriedade de uma forma, ao ver desses últimos, embaraçosa.”

 Glossário:

Ética protestante: Dedicação persistente, esforçada e disciplinada ao trabalho que está ligada ao surgimento do capitalismo.

Sistema comunal de propriedade: Forma de lidar com a terra em que ela é tratada como um bem coletivo, que pertence a todos e não a um proprietário único.

Igreja Anglicana: Uma das igrejas criadas com a Reforma Protestante do século XVI que se tornou a religião oficial da Inglaterra a partir deste contexto.

Atividade

Questão 1 – Reescreva a tabela no seu caderno e responda as perguntas para preencher a tabela.

Tabela comparativa: Georges Rudé e Christopher Hill sobre a Revolução Inglesa



Ideologia e protesto popular, por Georges Rudé O mundo de ponta-cabeça: idéias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640, por Christopher Hill 
Quais eram os grupos sociais que faziam parte da revolução?


Quais eram os dois projetos de revolução presentes neste contexto?

Quais ideias eram defendidas pelos proprietários de terra (gentry)? 
Quais ideias eram defendidas pelos chamados “radicais” (levellers e diggers)?

Fonte: DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. Disponível PNLD 2020.

Atividade

O texto cita quatro etapas do processo histórico da Revolução Inglesa. Realize uma pesquisa sobre cada uma dessas etapas e organize uma tabela com essas informações no seu caderno. Veja um modelo de tabela a seguir.

A Revolução Inglesa
DATA ETAPA PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS



Se quiser compreender mais sobre a Revolução Industrial, assista ao vídeo abaixo

Vídeo: O Pioneirismo Inglês na Revolução Industrial” do canal Colégio dos Santos Anjos – SP.

Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=UrReJFKp-mQ

Relembrando a aula – Nesta aula procuramos analisar como as revoluções inglesas favoreceram o surgimento do liberalismo econômico e sua influência na sociedade. Caracterizamos a Revolução Industrial com destaques para: 

• A Revolução Industrial causou profundas transformações nas estruturas econômica, social, política e cultural da Europa.

• Nos países industrializados, houve grande impacto na circulação de pessoas, pois muitas abandonaram a vida no campo e passaram a viver nas cidades.

• A intensificação do tráfico de escravizados para o Brasil gerou lucros para a Inglaterra, viabilizando a Revolução Industrial.

• A Revolução Industrial impactou na comercialização em massa de produtos e bens culturais.

• A Revolução Industrial acentuou as desigualdades sociais na Inglaterra e nos países industrializados.

• Por meio da luta e da organização sindical, os operários ingleses conquistaram algumas melhorias em relação às suas condições de trabalho.

• Com a industrialização, a percepção cultural do tempo mudou. 

Atividades

Para a sistematização do que foi analisado sobre a Revolução Industrial é proposto uma atividade de pesquisa com a intenção de aprofundar o assunto!

Questão 1 – Explique o que eram as manufaturas.

Questão 2 – Por que a Inglaterra foi pioneira no processo de industrialização?

Questão 3 – Como era o dia a dia e as condições de trabalho dos operários nas fábricas inglesas no início do século XIX?

Questão 4 – Escreva um pequeno texto comentando as principais ideias de Karl Marx.

Questão 5 – Explique com suas palavras o que é anarquismo.

Questão 6 – O que foi o movimento ludista?

Questão 7 – O que eram as Trade Unions?

Questão 8 – Cite as principais conquistas dos trabalhadores ingleses a partir da década de 1830.

Questão 9 – Quem foram os cartistas? O que eles reivindicavam?

Questão 10 – Explique por que o trabalho mecanizado nas fábricas alterou a relação dos trabalhadores com o tempo.


Habilidade estruturante:
(EF08HI02) Identificar as particularidades político- sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
Referências:BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015.
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça: ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 32, p. 124 e p. 128.
LIMA, Gabriel Amato de. Guerra civil na Inglaterra: ideias em disputa. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5439/guerra-civil-na-inglaterra-ideias-em-disputa. Acesso em: 26/02/2021.
RUDÉ, George. Ideologia e protesto popular. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p. 78-79.