Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 02 de Abril de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje falaremos sobre as rimas, trovas, poemas e poesias. O goiano tem um modo peculiar de lidar com as palavras. Em versos, fala e canta para assim contar sua gente. Goiás é cenário literário de referência.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Compreensão em leitura: Rimas, trovas, poemas e poesias.
Rimas, trovas, poemas e poesias
Vamos iniciar a aula de hoje com 4 perguntinhas. Bora lá?
O que é uma Rima? A Rima é um recurso de escrita, usado nos textos poéticos, sobretudo na poesia. É ela que proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade aos versos escritos.
Mas professora, o que são as trovas? Trovas são poemas autônomos de quatro versos, onde no mínimo se vê rima entre o segundo e o quarto verso.
Hei professora, o que é uma poesia? Ooopa, eu te digo que, de acordo com o site Britannica Escola, poesia é um texto literário ou artístico, que procura expor o sentimento do autor e despertar assim, a imaginação e as emoções de quem está lendo. É por isso que, ao escrever uma poesia, se combinam as palavras com cuidado, observando o significado, o som e o ritmo.
O que é um poema? Poema é um texto literário composto de versos, e que podem ou não conter rimas. Ele é escrito em versos que se agrupam em estrofes. Então vamos aprumar pessoal…
O povo goiano
O povo goiano tem um jeitinho todo particular de lidar com as palavras, o que faz com que tenhamos até um dicionário de “goianês”. Goiás é uma terra de muita poesia. Aqui se fala dos lamentos sertanejos, da beleza natural que nos cerca, do charme das mulheres e da força do homem trabalhador.
Faces de Cora Coralina
Fonte: BLOG DA REGBIT – Regina Bittencourt. Disponível em: <http://regbit.blogspot.com/2010/04/25-anos-sem-cora-coralina.html>. Acesso em: 23 de Março de 2021.
A saudosa poetisa Cora Coralina, é um exemplo que eternizou Goiás no cenário da literatura, da prosa em versos e rimas. Cora falou de tudo com muita simplicidade. Seu estilo simples de escrita, chegava próximo à oralidade. Registrou temas comuns. Seus versos falavam sobre a infância e sua cidade natal, sobre o dia a dia, a paisagem, o rio, as pessoas, os costumes. O que suas vistas podiam alcançar nas janelas de sua casa da ponte.
A casa de Cora Coralina
Poetas e poetisas registram o mundo com tanta particularidade e sabedoria não é mesmo pessoal? E você, gosta de escrever versos, falar sobre seu mundo? Reconhece algum poema? Gosta de rimar? Bora brincar um pouquinho comigo?
Você já brincou de roda? Nas rodas rola uma cantoria medonha… Olha só:
A canoa virou
Quem deixou ela virar
Foi por causa da Jussarinha que não soube remar.
Tililim pra lá, tililim pra cá Jussarinha é velha e ainda quer casar.
Que coisa boa pra nós dançar…
Neste verso, encontramos um exemplo de rima. O que é isso Professora? Rima é uma repetição da última vogal tônica do verso e dos fonemas que eventualmente a seguem.
Rima
Vejam que na cantiga a canoa virou, as palavras virar e remar, terminam com as mesmas letras a, r.
Já que estamos falando de rimas, que tal assistirmos um vídeo da Cia Bola de meia?
Peneira, peneira, peneira passar
Peneira, peneira quando a peneira parar
Segura a peneira aí e fale um verso pra sua mãe… Capriche.
O que diferencia um poema de outros tipos de texto é sua estrutura. As palavras de um poema são escritas em versos, e acabam se agrupando em estrofes.
Poema de Olavo Bilac
Observe a primeira estrofe do poema “A boneca”, de Olavo Bilac “Deixando a bola e a peteca, /Com que inda há pouco brincavam, /Por causa de uma boneca, /Duas meninas brigavam”. Na segunda estrofe, o relato continua: “Dizia a primeira: ‘É minha!’/— ‘É minha!’ a outra gritava;/E nenhuma se continha, /Nem a boneca largava”. Os poetas e poetisas usam padrões de ritmo para criar diversos efeitos. Em um verso, algumas sílabas, ou partes de palavras, naturalmente são lidas com mais ênfase. No verso “Deixando a bola e a peteca”, por exemplo, os sons “bo” e “te” são mais fortes que os demais, o que cria um ritmo particular. O ritmo de um poema é chamado de métrica. Eles também usam certos padrões de som. Alguns poemas rimam, ou seja, contêm duas ou mais palavras que terminam com o mesmo som, como “peteca” e “boneca”. Os sons podem ser repetidos de outras formas, como o “ei” de “primeiro beijo”. Pode haver também um grupo de palavras iniciadas com o mesmo som, como em “chovia, e a chaleira chiava”.
Relembrando a aula – Hoje, nós falamos um pouco sobre os poemas e poesias. Seu ritmo, som e da poesia goiana. Acredito que você consegue rimar pão com mão, mão com João porque… João gosta de lima, mas prefere o limão.
Atividade
Questão 1 – Veja o poema que eu escrevi. Agora, quero que você faça uma outra rima ai no seu caderno. Fique esperto e solte a imaginação.
Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês. Tchauzinho pessoal.
Habilidade estruturante: | (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.(GO-EF15LP21) Conhecer e respeitar as variedades linguísticas no intercâmbio conversacional em sala de aula, observando as características do falar goiano. |
Referências: | Britannica Escola. Olavo Bilac. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/Olavo-Bilac/483115>. Acesso em: 23 de Fevereiro de 2021. Britannica Escola. Poesia. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/poesia/482238>. Acesso em: 23 de Fevereiro de 2021. Britannica Escola. Cora Coralina. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/coracoralina>. Acesso em: 23 de Fevereiro de 2021. Silva, Cícero de Oliveira- Aprender juntos Língua Portuguesa, 5º ano: ensino fundamental/ Cícero de Oliveira Silva,Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva, Greta Marchetti. – 7ª ed. – São Paulo: Edições SM, 2019. – (Aprender juntos) |
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).